Como economizar energia no calor: 6 dicas para gastar menos no verão

Veja algumas dicas de como economizar energia e não gaste tanto na conta de luz

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Procurando dicas para economizar energia? No verão, é normal ter um maior gasto de energia, principalmente pelo maior uso de ventiladores e ar-condicionado para tentar dar aquela refrescada. Se você quer, mas não sabe como economizar no verão, nós vamos te ajudar com alguns truques que vão reduzir bastante os seus gastos no fim do mês.

Confira a lista e saiba como economizar energia do verão! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira a lista e saiba como economizar energia do verão! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Confira aqui 3 funções do ar-condicionado que te ajudam a economizar energia!

Como economizar energia no calor?

Nós preparamos dicas que vão te auxiliar a reduzir custos sem perder o conforto na sua casa, priorizando o seu bem estar. Para entender melhor, dê um zoom e confira abaixo!

Você conhece a tecnologia inverter? Saiba mais aqui

1. Como economizar energia com iluminação

Usar a luz natural ajuda a economizar energia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Usar a luz natural ajuda a economizar energia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A quantidade de energia consumida com iluminação na sua casa faz muita diferença nos seus gastos no fim do mês. Em relação a isso, você pode seguir alguns passos que vão te ajudar a economizar bastante. Por exemplo: pode parecer óbvio, mas muita gente esquece de desligar as luzes quando não está mais usando certo ambiente!

Faça bastante uso da luz natural, com cortinas e janelas abertas sempre que der; e limpe sempre as lâmpadas e lustres, pois assim mantêm sua maior potência. Além disso, uma dica é escolher cores mais claras para a decoração, pois elas ajudam a espalhar a luz.

2. Como economizar energia com ar-condicionado e ventilador

Um ar condicionado econômico ajuda a reduzir gastos (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Um ar condicionado econômico ajuda a reduzir gastos (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O primeiro ponto para escolher um eletrodoméstico que vai te ajudar a economizar, é buscar produtos que tenham o selo Procel A, que é a garantia de que aquele produto é um dos mais econômicos da categoria. Além disso, para economizar energia com ventilador, é importante que você busque modelos de mesa ou de parede, já que os de teto consomem muito mais.

Mas, muitas vezes os ventiladores não aliviam o calor e muitas pessoas querem um ar-condicionado. Já que esse produto é um dos que mais consomem energia, é importante seguir algumas dicas: dê preferência aos modelos de ar-condicionado econômicos (com selo Procel A) e com a tecnologia inverter; deixe portas e janelas fechadas para evitar que o ar frio se dissipe; e limpe o filtro do ar-condicionado com frequência, pois as sujeiras acumuladas sobrecarregam o aparelho.

Saiba aqui se o ventilador gasta muita energia e aqui qual é o ar-condicionado mais econômico

3. Como economizar energia com os eletrônicos

Retire os eletrônicos da tomada para economizar energia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Retire os eletrônicos da tomada para economizar energia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Essa dica para economizar energia é muito esquecida pelas pessoas, mas também é muito importante na redução dos gastos. Aparelhos que não estão em uso, mas estão ligados na tomada gastam muita energia. Por exemplo, sempre que estiverem desligados, retire a televisão, computador, roteador e outros equipamentos da tomada. Outro ponto importante é não deixar os celulares carregando a noite toda e tirar os carregadores das tomadas quando estiverem sem o aparelho. Além disso, evite usar benjamins, pois eles podem causar uma sobrecarga e curto-circuito.

Você sabe como calcular o consumo dos seus aparelhos eletrônicos? Veja aqui como!

4. Como economizar energia com o chuveiro elétrico

Utilize a água natural e economize energia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Utilize a água natural e economize energia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Outra dica para economizar energia bem importante é em relação ao chuveiro elétrico. Muitas pessoas amam um banho quente, mas no verão você pode optar por colocar a chave no modo verão, já que a água vai sair em temperatura ambiente, não tão gelada quanto no inverno.

Se mesmo assim você não se acostumar com a temperatura, opte por banhos mais curtos e desligue o registro enquanto estiver se ensaboando, que já faz uma grande diferença no fim do mês.

5. Como economizar energia com a geladeira e freezer

Geladeiras econômicas ajudam a economizar energia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Geladeiras econômicas ajudam a economizar energia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Em relação às geladeiras, o primeiro ponto, assim como o ar-condicionado, é escolher uma geladeira econômica, com garantia de eficiência energética. Mas além disso, existem outras formas que te ajudam a economizar, como por exemplo: não deixar as geladeiras próximas ao fogão para que ela não consuma ainda mais energia; certifique a vedação das portas e se está funcionando da forma correta para evitar que o ar frio escape; evite fechar e abrir a porta o tempo todo; limpe o congelador para retirar o gelo que se formou; e sempre instale a geladeira/freezer em um ambiente em que haja circulação de ar.

Você sabe o que é o selo Procel A? Confira aqui

6. Como economizar energia utilizando energia solar

O último item da nossa lista é a energia solar, que é considerada a energia do futuro. Após o investimento inicial, você consegue poupar energia e economizar créditos a partir da energia solar gerada e não utilizada. Além disso, os painéis solares precisam de pouquíssima manutenção e contam com alta durabilidade, o que pode compensar bastante para economizar gastos.

Entre os benefícios da energia solar, além da economia que chega a ficar entre 50% e 98% na conta de luz, ela causa baixo impacto ambiental, reduz emissão de gases, não polui o ambiente e nem emite ruídos.

O ar condicionado mais econômico para trabalhar em casa, você encontra aqui

Veja aqui um vídeo do nosso canal com mais dicas sobre como economizar: