Zoom indica em Ar Condicionado

Como limpar o ar condicionado?

Saiba como limpar o ar condicionado e deixe seu ambiente livre de ácaros, fungos e bactérias.

limpeza de ar condicionado
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Veja preços de ar condicionado

Quem tem ar condicionado em casa sabe que ele é um ótimo aliado em dias quentes. Contudo, ele também pode ser um meio de propagação de doenças pelo ar, causando reações alérgicas e crises de rinite, sinusite e outros problemas.

Quando isso ocorre, é sinal de que existe acúmulo de sujeira no filtro e paredes internas do aparelho, criando o ambiente perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

A falta de limpeza do ar condicionado também prejudica o aparelho, gerando ruídos, falhas na climatização e aumento do consumo de energia.

Para que você melhore a qualidade do ar no ambiente e aumente a durabilidade do equipamento, vamos dar algumas dicas sobre como limpar o ar condicionado. Ah, e antes de começar, desligue o ar condicionado e retire o plugue da tomada, beleza?


Leia também: Como instalar um ar condicionado?

Dicas de limpeza de ar condicionado split

Se você tiver um ar condicionado split, remova o painel frontal e limpe-o com um pano seco e macio, mas se o painel estiver muito sujo, lave-o com água morna para ajudar a soltar a sujeira. Espere secar e vá para o filtro, o próximo item da limpeza do ar condicionado.

Desencaixe o filtro de ar da unidade interna e limpe-o com um aspirador de pó, a não ser que esteja com sujeira muito evidente. Nesse caso, você pode usar ainda água morna e detergente neutro. Depois de seco, reinstale o filtro e feche o painel para a limpeza do ar condicionado ser finalizada.

Como limpar o ar condicionado de janela/parede?

O procedimento de limpeza do ar condicionado de parede/janela não é muito diferente. Limpe o painel frontal com pano seco e macio ou utilize um aspirador de pó. Para limpar o filtro desse condicionador de ar, remova-o da unidade interna e retire a sujeira com aspirador de pó ou água e sabão. Espere secar e recoloque-o na posição original.

Para a limpeza do ar condicionado ser completa, não podemos nos esquecer das partes internas, como os trocadores de calor. Nesse caso, o melhor é recorrer ao serviço autorizado ou a um técnico competente pelo menos uma vez por ano.

Aliás, na hora da compra, observe atentamente os recursos do condicionador de ar, já que muitos oferecem filtros bem eficientes para o seu cômodo. Alguns modelos, por exemplo, são de ar condicionado com filtro de bactérias, como o Electrolux EM10R:

Vale lembrar também que sempre é interessante procurar aparelhos de ar condicionado com filtro HEPA. Esse filtro consegue reter até 99% das impurezas do ar, garantindo um ambiente mais seguro para você. Uma boa opção é este ar condicionado portátil da Consul:

Outra dica é: nunca use produtos químicos ou jogue água diretamente sobre o painel. Não se esqueça também de ler as instruções de limpeza presentes no manual de instruções, pois cada marca pode ter alguma recomendação específica e cuidados especiais sobre como limpar o ar condicionado.

Com que frequência o ar condicionado deve ser limpo?

Se o ambiente for muito empoeirado e o uso for diário, a limpeza do painel e do filtro deve ser feita 1 vez por semana. Nos outros casos, vale a pena fazer a limpeza do ar condicionado mensalmente ou a cada dois meses.

Caso você seja mais esquecido, uma boa opção são os modelos de ar condicionado com indicador de limpeza do filtro, como este Springer Midea de 12.000 BTUs:

Por fim, com a limpeza do ar condicionado correta você prolongará a vida útil e a manutenção do aparelho, e terá um ar refrescante e livre de impurezas. Sendo assim, você pode comprar um ar condicionado sem complicação, garantindo sua boa durabilidade.

 

Leia também: Melhores Aparelhos de Ar Condicionado

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em ar condicionado