Produtos e novidades em Bengala e Muleta

Bengala inteligente pode facilitar o dia a dia de deficientes visuais

Universitários da Inglaterra criaram bengala inteligente com reconhecimento facial.

Bengala inteligente
por Yasmin Miranda - Especialista em Moda, Beleza e Saúde.

É bem interessante quando a tecnologia é usada para ajudar na saúde e na qualidade de vida das pessoas, concorda? Se a gente olhar para a área médica, por exemplo, dá para notar que, nos últimos anos, já aconteceram vários avanços. E é sempre bom quando a gente fica por dentro de novas descobertas.

A novidade de agora é que estudantes universitários lá da Inglaterra, da Birmingham City University, desenvolveram uma bengala inteligente para deficientes visuais (chamada de XploR). Para essa bengala funcionar de um jeito eficiente, os universitários usaram uma tecnologia já presente em alguns modelos de celulares mais modernos: reconhecimento facial.

Na verdade, o reconhecimento facial é apenas um dos recursos, já que a bengala XploR apresenta também Bluetooth e GPS. A bengala inteligente foi desenvolvida para funcionar desta forma: ajudar deficientes visuais a reconhecerem rostos de amigos e familiares.

Mas como isso pode ser possível? Com o reconhecimento facial, a bengala será capaz de identificar rostos de conhecidos, em uma distância de até 10 metros. Todas as informações dos rostos ficam armazenadas em um cartão SD. Sendo assim, sempre que a XploR reconhece um amigo ou parente, ela vibra. Além disso, um ponto auditivo colocado no ouvido do deficiente visual vai o guiando, até ele se encontrar com o seu conhecido.

Vale lembrar que a bengala inteligente XploR é um protótipo, ou seja: está em fase de testes. Os universitários precisam analisar alguns pontos ainda, como o peso da bengala, tudo para otimizar o seu uso. A boa notícia é que empresas lá na Europa gostaram do produto, o que pode servir de termômetro para, enfim, a XploR chegar ao mercado.

Smartphones, óculos e relógios inteligentes... são muitos os produtos smart. E, agora, a gente ainda pôde saber mais sobre uma bengala inteligente, comprovando que a tecnologia pode ser até capaz de garantir maior qualidade de vida a deficientes visuais.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!