Como instalar ar condicionado split?

Preparamos um passo a passo sobre como instalar ar condicionado split. Confira!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Quer saber como instalar ar condicionado split na sua casa? Aqui você encontra um passo a passo detalhado para saber como fazer a instalação desse aparelho! Ele é uma ótima opção para quem busca conforto, praticidade e economia em casa ou no trabalho.

Além de deixar o ambiente mais livre e menos poluído esteticamente - já que o modelo split de ar condicionado ocupa um pequeno espaço no interior do ambiente (ao contrário das opções de ar condicionado de janela ou portátil) - o modelo split costuma ser bem silencioso e uma boa opção custo-benefício, pois possui tecnologias que otimizam o seu funcionamento consumindo menos energia. Os aparelhos do tipo inverter são bons exemplos.

Leia também:

Preparação para a instalação do ar condicionado split

Antes de tudo, é importante saber que o ar condicionado split é composto por duas partes: a condensadora, que é instalada do lado de fora do ambiente, pois joga para o meio externo o calor absorvido no local que está sendo resfriado - e a evaporadora, que libera o ar frio e aclimata o ambiente. A conexão desses componentes é feita por um tubo de cobre.

Para fazer a instalação correta de ar condicionado split, você precisa:

  • Conhecer a estrutura onde será instalado;
  • Escolher a capacidade térmica do equipamento;
  • Definir o local do ambiente onde será instalado;
  • Separar as ferramentas e materiais necessários para a instalação.
Componentes do ar condicionado split: condensadora e evaporadora (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Componentes do ar condicionado split: condensadora e evaporadora (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Além disso, você precisará das seguintes ferramentas:

  • Tubos em cobre ou alumínio adequados à carga térmica que você escolher;
  • Tubulação com fiação elétrica, respeitando a carga do condicionador;
  • Disjuntor para cada aparelho do Split;
  • Tomada especial para alta potência;
  • Tubos de PVC para drenagem da água;
  • Fita térmica;
  • Fita preta;

É importante que a instalação do aparelho split seja feita por alguém que tenha conhecimento técnico e ferramentas essenciais para sua instalação. Assim, você evita qualquer tipo de dano no aparelho.

Como instalar ar condicionado split: passo a passo

1. Estude a estrutura do local de instalação do ar condicionado split

Caso more em um condomínio, não se esqueça de checar com a administração do prédio se a instalação desse modelo split é permitida na área externa do edifício. Aproveite para conferir se o prédio conta com uma estrutura elétrica suficiente para o funcionamento do aparelho.

O local de instalação da evaporadora deve ser de fácil acesso para limpeza, manutenção e troca de filtros. Sendo assim, prefira um local com baixo nível de incidência solar, e não obstrua a saída de ar do split, tampouco deixe restrito o movimento de suas partes que são móveis.

2. Avalie a capacidade térmica

Avalie o BTU necessário para a refrigeração do seu espaço. Para entender melhor como é calculada a capacidade do ar-condicionado, leia aqui no Zoom: Como escolher ar-condicionado com a capacidade certa?

Matenha o split longe de aparelhos eletrônicos, pois o vapor pode danifica-los com o tempo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Matenha o split longe de aparelhos eletrônicos, pois o vapor pode danifica-los com o tempo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

3. Escolha onde instalar o ar condicionado

Para instalar o ar condicionado, é preciso verificar se o local escolhido para isso tem espaço livre para isso e se está longe da rede elétrica, de água ou esgoto. A distância entre a evaporadora e a condensadora deve ser a mínima possível. É fundamental considerar o espaço da tubulação. Então, reserve pelo menos 1 metro de distância entre a unidade interna e a externa e no máximo de 5 metros de tubulação entre elas.

Outra dica importante para escolher onde instalar o aparelho é preferir locais no alto, longe de aparelhos eletrônicos, sofás, camas etc, pois alguns modelos de split jogam um vapor de água para umidificar o ambiente e esse vapor pode danificar os eletrônicos.

Caso tenha outro aparelho split no mesmo ambiente, certifique-se que há uma distância mínima de 1,5 m entre eles.

4. Instale o ar condicionado split

A instalação da evaporadora pode ser feita primeiro.

  • Faça as marcações na parede para o suporte e reserve o espaço para usar o serra copo e fazer o furo para a tubulação.
  • Depois de fazer os furos com a furadeira, instale o suporte da evaporadora e encaixe o aparelho no local.
  • Passe a tubulação por dentro do furo maior, feito com o serra copo. É preciso unir a tubulação que sai da evaporadora com o restante da tubulação que sairá na condensadora antes de instalar o suporte externo.
  • Em seguida, faça as marcações para o suporte da condensadora na parte externa do ambiente, instale o suporte e encaixe a condensadora.
  • Depois, basta fazer a ligação elétrica e está pronta a instalação!

Para manter o seu ar condicionado funcionando perfeitamente, é necessário fazer limpeza e manutenção

Os aparelhos de ar condicionado split devem ser limpos pelo menos 1 vez ao mês. Essa manutenção evita problemas técnicos, regula o consumo de energia e preserva a vida útil do aparelho. Já para uma limpeza profissional completa e uma recarga do gás refrigerante, é importante que um técnico realize o serviço.

Leia também: