Apesar do Brasil ser um país tropical, muitas cidades vivem períodos de inverno intenso e o aquecedor de ambiente é uma ótima opção para quem busca conforto nos dias frios. Pensando nisso, fizemos uma lista com os melhores aquecedores de ambiente para comprar em 2021, capazes de esquentar a família toda!

Como escolhemos os melhores aquecedores de ambiente para comprar em 2021?

Escolhemos os aquecedores de ambiente baseados nos modelos mais buscados pelos usuários, incluindo as melhores marcas e tecnologias avançadas. Sendo assim, nosso ranking terá opções de três tipos diferentes, considerando os modelos de aquecedor elétrico, a óleo e a gás.

Entre todas essas opções, vamos te ajudar a escolher qual o melhor aquecedor de ambiente para sua casa ou trabalho de acordo com as necessidades, custo-benefício e funcionalidades de cada modelo. Dê um Zoom!

Leia mais: Conheça os principais tipos de aquecedores de ambiente

Aquecedor elétrico, a óleo e a gás: quais as diferenças?

Antes de checar a lista com os melhores modelos de aquecedor para comprar, você precisa saber como cada um deles funciona: assim vai ser bem mais fácil decidir qual tipo é melhor para o ambiente em que ele vai ser usado na sua casa. Olha só:

  • O aquecedor elétrico pode variar de acordo com os sistemas de aquecimento, como os de cerâmica, halogênio (lâmpadas), quartzo, resistência ou termoventilador (hélices). Costumam ser compactos, fáceis de carregar de um cômodo para outro, e apresentam preço mais em conta. Geralmente esses modelos consomem mais energia e por isso são indicados para quem não precisa fazer uso recorrente do aparelho;
  • O aquecedor a óleo funciona a partir da troca de calor entre o óleo quente (dentro do aparelho) e o ambiente. A boa notícia é que o óleo quente não fica exposto e nem precisa ser trocado. Estes aquecedores são os mais indicados para quem tem problemas respiratórios, pois não ressecam o ar;
  • O aquecedor de ambiente a gás costuma ser um modelo mais caro e maior, por isso é utilizado em ambientes externos ou ambientes internos bem arejados. É um aquecedor indicado para uso doméstico, comercial ou industrial. Normalmente encontramos esses modelos em hotéis, pousadas, bares, restaurantes, decks e motéis.

1. Aquecedor de ambiente Mondial A08 é barato e ventila ar quente

Tão simples quanto um ventilador, o aquecedor elétrico Mondial A-08 é o mais buscado do Zoom e pode ser usado em qualquer cômodo de até 12m². O sistema de aquecimento por termoventilação “queima” o ar frio e espalha o ar quente através das hélices, gerando um calor direcionado e um certo nível de ruído. Os dois níveis de potência de aquecimento e a opção de ventilação podem ser controlados pelo termostato analógico. Ele conta também com luz piloto que indica quando ele está em funcionamento, e triplo sistema de segurança nos casos de acidentes durante o transporte ou esbarrões.

O aquecedor elétrico Mondial é leve, traz uma alça para facilitar o transporte entre um cômodo e outro, e está disponível em versões de 127V e 220V. Segundo a fabricante, o consumo aproximado é de 1,5 kw/h (modelo de 127V) e 2 kw/h (modelo de 220V). É ideal para quem não se incomoda com vento e barulho, e bem seguro para famílias com crianças e animais.

Prós:

  • dois níveis de potência;
  • 2000W de potência máxima;
  • aquecedor portátil;
  • bom custo benefício.

Contras:

  • faz barulho como um ventilador;
  • dá vazão em cômodos pequenos, de no máximo 12m².

2. O aquecedor de ambiente Mondial A-06 conta com sistema de segurança e maior durabilidade

Ideal para espaços domésticos de até 16m², o aquecedor de ambiente a óleo Mondial A06 também conta com design moderno sem ocupar muito espaço. Pensando na variação de temperatura, ele traz 3 níveis de potência, sendo a máxima de 1500W, e termostato para evitar o superaquecimento do cômodo. Ou seja, toda vez que ele atinge a temperatura desejada, ele desliga e só volta a funcionar quando o ambiente esfriar novamente.

Esse aquecedor de ambiente Mondial tem maior durabilidade por utilizar resistências de cerâmica, e é mais seguro devido a dois fatores: sua superfície não esquenta a ponto de queimar a pele caso você coloque a mão e se ele sofrer uma queda será desligado automaticamente pelo sistema de segurança. Portanto, se você tem um cachorro, gato ou criança pequena não precisa de preocupar com queimaduras ou outros acidentes nesse sentido. Além de todos esses benefícios, ele é silencioso e não emite luz, perfeito para noites de sono bem dormidas!

Prós:

  • três níveis de potência;
  • potência máxima de 1500W;
  • sistemas de segurança;
  • baixa produção de ruído.

Contras:

  • preço mais alto que dos modelos simples.

Nós analisamos a ficha técnica desse modelo de aquecedor de ambientes: dá uma olhada se você quiser saber mais sobre ele!

3. Aquecedor de ambiente a óleo Britânia AB1500 tem termostato e não resseca o ar

Ideal para quem sofre de problemas respiratórios durante os dias frios e secos, o aquecedor de ambiente a óleo Britânia AB1500 mantém a umidade do ar e aquece o ambiente de forma gradual. Ele conta com 3 níveis de potência, sendo 600W a mínima, 900W a média e 1500W a máxima. Além do termostato que mantém a temperatura estável, ele consegue aquecer áreas de até 15m², como salas e quartos de casal.

O aquecedor Britânia AB1500 é fácil de ser transportado de um cômodo a outro por ser compacto e pelas rodinhas nos pés, e conta com grades que proporcionam maior segurança para famílias com crianças. Com todas essas vantagens, o aquecedor de ambiente Britânia não custa caro e garante um ótimo custo-benefício.

Prós:

  • três níveis de potência;
  • potência máxima de 1500W;
  • bom custo-benefício.

Contras:

  • a superfície esquenta.

4. O aquecedor Cadence Solari é ideal para direcionar o calor em espaços menores

Simples, barato e indicado para espaços menores, o aquecedor de ambiente Cadence é mais uma opção entre os aquecedores elétricos. Com sistema de resistência em cerâmica, ele proporciona duas potências de aquecimento rápido e a opção de ventilação. Seu sistema de segurança funciona caso a grade protetora se solte, o que ativa o pino de desligamento automático.

O Cadence Solari pode ser considerado um aquecedor portátil, já que é fácil de ser transportado porque conta com uma alça e tamanho compacto. Para termos uma ideia, o aparelho tem peso aproximado de 1,54 kg, e dimensões de 20 cm de largura, 25,5 cm de altura e 14,5 cm de profundidade. Levinho e ideal para te acompanhar entre um cômodo e outro, e até mesmo em viagens de carro.

Prós:

  • tamanho compacto;
  • 1500W de potência;
  • três níveis de potência.

Contras:

  • dá vazão em ambientes pequenos, de até 10m².

5. O Cadence AQC412 conta com ventilação de ar quente e pode ser usado em lugares fechados

Esse aquecedor de ambiente Cadence é um modelo termoventilador e funciona quase como um ventilador, ou seja, nesse caso suas hélices espalham ar quente. Compacto, bom para esquentar um quarto ou outro cômodo menor, ele conta com a opção de ventilar o ambiente, mais duas opções de potência para deixar o cômodo quentinho. E por ser pequeno, você pode levá-lo para onde quiser, inclusive o banheiro. Para facilitar o transporte, ele vem com uma alça e pesa só 800 gramas.

Pensando na segurança, ele vai com dois dispositivos que evitam o superaquecimento e possíveis acidentes caso o aparelho caia. Além disso, ele tem uma grade protetora na parte da frente que apesar de proteger das hélices, também esquenta e não deve ser tocada. Se você quiser usar o aquecedor em cômodos fechados, não precisa se preocupar já que, segundo a marca, o aparelho não resseca o ambiente. Atenção na hora de escolher a voltagem, já que o aparelho pode ser comprado em 127V e 220V.

Prós:

  • aquecedor portátil e fácil de ser transportado;
  • dois níveis de potência;
  • potência máxima de 2000W;
  • sistema de segurança.

Contras:

  • a superfície esquenta durante o uso;
  • dá vazão em ambientes pequenos.

6. Bem compacto, o aquecedor Mondial A05 também é rápido no aquecimento

O aquecedor de ambiente cerâmico Mondial é sinônimo de eficiência e economia. Indicado para cômodos de até 12m², sua resistência em cerâmica consegue esquentar o ambiente rapidamente, consumindo menos. Ele conta com dois botões na parte superior, controlando as funções básicas, e aquece com duas potências diferentes.

Como o calor sai do aquecedor de uma forma direcionada, ele é indicado para ambientes abertos, como varandas e terraços. Vale lembrar que o aquecedor elétrico deixa o ar mais seco do que o normal, diferente dos modelos a óleo, então é indicado abrir as janelas eventualmente para que o ar seja renovado caso queira usar nos cômodos internos. Outra dica de segurança é nunca cobrir o aparelho com qualquer tipo de pano, correndo o risco de um incêndio. E para aqueles que apreciam um silêncio, vale avisar que o barulho feito pelos modelos de cerâmica também pode incomodar um pouco.

Prós:

  • aquecedor portátil e compacto;
  • esquenta o ambiente rápido;
  • dois níveis de potência;
  • potência máxima de 1500W.

Contras:

  • resseca o ar;
  • faz barulho durante o funcionamento.

Se o seu aquecedor resseca o ar, pode ser necessário usar um umidificador também: você sabe como os umidificadores funcionam?

7. Feito com lâmpadas halógenas, o aquecedor portátil Ventisol é silencioso e eficiente

Feito com sistema de aquecimento de halogênio, o aquecedor elétrico AH-01 Premium da Ventisol vai esquentar sua casa rapidinho! Ele conta com alça para transporte, dispositivo de segurança em caso de queda e equipamento com fusível térmico de segurança. Sua base é reforçada e o plugue já vem com a nova padronização brasileira. Este aquecedor Ventisol é bem barato, e garante 3 níveis de aquecimento a partir das lâmpadas halógenas.

Para ligá-lo, aperte um dos três botões para ativar os tubos halógenos. Apertando apenas um, o aparelho funcionará na potência mínima (400W), apertando dois botões o aparelho funcionará na potência média (800W) e apertando todos os três botões o aparelho funcionará na potência máxima (1200W). Para desligar aperte os botões de 1 a 3 até os tubos apagarem. Diferente dos modelos anteriores, este aparelho não é muito recomendado para quem tem crianças ou animais em casa, já que a grade pode atingir temperaturas mais altas e causar acidentes.

Prós:

  • aquecedor portátil e compacto;
  • esquenta os ambientes rápido;
  • três níveis de potência;
  • 1200W de potência máxima.

Contras:

  • esquenta a superfície durante o funcionamento;
  • é indicado para ambientes pequenos, de até 10m².

8. Com design fino e proteção para botijão, o aquecedor a gás Pelegrin apresenta bom custo-benefício

Também conhecido como pátio heater ou chapéu de calor a gás, o aquecedor de ambiente externo a gás Pelegrin PEL-B2.2S foi pensado para áreas externas como: buffet, clube de campo, fumódromo, hotel fazenda, piscina, praça de alimentação, pousada, restaurante, varanda, etc. É uma fonte segura de calor que deixa qualquer ambiente aconchegante e leve, já que seu design é fino e comprido.

Ele conta com chapéu refletor de calor responsável por espalhar o aquecimento, os queimadores, a mangueira e o registro para o gás, além de uma proteção para evitar a exposição do botijão. Traz também o exclusivo sistema de queimadores infravermelhos, que irradiam calor no ambiente sem soltar fuligem. A potência mínima é de 5 kW e a máxima é de 13 kW, capaz de cobrir uma área de aproximadamente 20 a 25 m. O aquecedor é projetado para uso de botijão de cozinha GLP de 13Kg.

Prós:

  • dois níveis de potência;
  • potência máxima de 13kW;
  • indicado para grandes ambientes abertos (até 25m²).

Contras:

  • precisa de um botijão de cozinha para funcionar;
  • não é tão fácil de transportar.

9. No formato estufa, o aquecedor Astrosol pode ser usado em cômodos fechados

Mais compacto que o modelo anterior, o aquecedor de ambiente a gás estufa Astrosol é fácil de ser manuseado. Ele conta com três queimadores em cerâmica infravermelho, rodízios para facilitar a movimentação, e uma válvula de proteção contra vazamento de gás em casos de apagamento. Outra função bacana pensada na segurança é o dispositivo de desligamento automático, caso o aparelho incline ou tenha uma queda no nível de oxigênio no ambiente.

A potência máxima é de 14.300 BTU, e o consumo de 0,330 kW/h com as três placas ligadas. Ele tem botão de ignição e usa botijão de cozinha convencional de 13kg. Ele tem o preço mais baixo e é indicado para locais como escritórios, salas, salas de ginástica, recepções, bares, restaurantes, entre outros espaços de socialização, tanto abertos quanto fechados.

Prós:

  • tem três queimadores de cerâmica;
  • bom custo-benefício;
  • sistema de segurança;
  • pés com rodízios;
  • pode ser usado em ambientes abertos ou fechados.

Contras:

  • precisa de um botijão de gás para funcionar e, mesmo com o sistema de segurança, é menos seguro que outros modelos.

10. O aquecedor de ambiente a gás Venâncio lembra o fogão a lenha tradicional e é mais econômico

Indicado para ambientes internos e externos, o aquecedor a gás Venâncio Serraninho tem funcionamento a gás GLP e é mais econômico que outras versões de aquecedores. Ele conta com rodízios fixos no equipamento para facilitar o deslocamento e não produz fumaça. O preço desse modelo é mais em conta que o modelo estufa, e seu design lembra um fogão a lenha tradicional, o que traz charme à decoração dos ambientes em que for usado.

Além disso, ele tem uma válvula de segurança que evita o vazamento de gás em caso de desligamento e pode ser usado em áreas de até 35m².

Prós:

  • bom custo-benefício;
  • aquece áreas grandes, abertas ou fechadas;
  • tem sistema de segurança.

Contras:

  • funciona com um botijão de gás;
  • pode esquentar a superfície durante o uso.

Leia também: