Entenda antes de comprar em Adega Climatizada

Saiba como comprar a melhor adega climatizada para você

Com todas as nossas dicas, agora ficou fácil comprar sua adega climatizada.

Comprar adega
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Um bom apreciador de vinhos sabe que as adegas climatizadas são muito importantes para manter o sabor e o aroma pensados pelos produtores e para apreciar o que de melhor os seus vinhos favoritos têm a oferecer.

Se você aprecia vinhos e está em busca de uma boa adega para sua casa, conheça algumas dicas importantes para fazer uma excelente escolha.

A adega climatizada com a melhor capacidade para você

Existem, no mercado, diversos modelos de adega com diferentes capacidades de armazenamento, capazes de atender desde o apreciador de vinhos mais rebuscado ao apreciador iniciante. Um modelo que armazene entre 12 e 24 garrafas é ideal para quem gosta de ter uma boa seleção em casa. A capacidade, nesse caso, dependerá do espaço que você tem para colocar sua adega. Se você tem pouco espaço, ou não costuma guardar muitas variedades ao mesmo tempo, uma adega para 8 garrafas pode ser o suficiente para você.

Se você vai além na apreciação e gosta de viajar para regiões vinícolas com o intuito de adquirir novos rótulos, vale a pena investir em um pouco mais de espaço, como uma adega para 48 garrafas, ou até mesmo 60. Há modelos de adega de vinhos bem maiores, capazes de armazenar centenas de vinhos, mas o investimento só é válido para quem realmente compra e consome a bebida com frequência.

Adega com compressor oferece temperatura mais exata

Outro fator importante a ser considerado é o sistema de refrigeração da adega para vinhos. É imprescindível que o modelo escolhido seja capaz de resfriar as garrafas armazenadas. No mercado brasileiro, encontram-se dois tipos básicos de sistema de resfriamento: o termoelétrico e o eletrônico digital.

A adega termoelétrica funciona com troca de calor, ou seja, depende da temperatura do ambiente para manter sua temperatura interna. Se você conseguir manter a adega em um local mais fresco, é uma ótima opção. Do contrário, que é o caso da maioria das casas no Brasil, você não conseguirá manter a temperatura ideal para armazenar suas garrafas, o que pode comprometer a qualidade dos seus vinhos.

Preços | Adega com compressor

A garantia da temperatura certa pode ser encontrada na adega com compressor. Como funciona muito bem com as temperaturas digitadas ou selecionadas analogicamente, pode ser o melhor modelo. Vale, apenas, verificar se o compressor é específico para adegas, com menos vibrações, que também comprometem a durabilidade das bebidas. Um lado negativo desse modelo é que pode ser um gasto maior na sua conta de luz.

Se você aprecia diferentes tipos de vinhos, como tinto e espumante, e pretende armazená-los no mesmo aparelho, o ideal é escolher uma adega com compartimentos capazes de manter temperaturas diferentes. Outra dica é que ela possa guardar garrafas de diversos tamanhos e formatos, com grades removíveis, por exemplo.

Adegas climatizadas com alarmes e travas de segurança

Na escolha da adega ideal, você também precisará considerar a segurança do aparelho. As travas e alarmes oferecidos em alguns modelos são bons aliados na boa conservação de seus vinhos. A abertura constante da adega climatizada ou o esquecimento momentâneo da porta aberta são fatores comprometedores na vida de seus rótulos.

As travas impedem, ainda, que alguém com pouco conhecimento abra a adega sem entender a importância de ela permanecer fechada, e já os alarmes impedem que o aparelho fique aberto por tempo demais ou sem a sua percepção. Opte, também, por modelos que tenham luz interna, o que permite que você visualize o interior da adega sem precisar abri-la.

Outro fator que pede atenção é o vidro da porta da adega de vinhos, pois o mais indicado é que ele tenha bloqueio a raios UV, que podem prejudicar as suas bebidas. Como a incidência de luz afeta a conservação dos vinhos armazenados, fique atento também à localização da sua adega. A porta de vidro não deve ter incidência direta de nenhum tipo de luz e o ideal é que ela não precise ser removida para ser limpa, pois balançar as garrafas também pode comprometer sua qualidade.

A escolha de uma adega climatizada pode até parecer uma tarefa árdua, já que os detalhes a serem considerados não são poucos. Mas a busca pelo melhor modelo também traz o prazer de entender as melhores condições para armazenar seus rótulos. Atente-se aos detalhes e faça uma boa escolha!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em adega climatizada