Robô aspirador Wap Robot W300 sobre um chão preto, com carimbo "Avaliado por Especialistas" na imagem.

Robô Aspirador Wap Robot W300: ruído baixo e 5 modos de limpeza

Vem ver tudo o que achamos desse robô aspirador intermediário

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Os aspiradores de pó robôs são o sonho de consumo de muitas pessoas que buscam mais praticidade na faxina da casa. Afinal, com eles, você economiza um bom tempo na limpeza e pode se concentrar em outras tarefas. O Robô Aspirador Wap Robot W300, por exemplo, é um modelo que conta com 5 modos de uso e ainda volta sozinho para a base de carregamento.

Mas será que esse aspirador de pó robô vale mesmo a pena? Para responder a essa pergunta e tirar todas as dúvidas sobre o produto, eu testei o Wap Robot W300 com base em cinco critérios: design, potência e reservatório, funções, autonomia de bateria e custo-benefício. Vem conferir todas as minhas impressões a seguir!

Para entender melhor como avaliamos os aspiradores robô por aqui, confira nosso artigo explicativo.

Prós e contras

Entre os prós desse robô aspirador estão o reservatório com capacidade de 300 ml, maior que outros modelos semelhantes, o controle remoto e a bateria recarregável, com base de carregamento. Já a potência de 18W, embora seja suficiente, é menor que a de outros aspiradores robôs na mesma faixa de preço.

Confira as ofertas do Wap Robot W300 aqui no Zoom:

O que vem na caixa?

O Wap Robot W300 vem com escovas de limpeza extras (Foto: Zoom)
O Wap Robot W300 vem com escovas de limpeza extras (Foto: Zoom)
  • Robô aspirador de pó
  • Base para carregamento
  • Controle remoto
  • Pincel de limpeza
  • 4 escovas para limpeza
  • Carregador da bateria
  • 2 Pilhas AAA
  • Manual de instruções

Ficha técnica do Robô Aspirador Wap Robot W300

Design

O design do Wap Robot W300 é elegante, nas cores vermelho e preto. Ele tem 30 centímetros de largura e 7,8 centímetros de altura, o que faz com que ele consiga entrar com facilidade embaixo de camas, sofás e outros móveis que podem acumular poeira. Além disso, ele é mais largo que outros modelos, como o Wap Robot W100, o que garante uma área de limpeza maior.

Esse Robô Aspirador tem escovas de limpeza laterais, que ajudam a puxar a sujeira para a região central do aparelho, onde é feita a aspiração. Uma vantagem desse modelo é que ele vem com duas escovas extras, para substituição quando as escovas estiverem desgastadas. As escovas são o único item que não vem montado, por isso, para usar pela primeira vez, é só encaixá-las no local indicado e pronto.

Ele também tem rodas emborrachadas, que não riscam o chão, e com amortecimento que permite que ele suba em carpetes. A parte da frente do Wap Robot W300 também têm amortecimento e são emborrachadas, para não danificar móveis ou a parede. Ele tem um botão de liga/desliga na parte inferior. Na parte superior estão o botão de ligar/pausar o funcionamento do aparelho e a abertura do filtro duplo.

Além de bonito, achei esse aspirador robô muito funcional e fácil de usar. Por ser fino, ele é bem fácil de armazenar, podendo ser mantido dentro de um armário ou mesmo embaixo de um móvel. Esse modelo também é leve, pesando apenas 2,7 kg, o que significa que ele pode ser facilmente transportado e levado para onde você quer usá-lo.

O design do Wap Robot W300 é elegante e minimalista (Foto: Zoom)
O design do Wap Robot W300 é elegante e minimalista (Foto: Zoom)

Potência e nível de ruído

Além do design elegante, a potência do Wap Robot W300 é outra vantagem desse modelo. Com 18 W, ele consegue eliminar qualquer sujeira ou poeira pela casa. Para testar a eficiência do aparelho joguei um pouco de pó de café no chão e, passando sobre a sujeira apenas uma vez, o aspirador robô retirou todo o pó.

Além disso, esse modelo conta com a função SUPER, que pode ser acionada pelo controle remoto, para aspirar o ambiente com mais intensidade. Assim, você não precisa se preocupar se a potência vai ser suficiente para deixar o chão bem limpinho.

Se você se preocupa com o nível de ruído do aspirador robô, tenho uma boa notícia: o barulho feito pelo W300 é bem inferior ao dos aspiradores verticais. Com apenas 75 decibéis de altura, ele tem nível de ruído A, a melhor classificação - ou seja, mais silenciosa. Talvez seja melhor não usá-lo em ambientes com pessoas dormindo, mas, fora isso, eu consegui assistir televisão enquanto o aparelho estava a poucos metros de distância.

Quer saber mais sobre os níveis de ruído? A gente te explica mais sobre isso aqui.

Reservatório

A capacidade do reservatório desse robô aspirador também não deixa a desejar. Ele tem 300 ml, mais do que a maior parte dos modelos na mesma faixa de preço. Isso permite que você aspire uma região considerável antes de pensar em esvaziar o reservatório. No meu caso, como eu moro em um apartamento pequeno com apenas um quarto, consegui usar o Wap Robot W300 duas vezes na casa inteira e, ao limpar o filtro, ele ainda não estava cheio.

Aliás, limpar o filtro é bem simples: é só pressionar o botão sobre o robô aspirador para abrir a tampa, retirar o filtro pela alça e abrir sua tampa. Depois, é só retirar o filtro, esvaziar o reservatório e limpar o filtro com água ou com o pincel de limpeza. O filtro HEPA também pode ser limpo com o pincel ou com água. É esse filtro que garante a dupla filtragem e garante que o ar eliminado pelo aparelho seja livre de impurezas.

O robô aspirador Wap Robot W300 tem filtro HEPA (Foto: Zoom)
O robô aspirador Wap Robot W300 tem filtro HEPA (Foto: Zoom)

Funções

Esse robô aspirador Wap tem cinco modos de limpeza: Autolimpeza, Limpeza especial, Limpeza aleatória, Limpeza em bordas e cantos e Limpeza zigue-zague. O modo de limpeza pode ser selecionado pelo controle remoto, de acordo com o que for mais adequado para a sua casa. Também é possível mudar o tipo de limpeza durante o funcionamento, o que eu, particularmente, achei muito útil.

No controle remoto você também pode selecionar a função SUPER, para aumentar a potência de aspiração, ou mandar o aparelho para a base de recarga, quando a limpeza for finalizada. Se a bateria estiver acabando, ele volta sozinho para a base.

Aqui em casa, ele teve facilidade de limpar embaixo da cama, onde eu tenho dificuldade de limpar com a vassoura ou aspirador vertical. Ele circulou por toda a casa com facilidade, limpando inclusive os cantinhos e embaixo dos móveis. Ele só mostrou dificuldade em locais apertados e com muitos obstáculos, como entre os pés da mesa e das cadeiras, que ficam em um canto da sala.

Mas, em espaços mais amplos, percebi que, ao usá-lo pela segunda vez, ele já evitava bater em alguns obstáculos, demonstrando que o sensor do aparelho evita que ele bata muitas vezes nos mesmos lugares. Outro ponto interessante foi que, ao tentar passar por baixo da cadeira do escritório, ele ficou preso. Em vez de ficar tentando sair dali sem sucesso, ele soou um apito e entrou em modo standby, economizando bateria.

Em dúvida se um robô aspirador é a melhor escolha? A gente te conta se esse tipo de aparelho vale a pena!

Autonomia de bateria

Segundo o fabricante, o Wap Robot W300 tem 1500 mA de bateria. Na prática, ela dura pouco menos de uma hora e meia de uso. Para um apartamento pequeno, é suficiente para limpar todo o ambiente de uma única vez. Para casas maiores, é necessário limpar apenas alguns cômodos de cada vez.

Mas a bateria não chega a ser um problema, já que a maior parte dos aparelhos desse tipo tem autonomias semelhantes. Além disso, uma grande vantagem é a base de carregamento. Quando a bateria do aparelho está perto de acabar, ele apita, desliga e volta sozinho para a base, para recarregar.

Quando isso aconteceu aqui em casa, ele apitou e tentou voltar para a base, mas teve um pouco de dificuldade. Eu esperei alguns minutos e, vendo que ele continuava desorientado, decidi usar o controle remoto para levá-lo até próximo à base. A partir dali, ele conseguiu terminar o caminho sozinho. Não sei dizer se isso aconteceu por um problema no sensor ou se os obstáculos no caminhos atrapalharam. De qualquer forma, achei o recurso útil.

Esse aparelho tem baixo nível de ruído para não incomodar sua família (Foto: Zoom)
Esse aparelho tem baixo nível de ruído para não incomodar sua família (Foto: Zoom)

Custo-benefício

O robô aspirador Wap Robot W300 é um modelo intermediário com bom custo-benefício, considerando todos os recursos que ele possui. Atualmente, ele pode ser encontrado a partir de R$ 880, um preço bem acessível em relação a outros modelos com funções semelhantes.

Embora não esteja entre os modelos mais baratos, ele tem cinco modos de limpeza, controle remoto, base de carregamento, modo SUPER e retorna automaticamente para a base. Esse recursos justificam o preço e fazem com que o aparelho valha muito a pena para quem pensa em comprar um robô aspirador para deixar a faxina mais fácil.

Se você está em dúvida entre robôs aspiradores intermediários, esse é um bom modelo para investir.

Produtos Similares

Se você ainda está na dúvida de qual aspirador robô comprar, separamos dois modelos semelhantes ao W300 que podem valer a pena conferir. O Oster Keep Clean OASP301, por exemplo, tem 20W de potência, também vem com controle remoto e base para recarga, além de ter sensor anti-queda. Para quem busca um modelo mais barato, o Philco PAS08C também tem sensor anti-queda, controle remoto e sua bateria é recarregável.

Confira as melhores ofertas para os dois modelos aqui no Zoom:

Encontre aqui os melhores aspiradores robôs para comprar em 2021.