Entenda antes de comprar em Notebook

Quais as diferenças entre notebook e Ultrabook?

Você está pensando em comprar um Ultrabook ou notebook? Entenda cada um e faça a escolha certa.

Notebook ou Ultrabook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Primeiro, vieram os computadores de mesa, grandes e pesados. Em seguida, eles ganharam uma versão portátil, os notebooks. Depois, surgiu seu modelo em miniatura e com uma configuração mais básica, os chamados netbooks.

Não demorou muito tempo para os tablets também tomarem conta do mercado. Mas, como a tecnologia não para de inovar, outro tipo de aparelho portátil invadiu o mercado: os Ultrabooks.

À primeira vista, talvez você não perceba a diferença entre notebook e Ultrabook. Mas é bom ficar atento, porque os Ultrabooks e os notebooks contam com algumas características específicas e também várias vantagens.

Ultrabooks são mais finos, leves e têm boa duração de bateria

A nomenclatura Ultrabook foi criada em 2011 pela Intel e, para ser chamado assim, o aparelho precisa atender a algumas exigências, como ter processador da própria Intel, rodar o sistema operacional Windows, ser leve e fino, com até 25mm de espessura, por exemplo.

Os Ultrabooks são concorrentes diretos dos MacBooks Air e, sendo assim, têm a mesma proposta de oferecer mobilidade, boa autonomia de bateria – alguns Ultrabooks chegam a 10 horas de uso –, rapidez ao ligar e desligar a máquina e ao abrir programas.

Confira alguns Ultrabooks:

Mas, para isso, alguns itens acabam sendo sacrificados. Também por serem mais finos, os Ultrabooks costumam ser menos potentes que os notebooks, geralmente com menos memória RAM e com placa de vídeo com memória compartilhada com a placa mãe, ou seja, os Ultrabooks são bastante rápidos para tarefas do dia a dia, mas a maioria dos modelos não é indicada para programas e jogos pesados.

Também é comum encontrar Ultrabooks com menos capacidade de armazenamento que notebooks. Isso se deve ao fato dos Ultrabooks virem com SSD, que é um disco de estado sólido, baseado em memória flash, que é mais seguro e rápido, ajudando também a máquina a voltar da hibernação ou ligar rapidinho. Os SSDs dos Ultrabooks costumam ter de 16GB a 512GB e, por isso, alguns modelos são equipados também com um HD.

Agora, o que a gente percebe é que os Ultrabooks estão se aproximando cada vez mais dos tablets. Um dos principais indícios é que a maioria dos Ultrabooks já vem com tela touchscreen, e já é bem comum encontrar Ultrabooks 2 em 1, que podem ser usados tanto com um teclado, como um notebook, quanto só a tela, como um tablet.

Ultrabook ThinkPad X1 Yoga é um modelo conversível

Principais vantagens de um Ultrabook:

  • Costuma ter mais autonomia de bateria
  • Tende a ser mais leve e fino que notebooks
  • Vem com disco de estado sólido (SSD), que é mais rápido e seguro
  • É ideal para quem quer portabilidade, e não trabalha com programas muito pesados

Notebooks podem ser mais potentes, ter telas maiores e preços mais baixos

Antes mesmo dos Ultrabooks chegarem ao mercado, os notebooks já faziam bastante sucesso, principalmente pela mobilidade que oferecem. Apesar da maioria dos notebooks ainda ser mais pesada e mais grossa que os Ultrabooks, eles continuam sendo muito mais práticos que um desktop.

Veja preços de notebooks:

Sem falar que as dimensões maiores muitas vezes são resultado da inclusão de componentes mais robustos, como é o caso de notebooks com placa de vídeo com memória dedicada, ou ainda com um drive de CD/DVD.

Outro detalhe é que os notebooks costumam vir com HD, que geralmente é de 500GB ou 1TB (mais de 1.000GB). A tecnologia de armazenamento é mais barata que um SSD, por exemplo, e isso ajuda a baratear os notebooks.

Dessa maneira, fica mais fácil encontrar um notebook com preço mais baixo que um Ultrabook com configuração de processador e memória RAM inferiores, por exemplo.

Para quem gosta de telas maiores, uma dica é buscar por notebooks com telas de 15'' a 17'', tamanhos não muito comuns entre os Ultrabooks.

Notebooks costumam ser melhores para jogos

Principais vantagens de um notebook:

  • Por não ser tão fino, é mais comum encontrar aparelhos com componentes mais potentes, como placa de vídeo com memória dedicada
  • Geralmente, tem mais espaço de armazenamento que Ultrabooks
  • É mais fácil encontrar drive de CD/DVD em um notebook que em um Ultrabook
  • Preços costumam ser mais em conta que de Ultrabooks

Qual é o melhor para você: notebook ou Ultrabook?

Os Ultrabooks ainda carregam a fama de "ultracaros", por geralmente custarem mais que notebooks com configuração semelhante. Mas a tendência é que essa diferença de preços fique cada vez menor conforme forem lançados novos modelos de Ultrabook.

A gente também precisa levar em consideração que algumas tecnologias comuns em Ultrabook encarecem o aparelho, como é o caso do SSD, do touchscreen e da possibilidade de usar a máquina como tablet.

Por isso, antes de decidir entre comprar notebook ou Ultrabook, é bom que você saiba direitinho a diferença entre eles. Se o que você quer é um aparelho conversível, com boa duração de bateria e configuração ideal para realizar tarefas mais leves com rapidez, escolha um Ultrabook.

Mas se você precisa de uma máquina mais potente, que tenha tela maior ou mais espaço interno, é melhor optar por um notebook. E se você não quiser perder a mobilidade, é só procurar por um notebook leve, e está tudo certo!

 

Já que agora você sabe a diferença entre Ultrabook e notebook, que tal dar uma olhada em outros produtos no Zoom e comparar os preços?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook