Aspirador robô da Multilaser sobre um chão preto, com selo "Avaliado por Especialistas" carimbado na imagem.

Aspirador robô Multilaser HO041: boa bateria, mas reservatório pequeno

Confira nosso review sobre o aspirador robô Multilaser HO041

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Quando pensam em aspiradores robôs, muitas pessoas acreditam que esses aparelhos são muito caros e inacessíveis para a maior partes das pessoas. Mas isso não precisa ser verdade. O Multilaser HO041, por exemplo, traz funções de entrada e preços atrativos para quem adoraria deixar a limpeza da casa mais prática.

Se você pensa em comprar um aspirador robô, mas não quer gastar muito com ele, esse modelo Multilaser pode ser uma boa opção. Mas será que ele realmente vale a pena? Eu testei o aparelho com base em seis critérios: design, potência e nível de ruído, reservatório, funções, autonomia de bateria e custo-benefício. Eu conto tudo o que eu achei sobre ele a seguir, vem conferir!

Para entender melhor como avaliamos os aspiradores robô por aqui, confira nosso artigo explicativo.

Prós e contras

O Multilaser HO041 é 3 em 1: ele varre, aspira e passa pano, deixando a limpeza da casa mais rápida e prática. Além disso, sua bateria tem 2 horas de autonomia, o que permite limpar várias áreas da casa antes de precisar recarregá-lo.

Por outro lado, o reservatório tem apenas 35 ml de capacidade, ou seja, é preciso esvaziá-lo depois de limpar cada cômodo. Além disso, embora o aparelho tenha três funções de limpeza, não é possível selecionar a mais adequada para a sua casa. Ele alterna entre os três modos durante o seu funcionamento.

Confira as ofertas do Multilaser HO041 aqui no Zoom:

O que vem na caixa?

  • Aspirador robô
  • 2 escovas de limpezas
  • Bateria recarregável
  • Carregador
  • Manual de instruções

Ficha técnica do Aspirador robô Multilaser HO041

Design

O Multilaser HO041 é compacto e tem um design minimalista e funcional. Assim como é comum em outros robôs aspiradores, ele tem a parte da frente emborrachada e com amortecimento, o que reduz o impacto quando o aparelho encontra um obstáculo e evita que ele risque paredes e móveis. As rodas também são emborrachadas, ou seja, não hpa risco de danificar o piso.

Logo que abri a caixa do produto, fiquei surpresa com o tamanho desse aspirador robô, já que ele é bem menor que outros modelos que eu já tinha visto. O HO041 tem apenas 27 centímetros de largura e aproximadamente 7 centímetros de altura (as medidas foram feitas por mim, já que não encontrei essa informação no site da fabricante).

Esse é um modelo simples, mas conta com duas escovas de limpeza que ajudam a puxar a sujeira para a parte central do aparelho, onde fica a abertura por onde é feita a aspiração. Uma vantagem do modelo Multilaser é a flanela, que permite enxugar líquidos ou mesmo passar produtos de limpeza no chão, ao mesmo tempo que o aspirador robô remove poeira e impurezas.

Já na parte superior do aparelho estão o botão de liga e desliga, a entrada para carregamento da bateria e a abertura do filtro, que é bem fácil de acessar. O design, em geral, é simples, mas bem acabado e funcional.

O Multilaser HO041 tem escovas de limpeza e flanela (Foto: Zoom)
O Multilaser HO041 tem escovas de limpeza e flanela (Foto: Zoom)

Potência e nível de ruído

O Multilaser HO041 tem 17W de potência, o que é esperado em um modelo de entrada como ele. Mas isso não significa que ele não seja potente o suficiente para limpar a casa, tá? Para testar a eficiência do aparelho, joguei um pouco de pó de café no chão e, na primeira passagem pelo local, o aspirador conseguiu limpar totalmente a sujeira.

Ele também conseguiu remover toda a poeira e outras sujeiras que se acumulam no chão sem nenhuma dificuldade. Por isso, dá para dizer que esse aparelho é uma boa opção para uma limpeza do dia a dia, substituindo a vassoura.

Quanto ao nível de ruído, não encontrei nenhuma informação do fabricante sobre o assunto, mas o barulho feito pelo aparelho é bem menor que o de aspiradores de pó comuns. Consegui assistir TV e mesmo trabalhar enquanto ele funcionava no mesmo ambiente sem nenhum problema.

Confira nossa lista com os melhores aspiradores robôs para comprar em 2021.

Reservatório

O tamanho do reservatório é um ponto negativo do Multilaser HO041, já que ele tem apenas 35 ml. Isso é semelhante a outros modelos na mesma faixa de preço, mas é importante destacar que não é suficiente para limpar mais de um ou dois cômodos de cada vez.

Por isso, esse aparelho é mais indicado para uma limpeza leve no dia a dia. Por exemplo, se você mora em um lugar que acumula poeira com facilidade, pode ser uma boa ideia fazer uma limpeza diária com o HO041 para deixar o chão limpo. Mas ele não é indicado para os dias de faxina, principalmente se você quer caprichar na limpeza além da retirada de poeira.

A boa notícia é que é bem fácil remover e limpar o filtro: basta remover a tampa, que fica na parte superior do aparelho, e tirar o filtro. Depois, é só abri-lo, jogar a sujeira fora e limpá-lo com uma escovinha ou água corrente.

O reservatório fica na parte superior desse aspirador robô (Foto: Zoom)
O reservatório fica na parte superior desse aspirador robô (Foto: Zoom)

Funções

Esse aspirador robô Multilaser tem três funções de limpeza pré-programadas: automático, de cantos e em espiral. Elas alternam entre si durante o funcionamento e não é possível escolher o modo de limpeza desejado. As funções seguem a seguinte ordem: limpeza automática, em espiral, cantos e em espiral novamente. Depois disso, o aparelho repete o ciclo.

Por ser um modelo de entrada, o HO041 não tem controle remoto, nem é possível controlá-lo pelo celular. A principal vantagem desse aparelho é que, por ser compacto, ele entre com facilidade em cantos mais apertados e limpa embaixo de móveis, onde nem sempre é fácil de chegar com um aspirador convencional.

Por ter um MOP, você pode adicionar algum produto de limpeza na hora de usar o robô aspirador. Mas o pano é passado no chão suavemente, por isso, não é suficiente para deixar a superfície totalmente limpa. O aparelho é mais eficiente na aspiração de poeira, pós e outras impurezas. Se quiser aproveitar a flanela, prefira usá-la para secar líquidos no chão.

Não é indicado deixar o aspirador robô funcionando sem supervisão. Se ele ficar preso em algum lugar, por exemplo, continuará funcionando parado no mesmo lugar. Isso vai apenas consumir bateria, sem ter nenhum efeito. Aqui em casa, ele ficou preso entre o móvel da cozinha e a pia e, felizmente, eu estava por perto e pude tirá-lo de lá. A vantagem é o sensor antiqueda, que evita que o aparelho caia de escadas ou outros locais altos.

Vale a pena comprar um aspirador robô? Confira os prós e contras desse tipo de aparelho.

Autonomia de bateria

A bateria é outro ponto positivo do aparelho, já que a autonomia de aproximadamente 2 horas de uso é superior a outros modelos. Por isso, se você quer fazer uma limpeza na casa enquanto se ocupa com outras tarefas, a bateria não vai ser um problema. Com certeza ela vai durar até o reservatório ficar totalmente cheio.

Ao lado do botão liga/desliga, há um visor de LED que indica quando a bateria está acabando. Quando isso acontecer, é só levar o aparelho até o carregador e deixá-lo por ali por aproximadamente 4 horas. Quando a bateria estiver cheia, outro visor de LED acenderá, indicado a bateria completa.

Além disso, o aspirador robô Multilaser é bivolt, ou seja, pode ser usado tanto em tomadas de 127 V quanto de 220 V.

Os visores de LED indicam quando a bateria está cheia ou fraca (Foto: Zoom)
Os visores de LED indicam quando a bateria está cheia ou fraca (Foto: Zoom)

Custo-benefício

Em conclusão, o Multilaser HO041 é um aspirador robô de entrada, indicado para quem busca um uso mais simples e cotidiano do aparelho. Se você quer um modelo que faça uma limpeza superficial, mantendo sua casa livre do excesso de poeira e outras sujeiras, vale a pena apostar no HO041.

Porém, por não ter funções avançadas - como seleção do modo de limpeza ou base de carregamento -, ele é mais indicado para limpezas do dia a dia do que para a hora da faxina. Por isso, não indico comprar esse aparelho por mais de R$ 400. Atualmente, seu preço está em torno de R$ 350, um valor que garante um bom custo-benefício para o modelo da Multilaser.

Produtos similares

Ainda está em dúvida de qual modelo comprar? Se quiser conferir outras opções, separamos outros dois modelos de aspiradores robô de entrada: o Mondial Fast Clean RB-01 e o Wap Robot W100. Eles também têm preços acessíveis e funções básicos para deixar aquela limpeza do dia a dia mais prática.

Confira as melhores ofertas para os dois modelos aqui no Zoom:

Pensando em comprar um aspirador robô mais moderno? Confira nosso review sobre o Wap Robot W300.