Split, Janela ou portátil: qual o melhor tipo de ar-condicionado?
Saiba escolher o tipo de ar-condicionado ideal e garanta um clima agradável no seu ambiente.

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.
Se você está pensando em comprar um ar-condicionado, é bom levar em consideração alguns fatores: a capacidade de acordo com seu ambiente, qual modelo oferece os melhores recursos e, claro, qual o tipo de ar-condicionado mais adequado para o seu cômodo.
Na hora da compra, você pode escolher entre um modelo de janela, split ou ter a mobilidade do aparelho portátil. Mas qual será o melhor ar-condicionado para seu ambiente? Para você não ter dúvidas e fazer a escolha certa, destacamos neste artigo as vantagens e desvantagens de cada tipo de aparelho. Confira!
Leia também: Qual ar-condicionado é mais econômico?
Ar-condicionado de janela
O ar-condicionado de janela é o aparelho mais tradicional. Apesar de geralmente não contar com recursos mais modernos, como a tecnologia Inverter, alguns modelos oferecem facilidades, como controle remoto, por exemplo.
Preços de ar-condicionado de janela
Vantagens:
- Geralmente conta com preço mais atrativo;
- Tem instalação mais fácil em relação ao modelo split.
Desvantagens:
- Menor capacidade de refrigeração (os modelos de janela não ultrapassam 30.000 BTUs);
- Produz mais ruído do que o ar-condicionado split.
Ideal para:
- Ambientes menores;
- Como parte da estrutura do aparelho fica localizada na parte externa da casa ou apartamento, é indicado para ambientes que permitem realizar mudanças na fachada.
Ar-condicionado split
Aparelho mais moderno, o ar-condicionado split é dividido em duas partes. A evaporadora fica instalada dentro do cômodo e distribui o ar pelo ambiente, enquanto a condensadora é instalada na parte externa, resfriando o ar.
Modelos de ar-condicionado split
Vantagens:
- Maior capacidade de refrigeração (os modelos split chegam a 80.000 BTUs);
- Como a unidade condensadora fica na parte externa, reduz os ruídos;
- Apresenta recursos mais modernos. Alguns modelos, por exemplo, são aparelhos de ar-condicionado inverter, mais econômicos no consumo de energia.
Desvantagens:
- Custo de instalação é mais caro (e não se esqueça do quebra-quebra na parede, além da tubulação do aparelho);
- O split cassete precisa de bom espaço no forro do cômodo para sua instalação – isso pode ser uma desvantagem em ambientes com o pé-direito baixo.
Ideal para:
- Ambientes menores e até espaços maiores (basta escolher o modelo com a capacidade certa para seu cômodo);
- Como parte da estrutura do aparelho fica localizada na parte externa da casa ou do apartamento, é indicado para ambientes que permitem realizar mudanças na fachada. Além disso, sua instalação exige reformas inclusive na parte interna, para a passagem da tubulação.
Ar-condicionado portátil
Como o nome já explica, o ar-condicionado portátil permite ser transportado para diferentes cômodos.
Opções de ar-condicionado portátil
Vantagem:
- Mobilidade: pode ser usado em vários ambientes, desde que tenham uma janela para conectar o tubo extensor, que faz a troca de ar entre o ambiente interno e o ambiente externo.
Desvantagens:
- Menor capacidade de refrigeração (os modelos não ultrapassam 14.000 BTUs);
- Produz mais ruído do que o ar-condicionado split;
- Apesar das rodinhas que facilitam o transporte, são produtos pesadinhos (média de 30kg).
- Alguns modelos acumulam água no reservatório, que precisa ser esvaziado de tempos em tempos.
Ideal para:
- Ambientes menores;
- Prédios ou casas antigas que não podem mudar a estrutura com instalação na parte externa do ambiente – a mesma situação pode acontecer para imóveis alugados.
Então qual o melhor ar-condicionado para seu ambiente?
Como mostramos as características de cada ar-condicionado, deu para perceber que o melhor aparelho varia para cada situação.
O ar-condicionado split como o Electrolux VE09F, por exemplo, é o que apresenta os melhores recursos, com várias funções para garantir a melhor temperatura. E como ele é mais silencioso, o conforto no cômodo é ainda maior. Além dessas vantagens, é a opção indicada para cômodos maiores.
Mas se você quer economizar na hora da compra e tem um cômodo menor, vale a pena apostar no ar-condicionado de janela/parede, que tem opções bem interessantes e completas como Consul CCS07DB, que ainda é um aparelho com ciclo quente/frio.
Agora, se você mora de aluguel ou não pode mudar a fachada do prédio ou da casa, invista em um modelo portátil, com o diferencial de poder ser transportado para diferentes cômodos. O DeLonghi PAC AN120, por exemplo, tem o diferencial de dispensar o uso de reservatório de água, já que evapora a água no próprio ambiente.
E aí, descobriu qual o melhor tipo de ar-condicionado para a sua casa? Se ainda tiver com alguma dúvida, é só entrar em contato com o nosso time de especialistas clicando aqui!
Leia também:
- Melhores Aparelhos de Ar-Condicionado 7.500 BTUs
- Melhores Aparelhos de Ar-Condicionado 9.000 BTUs
- Melhores Aparelhos de Ar-Condicionado 12.000 BTUs
Mais sobre o /deumzoom: