Logo Zoom
Logo Zoom

Se você está à procura de um tênis de corrida barato, a notícia é boa: nós testamos o Nike Downshifter 11, um dos esportivos mais acessíveis da marca. Focado justamente no custo-benefício, o Downshifter é básico, indicado para pisadas neutras e dispensa grandes tecnologias. O seu sistema de amortecimento promete conforto e sustentação, enquanto a sola de borracha visa a tração e flexibilidade.

Para descobrir se o tênis Nike Downshifter é bom e vale a pena o investimento, eu submeti a sua versão feminina ao teste da corrida na esteira, da musculação e da caminhada diária. Já posso adiantar que ele é uma opção interessante para o dia a dia, mas firme e bem estreita. Ah, e ainda convidei uma especialista no assunto, a corredora Rafa Arlotta (@rafaarlotta), para trazer as suas impressões pessoais sobre esse calçado. Confira todos os detalhes no review completo desse tênis de corrida Nike baratinho!

Antes, vale conferir: como escolher o tênis para academia ideal?

Prós e contras do tênis Nike Downshifter 11 feminino

  • Prós: o Downshifter 11 é um tênis extremamente leve, pesando apenas 250g. O preço também é outra vantagem do modelo, visto que ele é um dos esportivos mais baratos do catálogo da Nike. Por último, destaco a estabilidade que o calçado traz para as passadas, especificamente na corrida.
  • Contras: já como ponto negativo, a forma do modelo é muito estreita. Para usá-lo confortavelmente, indico pegar um número maior do que o seu. Outro pontos de atenção são a sola e a entressola rígidas que, junto com a falta de amortecimento do tênis, não absorvem muito bem o impacto das passadas na corrida.

Ficha técnica do Nike Downshifter 11

  • Tipo de Tênis: Caminhada, Corrida
  • Material do Tênis: têxtil e mesh
  • Material da Sola: Borracha
  • Material da Entressola: EVA
  • Tamanho do Tênis: Variável
  • Altura do Tênis (Drop): Não especificado pela fabricante
  • Tipo de Pisada: Neutra
  • Cores Disponíveis: Rosa, preto com branco, branco, preto com azul, cinza

Design

Tênis Nike Downshifter tem design discreto e está disponível em diferentes cores (Foto: Mosaico)

O Nike Downshifter 11 é minimalista e em nada lembra aqueles tênis de corrida com tons super chamativos. Ele está disponível em várias cores e todas as versões são discretas. Agora, vamos às especificações técnicas, que eu separei em alguns aspectos.

Formato

Em primeiro lugar, a forma do tênis é muito estreita. Eu calço 35, testei o modelo de mesmo número e ficou apertado. Eu consegui calçá-lo e andar tranquilamente, mas ficar muito tempo com ele no pé gerou um enorme desconforto. A dica é: pegue um tamanho acima.

Biqueira

Aqui, sem grandes surpresas: o modelo tem a biqueira chanfrada, bem comum em tênis de corrida e academia.

Drop

Encontrar informações sobre a espessura do solado do tênis Nike Downshifter 11 não foi fácil. Entrei no site da fabricante e senti falta de uma tabela detalhada com as especificações técnicas do modelo. Por esse motivo, não consigo precisar o drop do tênis em números. Mas, existe uma leve diferença entre a altura do calcanhar e do restante do pé, o que caracteriza um drop pequeno.

Fechamento

O Nike Downshifter 11 tem fechamento com cadarço e bastante possibilidade de ajuste. Como o modelo tem a forma estreita, nem precisei apertar tanto na hora de amarrar. Já o cadarço é levemente achatado, fino e de tamanho médio.

Contraforte

O clipe de contraforte desse tênis Nike é relativamente maleável e não me incomodou em nada. Mesmo sendo flexível, a estrutura garante estabilidade e manteve meu pé seguro durante os testes.

Cabedal

O cabedal do tênis Nike Downshifter é de mesh e promete boa respirabilidade, mas preciso dizer que eu não senti isso. Pelo contrário, achei que o calçado esquenta um pouco o pé. Se você costuma correr no sol, por exemplo, acredito que existam modelos mais frescos e, por isso, mais interessantes para realizar essa prática.

Sola e entressola

Depois da forma estreita, aqui mora a minha maior crítica em relação ao Nike Downshifter. A entressola é feita de EVA e o solado é de borracha, ambos rígidos. Senti falta de um sistema de amortecimento mais complexo, que me trouxesse mais conforto durante a corrida. Apesar desses materiais oferecerem estabilidade, a sensação beirou o desconforto em alguns momentos do meu teste.

A sola do Nike Downshifter tem sulcos e vincos para melhorar a aderência com o solo (Foto: Mosaico)

Conforto

Na minha experiência, todas as características citadas no tópico anterior fizeram do Nike Downshifter 11 um tênis firme e não tão macio durante os treinos - até pela pouca tecnologia de amortecimento oferecida. Para realizar uma caminhada rápida, como ir ao mercado, por exemplo, ele é uma boa opção e vai proporcionar conforto suficiente para isso. Mas, principalmente por ser muito estreito, eu senti que enfrentar longas horas com o tênis Nike Downshifter não seria lá muito bacana.

Posso dizer que o mesmo vale para a corrida; correr durante 15 ou 20 minutos com ele é tranquilo. Isso, claro, se você gostar de um tênis de batida seca. Para quem é do time dos que gostam de "pisar fofo" na corrida, como eu, pode rolar um estranhamento. Ainda para os que gostam da pisada seca, ele pode tornar-se incômodo após 30 minutos correndo.

Falando em conforto, leia também: Tênis confortável feminino: 7 modelos para correr, treinar e trabalhar

Tecnologias

Conforme já adiantei, a intenção do Downshifter 11 é ser um tênis de corrida barato. Essa premissa faz com que o modelo abandone as tecnologias super avançadas e faça o básico, que é ser um calçado simples e minimamente adequado para a prática dessa atividade. Ele não conta com um sistema complexo de amortecimento, não tem uma malha super tecnológica no cabedal, nem nada do gênero. É preciso alinhar as expectativas e ter esse detalhe em mente na hora de comprar o produto.

Usabilidade do Nike Downshifter 11: minha experiência em dois dias

Eu testei o Nike Downshifter na academia e o submeti à duas missões: ao teste da esteira e ao da musculação. Começando pela minha experiência na esteira, preciso dizer que sou apenas aprendiz na arte da corrida. Corro uma ou duas vezes na semana por 20 minutos no máximo, só para dizer que o exercício cardiovascular "está pago". Dito isso, liguei a esteira e comecei andando na velocidade 6,5 para aquecer. Nesse momento, eu já sentia a batida seca do tênis.

Depois, aumentei a intensidade e corri 2km na velocidade 9 da esteira. A minha impressão é que, apesar de ter boa aderência com o solo e de proporcionar estabilidade, o Downshifter 11 não tem um formato muito anatômico, daqueles que favorece a passada. Também senti falta de um sistema mais robusto de amortecimento. Correr com ele não foi impossível, mas creio os adeptos das corridas mais longas não se adequem ao tênis.

O Nike Downshifter fica lindo no pé e deixou o meu treininho mais estiloso (Foto: Maria Paula Bruno)

Partindo para a musculação, destaco um ponto comum em calçados com drop: a instabilidade durante os exercícios. Apesar de, na corrida, o modelo trazer bastante segurança para as passadas, quando o assunto é realizar movimentos com peso, a altura do Downshifter me deixou insegura. Sou acostumada a treinar com o Reebok Nano X, um tênis de solado reto que estabiliza muito bem exercícios. Já com o Nike testado, meu calcanhar ficou um pouco instável, principalmente durante os agachamentos. Nada muito grave.

Por último, vale dizer que também testei o tênis Nike Downshifter 11 durante uma caminhada rápida até o mercado. Nessa atividade o modelo se saiu super bem, o que me leva a concluir que ele realmente é ideal para exercícios mais leves.

Leia também: Conheça os 7 melhores tênis femininos para caminhada

Especialista: impressões da corredora Rafa Arlotta sobre o tênis Nike Downshifter 11

E para reforçar o quanto o tênis Nike Downshifter 11 foi pensado para exercícios leves, pedi que a corredora Rafa Arlotta desse também a sua opinião sobre o calçado. Segundo ela, esse modelo é mesmo ideal para pequenas distâncias.

"Ele é um tênis para corrida curtas, mas por ser leve e confortável, além de estável, pode ser usado para caminhadas, para malhar na academia ou ainda para o dia a dia”, destaca Rafa.

Ela também lembra o tipo ideal de corredor para qual o tênis é indicado: para corredores iniciantes, com pisada neutra. Por fim, aproveita para deixar algumas observações sobre o Nike Downshifter 11:

"O Nike Downshifter 11 é um tênis de corrida considerado de entrada para corredores que estão começando nesse esporte e correm pouca quilometragem. Além de confortável, ele é bastante versátil e de ótimo custo benefício", finaliza.

Preço e custo-benefício do Nike Downshifter 11

Na minha última pesquisa (15/02/21), o preço mais baixo do Downshifter 11 feminino era R$ 189,99. Se considerarmos outros tênis Nike básicos, como o Revolution 5, atualmente encontrado por R$ 205,99, o nosso competidor de hoje tem um valor atrativo. Ainda assim, é preciso alinhar as expectativas: trata-se de um modelo simples, ideal para quem está começando na corrida ou para quem precisa de um tênis para o dia a dia.

Se é justamente isso que você procura, então sim, o Nike Downshifter vale a pena e tem um bom custo-benefício. Agora, caso alguns dos detalhes que eu ressaltei no tópico anterior tenham te feito mudar de ideia, trago algumas sugestões abaixo.

Produtos semelhantes ao tênis Nike Downshifter

Quando falamos em tênis de corrida barato, algumas opções vêm em mente. A primeira delas é o Revolution 5, que mencionei no tópico anterior. Ele também está disponível em várias cores, é discreto e tem um ótimo custo-benefício. A vantagem fica com a sola e entressola do modelo, mais flexíveis e confortáveis do que as do Nike Downshifter. Saiba mais no review completo do Nike Revolution 5.

Outra opção semelhante, mas de marca diferente é o Coreracer, da Adidas. Ele também tem um preço atrativo e é ideal para corridas e exercícios leves. Para mim, com a vantagem do design, disponível em cores mais interessantes. Para mais detalhes, confira o review do Adidas Coreracer.

Conclusão

Com todas estas considerações, a minha nota para o tênis Nike Downshifter é 7. Eu já tinha em mente que se tratava de um modelo voltado para corridas e exercícios leves. Entretanto, eu me decepcionei no quesito conforto mesmo com as expectativas bem alinhadas. A forma estreita tornou incômodo usar o tênis por muito tempo, mesmo se eu estivesse sentada. Ainda assim, existe a possibilidade de comprar um número acima e usá-lo de maneira mais confortável. Dito isso e considerando o preço atrativo do Downshifter 11, vale a compra!

Para outras opções, confira a nossa lista de melhores tênis femininos para academia.