Zoom indica em Ar Condicionado

Deixe o ar condicionado trabalhar por você

Conheça as melhores funções para os aparelhos de ar-condicionado.

por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Aquecer ou resfriar ambientes não é mérito apenas do ar-condicionado, mas sem dúvida esse equipamento faz toda a diferença em uma casa. Principalmente porque, diferente dos aquecedores, ventiladores e outros aparelhos, o ar condicionado pode ser programado para funcionar sem dar trabalho algum a você e sua família.

Funções do controle do ar-condicionadoAfinal, é claro que um controle remoto faz tudo ficar mais prático, mas nem sempre podemos ficar nos preocupando com a regulagem da temperatura e é aí que entram os programas especiais.

Um desses programas, presente em aparelhos de ar-condicionado de diversas marcas, é o chamado ar condicionado Turbo ou Jet, que deve ser utilizado quando o objetivo é resfriar rapidamente o espaço. Esse programa regula a temperatura para 18°C e faz com que o ar-condicionado trabalhe em velocidade alta.

Além disso, alguns aparelhos possuem programas que ajustam a temperatura do ambiente durante a noite – ideal para instalar nos quartos. Os aparelhos de ar condicionado com Sleep (dormir) ajustam a temperatura elevando-a gradativamente – um grau a cada hora – o que deixa o ambiente mais agradável e garantem um sono tranquilo e confortável para a sua família. Em alguns modelos de ar-condicionado, essa função pode também controlar a umidade do ambiente durante a noite.

Há ainda um programa chamado Air Sweep, que equilibra a temperatura do ambiente movimentando as paletas no intuito de acabar com as famosas "zonas de calor" – aqueles pontos em que o ar não circula e ficam mais abafados mesmo com o ar-condicionado ligado. Em algumas marcas essa mesma função é chamada de Swing.

O Comfort Care, um programa de alguns splits da Samsung, mede a temperatura e a umidade do cômodo e ajusta os valores dos dois até que se atinja o ideal – chamado de nível de conforto.

E para que não seja necessário ficar ligando e desligando o aparelho toda vez que ele atinge a temperatura desejada, existe o programa Smart Saver. Esse sistema liga e desliga o ar condicionado pelo mínimo de tempo necessário para manter o clima agradável.

Enfim, se você quer comodidade sem levar em conta consumo extra ou gastos excessivos para ter sua casa climatizada, vale a pena conferir essas funcionalidades. Hoje, já é possível encontrar aparelhos com boas funções a preços acessíveis. Assim, a única coisa que você terá que fazer é ligar um botão.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em ar condicionado