Logo Buscapé
Logo Buscapé

A adega de vinho é um eletrodoméstico muito necessário para quem tem o costume de guardar diferentes garrafas da bebida em casa. Como o vinho é muito suscetível à temperatura do ambiente onde é armazenado, um descuido pode comprometer o sabor, o aroma, o corpo e outras características dele permanentemente. Por isso, o cuidado deve ser dobrado.

É aí que a adega climatizada entra: com a possibilidade de controlar a temperatura, você consegue conservar seu vinho da melhor maneira com mais facilidade. Mas ainda existe uma dúvida não resolvida depois disso: de qual temperatura cada tipo de vinho precisa. Hoje, o Buscapé vai te ajudar a solucionar essa questão.

Qual a temperatura ideal da adega de vinho para cada tipo da bebida?

Espumantes e vinhos brancos, como o Sauvignon Blanc e o Chardonnay, devem ficar na adega climatizada em temperaturas bem baixas, entre 4ºC e 12ºC. No caso do espumante, essa temperatura conserva suas propriedades, enquanto para o vinho branco, evita um forte sabor de álcool.

De 12ºC a 15ºC, temos uma linha intermediária: aqui se encaixam os vinhos rosados e tintos mais leves. Na escala de 16ºC a 18ºC, por sua vez, ficam os tintos, seguindo a lógica que quanto mais leve for, menor é a temperatura de manutenção na adega para vinhos. Isso acontece porque os tintos são mais ácidos e ricos em tanino, fatores que não funcionam bem em baixas temperaturas, deixando o vinho sem sabor. Nessa faixa podemos ter vinhos como o Bordeux e o Shiraz, por exemplo.

Quanto maior o grau de acidez, maior deve ser a temperatura no interior da adega para vinhos. A faixa de 18ºC é a temperatura considerada limite por alguns especialistas para qualquer tipo de vinho ser bem servido. Nessa linha, podem ser mantidos os tintos considerados mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon.

Como escolher a melhor adega climatizada para os seus vinhos?

Com tantos cuidados necessários na conservação dos diferentes tipos de vinho, uma das principais características que você deve levar em consideração na hora de comprar uma adega climatizada é a variação de temperatura oferecida por cada uma delas.

Se você consome apenas um tipo de vinho, procure um modelo que atenda especificamente a temperatura ideal para o seu favorito. Por outro lado, no caso de uma coleção mais ampla, é necessário comprar uma adega climatizada mais abrangente, para que você consiga as condições ideais para cada um deles. Agora, se você tem uma grande quantidade de garrafas variadas, com vinhos que têm temperaturas ideais opostas, uma opção é investir numa adega pequena, como as de 8 garrafas, para cada tipo.

Outro detalhe importante que deve ser levado em consideração é que, em lugares mais quentes, uma adega termoelétrica pode não atingir temperaturas tão baixas como as necessárias para manter um espumante, por exemplo. Se for esse o caso, o melhor é investir em uma adega com compressor.

Tem dúvidas sobre como funciona o sistema de refrigeração das adegas? Dá uma olhada na explicação de cada um deles aqui!

Como guardar vinhos tintos e brancos em uma mesma adega de vinho?

O vinho tinto e o vinho branco têm necessidades de conservação diferentes (Foto: Shutterstock)

Escolhendo a adega de vinho certa, você consegue, sim, armazenar diferentes tipos da bebida no mesmo lugar. Mas levando em consideração as necessidades tão opostas dos vinhos brancos e tintos, qual é a melhor maneira de organizar as garrafas?

Algumas adegas para vinhos podem manter temperaturas diferentes em seu interior. Isso oferece uma menor margem de erro na hora de estocar vinhos de diferentes tipos. Por exemplo: você pode programar a temperatura da adega para ficar entre 14°C e 18°C para guardar seus vinhos tintos, que requerem maior temperatura de armazenamento. Caso você tenha um vinho branco para guardar nessa mesma adega climatizada, um outro termômetro permite deixar algumas prateleiras com uma temperatura mais baixa, entre 6°C e 14°C - ideal para manter esse tipo de bebida.

Mas se uma adega para vinhos não conta com diferentes possibilidades de personalização, ainda é possível manter as garrafas de vinho tinto e branco juntas. A principal dica é dispor os tintos nas primeiras prateleiras, já que o ar quente fica na parte superior da adega. Os brancos, por sua vez, devem ser armazenados nas prateleiras de baixo, onde há maior concentração de ar frio.

Escolher a melhor adega de vinho para você leva uma série de coisas em consideração: dá uma olhada no nosso guia de compras antes de tomar sua decisão final!

Leia Mais:

  • Adega climatizada é um bom investimento?
  • Qual o impacto de uma adega para vinhos na minha conta de luz?
  • Como escolher vinho?

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!