O que é ar-condicionado Multi Split?

O ar-condicionado multi split consegue refrigerar dois ambientes ou mais ao mesmo tempo

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Já pensou em, com apenas um ar-condicionado, refrigerar dois ambientes ao mesmo tempo? Esta é a função dos aparelhos multi split. Com dois ou mais evaporadores distribuídos internamente entre os cômodos e uma unidade condensadora externa, o produto funciona como um ar-condicionado para dois ambientes, ou até mais.

Esse tipo de aparelho oferece um bom custo-benefício e garante, ainda, a economia de energia - principalmente se for um multi split inverter. Se ficou interessado, trouxemos neste artigo algumas informações importantes sobre o funcionamento, potência e instalação do modelo.

Se quiser saber mais, a gente te explica o que é um aparelho Inverter.

O ar-condicionado multi split 2 ambientes é capaz de refrigerar dois espaços simultaneamente. (Imagem: Divulgação/Midea)
O ar-condicionado multi split 2 ambientes é capaz de refrigerar dois espaços simultaneamente. (Imagem: Divulgação/Midea)

Veja outras formas de economizar energia com o ar-condicionado e otimize os gastos na conta de luz.

Como o ar-condicionado multi split funciona?

O ar-condicionado multi split funciona como um split convencional, mas com múltiplas unidades internas (Foto: Shutterstock)
O ar-condicionado multi split funciona como um split convencional, mas com múltiplas unidades internas (Foto: Shutterstock)

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o ar-condicionado multi split tem a aparência de um split tradicional. O funcionamento também ocorre da mesma forma que nos modelos convencionais, com a diferença que, aqui, o gás refrigerador de todas as evaporadoras - a estrutura instalada na parte interna da casa - circula por uma única unidade condensadora - a parte externa.

Dessa forma, utiliza-se apenas um multi split para dois, três ou mais ambientes ao mesmo tempo, o que poupa a compra dos produtos separadamente. Outra vantagem é que a maioria dos aparelhos de ar-condicionado multi split é inverter, isto é, traz o motor com a tecnologia capaz de economizar até 70% de energia elétrica.

Confira nosso artigo para saber como funcionam os ares-condicionados inverter.

Qual a potência necessária em um ar-condicionado multi split?

A quantidade de BTUs dos refrigeradores é sempre medida de acordo com o tamanho dos cômodos em que serão instalados. Como os aparelhos multi split funcionam como um ar-condicionado para dois ambientes, a potência precisa ser calculada levando em consideração, também, que uma única unidade externa é responsável por múltiplas estruturas internas.

Veja aqui como calcular a potência em BTUs correta para cada cômodo da sua casa.

Então, se você busca um ar-condicionado multi split para dois ambientes que demandam 9.000 BTUs de potência cada, por exemplo, o aparelho precisa alcançar 18.000 BTUs totais pelo menos. Em relação a esta divisão, existem fabricantes que já estabelecem o limite atingido por cada evaporadora e outras que informam apenas a potência total alcançada pela unidade condensadora, com a divisão dos BTUs controlada pelo próprio usuário.

Este é um detalhe muito importante, então confira exatamente qual é a capacidade de cada evaporadora que você vai instalar antes de fazer a compra, ok?

Como instalar um ar-condicionado multi split?

As estruturas internas e a unidade externa do ar-condicionado são instaladas da mesma maneira que ocorre em um split convencional. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
As estruturas internas e a unidade externa do ar-condicionado são instaladas da mesma maneira que ocorre em um split convencional. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Indicado para quem não tem muito espaço externo para colocar mais de uma condensadora, o ar-condicionado multi split não está livre de pequenas obras. Assim como acontece em um split tradicional, é preciso furar a parede para fixar os evaporadores - as estruturas internas - no cômodo desejado e para ligá-los aos dutos da condensadora.

Como o processo é quase o mesmo, veja aqui o passo a passo de como instalar os modelos split convencionais. Mas, lembre-se: a presença de um técnico especializado e autorizado pela marca do multi split que você comprou é essencial.

Se preferir uma instalação mais prática, conheça os aparelhos de ar-condicionado portáteis e descubra se valem a pena para o seu caso.

Quais os prós e contras do ar-condicionado multi split?

Vantagens do aparelho multi split:

  • Serve como ar-condicionado para dois ambientes, já que um único aparelho refrigera 2 ambientes ou mais e exige menos espaço externo para instalação;
  • A maioria disponível para compra é multi split inverter, o que garante até 70% de economia no consumo de energia;
  • A manutenção pode ser toda realizada de uma única vez;
  • A temperatura de cada evaporadora pode ser controlada separadamente.

Desvantagens do aparelho multi split:

  • A quantidade de BTUs precisa ser dividida, o que, dependendo do tamanho do cômodo, pode ser um problema.

Se você está em busca de um ar-condicionado energia, confira a lista dos aparelhos que gastam menos energia.