Ar-condicionado para quarto: veja como calcular a potência certa

Saiba como calcular a capacidade do ar-condicionado para deixar seu quarto na temperatura ideal

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Escolher corretamente a potência do ar-condicionado de acordo com o cômodo da casa é muito importante para garantir o conforto e a refrigeração ideais do ambiente. Além disso, um equipamento com capacidade abaixo da recomendada irá trabalhar em excesso, aumentando assim o consumo de energia e, também, diminuindo a vida útil do aparelho.

Calcular a potência ideal para o ar-condicionado de um quarto não tem mistério: venha com a gente e tire todas as suas dúvidas para não passar calor na hora de dormir! De quebra, a gente te ajuda a escolher qual ar-condicionado comprar.

Está procurando um ar-condicionado para home office? Confira essas dicas de aparelhos econômicos.

Confira tudo o que você precisa saber para escolher o ar-condicionado para quarto ideal. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira tudo o que você precisa saber para escolher o ar-condicionado para quarto ideal. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como calcular a potência de um ar-condicionado para quarto?

O BTU (British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica) é a unidade que determina a potência de refrigeração de cada aparelho de ar-condicionado. Mas muitas pessoas ficam em dúvida da potência ideal para cada tipo de cômodo. Por exemplo, um ar condicionado de 12.000 BTUs refrigera quantos metros quadrados?

Para sabermos a capacidade correta do condicionador de ar, devemos:

  • Saber quantas pessoas e equipamentos eletrônicos estão no ambiente, como computadores e televisões;
  • Considerar a relação do ambiente com a exposição ao sol: se recebe o sol da manhã, da tarde ou os dois.

Sabia que existe uma conta para saber quantos BTUs por m² um ar-condicionado deve ter? No caso de um ar-condicionado para quarto, podemos utilizar a regra de 600 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas, mais 600 BTUs por pessoa ou equipamento que emita calor.

Em um quarto de 12m², por exemplo, em que durmam duas pessoas e que tenha uma televisão ligada durante boa parte da noite, o cálculo seria:

12m² x 600 BTUs = 7.200 + 600 BTUs = 7.800 BTUs

Caso o quarto com ar-condicionado fique exposto ao sol, o cálculo deve ser feito com 800 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas. Para o mesmo exemplo, teríamos:

12m² x 800 = 9.600 + 600 = 10.200 BTUs

Então, no primeiro exemplo, a escolha poderia ser um ar-condicionado 7.500 BTUs e, no segundo exemplo, você poderia optar por um ar-condicionado 10.000 BTUs.

Sabendo como fazer o cálculo, basta analisar sua necessidade e calcular corretamente a quantidade de BTUs que o ar-condicionado do seu quarto deve ter. Mas se ainda assim estiver com dúvidas, a tabela abaixo deve ajudar:

ÁreaSol da manhãSol à tarde ou o dia todo
9 m²ar-condicionado 7.500 BTUs9.000 BTUs
12 m²ar-condicionado 9.000 BTUs10.000 BTUs/12.000 BTUs
20 m²ar-condicionado 10.000 BTUs16.000 BTUs
25 m²ar-condicionado 12.000 BTUs21.000 BTUs
30 m²ar-condicionado 16.000 BTUs24.000 BTUs
40 m²ar-condicionado 18.000 BTUs36.000 BTUs
50 m²ar-condicionado 21.000 BTUsAcima de 42.000 BTUs

Ar-condicionado pode ser econômico, sim! Conheça essas 4 funções que podem salvar sua conta de luz!

Qual tipo de ar-condicionado comprar para o seu quarto?

Agora que você já sabe como é feito o cálculo da potência do ar-condicionado para um quarto, só falta decidir qual ar-condicionado comprar. Existem três tipos principais de ar condicionado para quarto: de parede/janela, split e portátil. Conheça mais sobre eles, confira alguns modelos e escolha o ideal para o seu cômodo:

Ar-condicionado split

O ar-condicionado split tem duas partes: uma condensadora, que fica do lado de fora do cômodo, e outra evaporadora, que fica na parede do quarto. A instalação desse tipo de aparelho demanda ajuda profissional, mas ele tem a vantagem de ser mais discreto, além de ter tecnologias mais modernas, como comando por voz e tecnologia Inverter, que ajuda na economia de energia.

Conheça mais modelos de ar-condicionado split para comprar em 2021.

O ar-condicionado split costuma ter as tecnologias mais modernas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O ar-condicionado split costuma ter as tecnologias mais modernas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ar-condicionado Consul CBJ12D tem motor Inverter que economiza energia

Uma das principais características deste ar-condicionado Consul é o fato de ele ser mais econômico. Além do Selo Procel A, que assegura a eficiência energética do aparelho, ele ainda é um ar-condicionado Inverter: o compressor do aparelho altera a sua velocidade de acordo com o uso, o que garante que não haja os picos de energia comuns nos modelos tradicionais.

Ah, ele é ideal para quartos maiores, que tenham mais ou menos entre 20 e 25m².

Características do ar-condicionado para quarto:

  • 12.000 BTUs
  • Motor Inverter
  • Selo Procel A
  • Filtro contra impurezas

Ar-condicionado Electrolux Eco Turbo é muito bem elogiado aqui no Zoom

Mais um modelo de ar-condicionado split, desta vez com 9.000 BTUs, que é mais indicado para quartos de 9 a 12m². Se você busca um ar-condicionado pequeno para quarto, esse modelo split é ideal.

Além disso, este é um ar-condicionado Electrolux com Selo Procel A, e também tem filtros contra impurezas, capazes de eliminar quase 100% das bactérias, ácaros, fungos e vírus. Os proprietários desse modelo aprovam o aparelho, que está cheio de elogios aqui no Zoom.

Características do ar-condicionado para quarto:

  • 9.000 BTUs
  • Selo Procel A
  • Filtro contra impurezas

Saiba mais sobre a tecnologia Inverter, que ajuda na economia de energia.

Ar-condicionado de janela/parede

O modelo mais tradicional entre as opções de ar-condicionado para quarto, os aparelhos de janela/parede têm instalação mais fácil que o split, já que muitos apartamentos já têm buraco na janela ou na parede para o ar-condicionado. Busque sempre os produtos com selo Procel A de eficiência energética, para economizar no consumo de energia elétrica.

O ar-condicionado de janela/parede é mais fácil de instalar que os modelos split (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O ar-condicionado de janela/parede é mais fácil de instalar que os modelos split (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para quartos menores, Springer Midea QCI078BB tem 7.500 BTUs

Para quartos de até 9m², o ideal pode ser investir em um aparelho como este ar-condicionado de janela/parede, que tem capacidade de 7.500 BTUs.

Este ar-condicionado Springer Midea é um pouco mais simples, é verdade, mas não fica devendo em nada: tem filtro lavável contra impurezas, baixo nível de ruído, Selo Procel A de eficiência energética e serpentina de cobre. A vantagem do cobre é que ele aquece e resfria rapidamente, o que faz com que o ar-condicionado funcione de forma mais eficiente.

Características do ar-condicionado para quarto:

  • 7.500 BTUs
  • Selo Procel A
  • Serpetina de Cobre
  • Filtro contra impurezas

Ar-condicionado portátil

Se você não pode ou não quer instalar um ar-condicionado no quarto, o ar-condicionado portátil é uma ótima alternativa. Você só precisa ter uma janela disponível para colocar a mangueira do aparelho e pronto, já pode dormir com o ambiente fresquinho. Além disso, os modelos portáteis têm a vantagem de poderem ser transportados para outros lugares.

O ar-condicionado portátil tem a vantagem de poder ser transportado para outros cômodos (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O ar-condicionado portátil tem a vantagem de poder ser transportado para outros cômodos (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Fácil de instalar, o ar-condicionado portátil Gree cabe em qualquer canto do seu quarto

Ideal para quartos que tenham mais ou menos 10m², este ar-condicionado portátil pode ser a melhor escolha para quem não pode abrir um espaço na parede ou não quer gastar com a instalação de um split.

Repleto de funções, como o display digital, que ajuda bastante no uso à noite, com as luzes apagadas, e controle remoto sem fio, esse modelo também ajuda a economizar na conta de luz, já que conta com Selo Procel A.

Características do ar-condicionado para quarto:

  • 12.000 BTUs
  • Selo Procel A
  • 127V
  • Filtro contra impurezas

Em dúvida se ar-condicionado portátil é bom? A gente conta mais nessa matéria aqui.