Entenda antes de comprar em Bicicleta

Como escolher uma bicicleta infantil para comprar?

Aproveite nossas dicas para escolher uma bicicleta para seu filho(a).

bicicleta, infantil, crainça
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Quem não lembra das primeiras pedaladas dadas? Acreditamos que aprender a andar de bicicleta na infância proporciona uma das primeiras experiências com uma das melhores sensações da vida: a liberdade.

Por causa desse sentimento e das incontáveis características e recursos disponíveis, parece ser uma tarefa bem complicada escolher a bicicleta para uma criança.

E para tentar ajudar, elaboramos algumas dicas úteis para quem pretende adquirir uma bicicleta para o(a) pequeno(a):

Tamanho

Em relação ao tamanho, a principal dica é não pensar que a bicicleta logo se tornará pequena em função do crescimento da criança.

É totalmente inseguro uma criança montar em uma bicicleta inadequada para seu tamanho, já que, assim, ela terá dificuldade em subir e descer da bicicleta.

Ou seja, é essencial que a criança tenha sempre a bicicleta do tamanho certo, garantindo que ela tenha fácil acesso aos controles e comando como os frios.

Os tamanhos das bicicletas são estabelecidos de acordo com o diâmetro do aro em polegadas. Para definir com exatidão o tamanho perfeito, é preciso levar em consideração a altura, o peso e a idade da criança, além da altura do cavalo.

Como medir a altura do cavalo?

A altura do cavalo é o resultado aproximado de um cálculo para chegar à altura correta do quadro da bicicleta e para medi-la é necessário posicionar a criança em pé, descalça e com as costas e calcanhares encostados em uma parede mantendo os joelhos retos.

Para medir não é difícil e com uma régua, encoste entre suas pernas e demarque a posição a ser medida. Após, com a ajuda de uma fita métrica, meça a distância entre a parte de cima da régua e o chão.

Quadro da Bicicleta

É importante medir o tamanho correto do quadro e aro da bicicleta / Reprodução: Shutterstock

Bicicleta de Equilíbrio

Esse modelo não possui pedal e rodinha lateral e tem cada vez mais se popularizado. A bicicleta de equilíbrio possui uma característica extremamente importante: estimula as crianças a usarem seus próprios pés e, assim, faz com que as crianças desenvolvam coordenação motora e equilíbrio e se sintam seguras na hora de pegar uma bicicleta com pedal.

Existem bicicletas de equilíbrio de vários tamanhos e a grande maioria vem com limitador de giro de guidão, uma importante característica que evita que o guidão dê uma volta completa e danifique o freio.

Aro 12

É o menor aro. É indicado para crianças com idade a partir de 2 anos e que pesem até 21 kg. A altura da criança, como já destacado anteriormente, que também precisa ser levado em consideração, deve ser de, no máximo, 1 m.

As bicicletas de aro 12 normalmente acompanham rodinhas laterais, que ajudam a criança a se equilibrar e auxiliam no aprendizado. 

Aro 14

Para crianças um pouco maiores, esse modelo é para crianças na faixa dos 4 anos. O peso máximo suportado por esse tamanho de aro é de até 25 kg e a altura ideal da criança é de até 1,10m.

As bicicletas de aro 14 também costumam acompanhar rodinhas laterais e podem ser encontradas com estrutura de aço, que garante uma maior durabilidade.

Aro 16

Indicado para crianças em torno dos 6 anos, esses modelos começam algumas características presentes em bicicletas maiores, como estrutura de alumínio e pneu com câmara de ar. Também é possível encontrar modelos com rodinhas laterais.

O peso máximo indicado suportado pelas bicicletas de aro 16 é de 30 kg e a altura ideal da criança deve ser de até 1,20 m.

Aro 20

Essa bicicleta é ideal para crianças que já têm uma noção melhor para pedalar, podem ser usadas por crianças com mais de 7 anos, com altura máxima de 1,45 m e peso de até 45 kg.

Algumas bicicletas de aro 20 possuem até marcas de 18 velocidades.

Altura do banco e do guidão

As crianças precisam tocar o chão com ambos os pés ao sentarem na bicicleta. Portanto, ao ajustar a altura do banco, deve ser mantido um espaço de 2 a 3 cm entre o tubo superior e o cavalo.

Já o guidão, o ideal é que ele fique próximo à altura dos ombros. Um guidão muito alto ou muito baixo dificulta o controle da bicicleta.

Marcha

Aparentemente, um câmbio de várias marchas pode parecer uma vantagem, mas para uma criança pode apenas proporcionar uma complexidade desnecessária, além de deixar a bicicleta mais pesada.

Caso decida optar por uma bicicleta com marcha, prefira a de acionamento giratório, porque é mais simples e intuitivo para crianças e lembre-se de verificar se o acionamento é fácil e não exige força.

Freio

Lembre-se de prestar bastante atenção nas manetes de freio, veja se a empunhadura não é grande demais e se não exige muita força para acionamento.

Os cabos de freio não devem estar salientes e nem desfiados, o ideal é que eles estejam protegidos por terminais de alumínio.

Manoplas do Guidão

As manoplas do guidão devem ser macias e de diâmetro pequeno, o que possibilidade às crianças uma pegada mais firme.

Corrente

O acessório conhecido como cobre-correntes é importantíssimo para a segurança das crianças.

Afinal, ninguém quer que a criança leve um susto enrolando, por exemplo, sua roupa na corrente da bicicleta ou, até mesmo, machucando os pés nas engrenagens da bicicleta.

Acessórios

Quem não gosta de colocar acessórios na bicicleta? Leve em consideração a compra de alguns itens para causar ainda mais interesse na criança.

Indicamos a compra de buzina, garrafinha e capacete na medida apropriada.

 

E aí, qual bicicleta infantil é a melhor opção? Se você quiser ver alguns modelos, aqui no Zoom tem muitas bicicletas. E não custa lembrar que são muitos produtos para você comparar preços, inclusive mais produtos de Esporte e Lazer.

Leia também:

Mais sobre o /deumzoom:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em bicicleta