Como limpar o aspirador de pó: confira o nosso passo a passo

Seja qual for o tipo de aspirador, aqui nós explicamos como deixá-lo limpinho e novo para o uso!

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Quem tem um aspirador de pó com certeza já se perguntou como limpá-lo de maneira adequada. Afinal, manter esse aparelho limpo não apenas garante menos sujeira no ambiente, como também potencializa a vida útil do eletrodoméstico. Por isso, é necessário frequentemente fazer a manutenção da limpeza do aspirador de pó – seja qual for o tipo dele.

Por isso, preparamos um tutorial bem simples, a fim de garantir uma limpeza. E pode ficar tranquilo! Se a sua dúvida é sobre como limpar um aspirador de pó com ou sem o saco coletor, ou mesmo um robô aspirador, aqui teremos os passos a passos.

Saiba mais:

Como limpar aspirador de pó com saco coletor

Alguns modelos apostam no uso de saco coletores, que devem ser frequentemente trocados (Imagem: Shutterstock/Georgy Dzyura)
Alguns modelos apostam no uso de saco coletores, que devem ser frequentemente trocados (Imagem: Shutterstock/Georgy Dzyura)

Modelos mais tradicionais de aspiradores podem contar com sacos que armazenam a sujeira. Por isso, é necessário considerar as seguintes dicas de limpeza:

  • Com o aspirador de pó desligado, localize a câmara onde o saco coletor fica encaixado. Abra a tampa e, caso ele esteja cheio, retire-o cuidadosamente;
  • Limpe a câmara com um pano seco ou levemente úmido. Não é indicado despejar água diretamente sobre o aparelho;
  • Depois, procure o filtro de proteção do motor, que costuma ser encontrado na parte inferior do eletrodoméstico;
  • Limpe-o com um pano seco ou escovinha, a fim de tirar o excesso de poeira, mas não molhe ou use produtos químicos. Uma dica para garantir a vida útil do aspirador é trocar o filtro uma vez por ano;
  • Depois, vá ao cano do aspirador e limpe o bocal com um pano úmido ou escovinha. Note se foi possível retirar todo o resto da poeira, cabelos e pelos que costumam acumular no local;
  • Por fim, insira um novo saco coletor conforme as instruções da embalagem ou da fabricante do aspirador de pó.

Sem saco coletor

Reservatórios de aspiradores que não usam sacos coletores podem ser lavados com água corrente (Imagem: Shutterstock/Pen Kanya)
Reservatórios de aspiradores que não usam sacos coletores podem ser lavados com água corrente (Imagem: Shutterstock/Pen Kanya)

Outros modelos de aspiradores de pó também podem ser encontrados sem o saco coletor. Desta maneira, a poeira fica armazenada em um reservatório e o mesmo, caso seja removível, pode ser lavado com água corrente. Entenda em detalhes como fazer isso:

  • Novamente, com o aspirador desligado, segure o reservatório de sujeira e pressione o botão de liberação para desencaixá-lo do aparelho;
  • Retire o excesso de sujeira e o filtro (HEPA/EPA ou antialérgico);
  • A limpeza do reservatório pode ser feita com um pano úmido ou, se preferir, delicadamente em água corrente;
  • Enquanto isso, também é possível limpar o filtro suavemente com água corrente ou com uma escovinha. Não é recomendado o uso produtos químicos na limpeza;
  • Caso a limpeza de ambos tenha sido feita com água, é necessário aguardar que estejam completamente secos para serem inseridos novamente no aparelho. Alguns fabricantes recomendam que se espere 24 horas, para garantir que não estejam com qualquer tipo de umidade;
  • Finalmente, limpe o bocal do aspirados com uma escovinha ou pano úmido, retirando cabelos e pelos que podem ter ficado retidos no aparelho.

Como limpar aspirador de pó robô

Aspiradores robô têm menor capacidade de armazenamento e demandam limpezas mais frequentes (Imagem: Shutterstock/Andrey Bryzgalov)
Aspiradores robô têm menor capacidade de armazenamento e demandam limpezas mais frequentes (Imagem: Shutterstock/Andrey Bryzgalov)

Agora, para quem tem em casa um aspirador robô, o processo é um pouco diferente. Por armazenarem uma menor quantidade de poeira, é indicado que a limpeza seja feita sempre após um dia de uso. Contudo, a tarefa não deixa de ser bastante simples.

  • Com o dispositivo desligado, pressione a tampa superior e retire o recipiente coletor de pó e o filtro;
  • Após retirar o excesso de sujeira, limpe o recipiente com água ou com um pano úmido;
  • Depois, limpe o filtro com água ou um pano úmido. Não é recomendado o uso de escovas ou produtos químicos na limpeza;
  • Quando o recipiente e o filtro estiverem completamente secos, insira-os novamente no aparelho;
  • Aproveite para limpar as cerdas do robô com uma escovinha ou pano úmido, retirando possíveis sujeiras acumuladas;
  • Por fim, é possível limpar as rodas com uma escovinha ou pano úmido, retirando, assim, fios ou linhas que podem enroscar e comprometer o desempenho do robô aspirador.

Leia também: