Como escolher uma bicicleta infantil?

Aproveite o nosso Guia de Compras com dicas para escolher uma bicicleta para o seu filho

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

As bicicletas infantis, além de serem um divertimento para as crianças, ajudam no desenvolvimento do senso de direção, coordenação e equilíbrio, proporcionando mais independência e confiança para os pequenos. Atualmente, existem modelos de bicicletas infantis para cada idade e peso da criança – desde as bicicletas de equilíbrio, que podem ser usadas a partir dos 18 meses, até as bicicletas de aro 24, indicadas para crianças entre 9 e 12 anos.

Para escolher a bicicleta infantil ideal, é importante levar em consideração alguns pontos como o tamanho do aro, a altura do banco e do guidão, a idade e o peso da criança e, principalmente, a segurança do produto. Pensando nisso, preparamos um Guia de Compras com tudo o que você precisa saber antes de comprar a melhor bicicleta infantil para o seu filho, independente da faixa etária dele. Dê um Zoom e confira!

Leia também: Melhor bicicleta infantil de 2021: 8 modelos para comprar

Confira o nosso Guia de Compras e veja como escolher uma bicicleta infantil para comprar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira o nosso Guia de Compras e veja como escolher uma bicicleta infantil para comprar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Tipos e Tamanho da Bicicleta

O tamanho da bicicleta infantil depende diretamente da idade, do peso e da altura da criança. O tipo e o tamanho de bicicleta adequados garantem segurança ao seu filho, que deve conseguir subir e descer da bicicleta com tranquilidade, além de ter fácil acesso aos controles e comandos, como os freios, por exemplo.

Para as bicicletas infantis, esses tamanhos são estabelecidos de acordo com o diâmetro do aro em polegadas. Para definir com exatidão o tamanho correto, deve-se levar em consideração, além da idade, do peso e da altura do pequeno, a altura do cavalo.

Como medir a altura do cavalo?

A altura do cavalo é a base de um cálculo para chegar à altura ideal do quadro da bicicleta infantil. Para calcular essa medida, é preciso posicionar a criança em pé, descalça e com as costas e calcanhares encostados em uma parede, mantendo os joelhos retos. Após posicionar a criança da forma correta, pegue uma régua e encoste-a entre as duas pernas para demarcar a posição a ser medida.

Logo depois, usando uma trena ou fita métrica, meça a distância entre a parte de cima da régua e o chão. A altura do cavalo é a distância das solas dos pés até a região que vai ser apoiada no selim (banco).

Bicicleta de Equilíbrio

A bicicleta de equilíbrio pode começar a ser usada a partir dos 18 meses de vida. O grande diferencial desse modelo é que as crianças se sentem mais confortáveis, já que conseguem colocar os pés no chão. Ela ajuda a trazer mais confiança ao andar na bicicleta, tornando a transição para os pedais mais fácil.

Nesse modelo, as crianças aprendem a se equilibrar, virar e manobrar de forma intuitiva, com menos medo de cair. A maioria das bicicletas de equilíbrio contam com limitador de giro no guidão, evitando que o guidão dê uma volta completa e danifique o freio, trazendo maior segurança para os pequenos.

Bicicleta Infantil (Aro 12)

A bicicleta infantil de aro 12 é indicada para crianças com idade entre 2 anos e 3 anos meio ou que pesem até 21kg. No caso das bicicletas de aro 12, a altura da criança deve ser de, no máximo, 1m. Esse é o menor aro para bicicletas infantis.

Essas bicicletas infantis geralmente contam com rodinhas laterais e limitador de giro no guidão para manter as crianças mais seguras e ajudar no equilíbrio. Além disso, elas também trazem um design mais atrativo, que pode incluir cestas, buzinas e faróis.

Bicicleta Infantil (Aro 14)

A bicicleta infantil de aro 14 é uma bicicleta infantil para 4 anos e que suporta o peso máximo de 25kg. A altura ideal para que a criança utilize essa bike de forma confortável é de até 1,10m. Ela também costuma acompanhar rodinhas laterais para auxiliar no equilíbrio, no aprendizado e na confiança das crianças.

No geral, as bicicletas infantis de aro 14 são encontradas em modelos com estrutura de aço resistente, garantindo uma maior durabilidade e qualidade do produto.

Bicicleta Infantil (Aro 16)

A bicicleta infantil de aro 16 é indicada para crianças em torno dos 5 ou 6 anos, com altura de até 1.20m, suportando o peso máximo de 30kg. Esses modelos de bicicleta infantil de aro 16 começam a ganhar características presentes em bicicletas maiores, como estrutura de alumínio e pneus com câmara de ar.

Como nem todas as crianças se adaptam rápido a bicicletas sem rodinhas, também é possível encontrar modelos com esse acessório para ajudar os pequenos a se equilibrar e manter a segurança.

Bicicleta Infantil (Aro 20)

A bicicleta infantil de aro 20 é ideal para crianças que já têm uma noção melhor para pedalar, podendo ser usadas por crianças a partir dos 7 anos, com altura máxima de 1,45m. Seu peso indicado é de até 45kg.

Essas bicicletas infantis de aro 20 são mais parecidas com as bicicletas de adultos. Alguns modelos, inclusive, contam com marchas de até 18 velocidades, por exemplo.

Bicicleta Infantil (Aro 24)

A bicicleta infantil de aro 24 ainda se encaixa na categoria de bicicletas para crianças, mas está próxima às bikes de ciclistas adultos. Ela é indicada para crianças entre 9 e 12 anos que tenham altura de até 1,50m.

As bicicletas nesse tamanho de aro já começam a apresentar ainda mais características diversas, como diferentes tipos de freios, materiais mais resistentes, como aço e alumínio, marchas com até 21 velocidades e suspensão dianteira.

Altura do Banco

A altura do banco da bicicleta infantil é um fator importante na hora da compra (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A altura do banco da bicicleta infantil é um fator importante na hora da compra (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para escolher a altura do banco correta, existem alguns pontos de atenção. Nas bicicletas de equilíbrio e nas primeiras bicicletas infantis, os pés das crianças precisam estar planos no chão enquanto estiverem elas estiverem sentadas.

Já no caso das bicicletas com rodinhas laterais ou com pedais, as crianças devem ser capazes de tocar o chão apenas com os dedos dos pés. Isso garante que os pequenos consigam subir ou descer da bicicleta de forma segura e traz mais confiança para as pedaladas.

Altura do Guidão

A altura do guidão da bicicleta infantil deve ser próxima à altura dos ombros (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A altura do guidão da bicicleta infantil deve ser próxima à altura dos ombros (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Em relação à altura do guidão, o ideal é que ele fique próximo à altura dos ombros. Um guidão muito alto ou muito baixo dificulta o controle da bicicleta infantil, além de tornar as pedaladas desconfortáveis, já que as crianças não estarão em uma postura correta.

Vale lembrar que a altura do guidão está diretamente relacionada à altura do banco. Nos modelos de bicicleta infantil em que é possível mexer na altura do banco, é importante verificar se o guidão continua em uma altura confortável para a criança.

Manoplas do Guidão

As manoplas do guidão da bicicleta infantil precisam ser macias e confortáveis (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
As manoplas do guidão da bicicleta infantil precisam ser macias e confortáveis (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

As manoplas do guidão são acessórios extremamente importantes para ajudar na aderência das mãos das crianças, tornando as bicicletas infantis mais seguras e trazendo mais confiança para os pequenos.

Por isso, opte sempre por manoplas mais macias e de diâmetro pequeno, que caibam de forma confortável nas mãos das crianças e as ajude a manter uma pegada mais firme enquanto pedalam.

Selim (Banco)

O selim da bicicleta infantil também precisa ser confortável e resistente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O selim da bicicleta infantil também precisa ser confortável e resistente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O selim, ou seja, o banco da bicicleta infantil precisa ser adequado ao tamanho da bike e, também, ao peso da criança. Os mais indicados são os bancos feitos com materiais mais confortáveis, leves e resistentes.

Isso porque um selim de qualidade ajuda a criança a ter mais segurança na hora de pedalar, já que o objetivo desse produto é sustentar grande parte do peso do ciclista.

Marcha

A marcha pode ser uma vantagem ou uma desvantagem em uma bicicleta infantil (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A marcha pode ser uma vantagem ou uma desvantagem em uma bicicleta infantil (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

As bicicletas infantis com várias marchas podem ser uma vantagem para os ciclistas mais experientes, mas para as crianças isso pode apenas proporcionar uma complexidade desnecessária, além de deixar a bike mais pesada. O mais importante para os pequenos que estão começando a pedalar é aprender a se equilibrar e a ganhar confiança na atividade.

Geralmente, as bicicletas infantis de aro 20, que são indicadas para crianças de 7 anos ou mais, contam com mais opções de marchas. Caso decida optar por uma bicicleta com marcha, prefira a de acionamento giratório, porque é mais simples e intuitivo para crianças. E lembre-se de verificar se o acionamento é fácil e não exige força.

Freio

O freio na bicicleta infantil precisa ser seguro e não deve exigir tanta força (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O freio na bicicleta infantil precisa ser seguro e não deve exigir tanta força (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

As opções de freio vão aumentando conforme as crianças vão ganhando habilidades de condução nas bicicletas infantis. As bicicletas de equilíbrio, por exemplo, não contam com freios, já que as crianças controlam tudo com os pés. Já alguns modelos iniciantes trazem o freio contrapedal, que funciona ao pedalar para para trás.

Durante o crescimento das crianças, os músculos das mãos se desenvolvem mais, tornando mais confortável e seguro o uso de freios de mão. Existem alguns tipos de freios seguros para bicicletas infantis, como o V-Brake, o mais comum entre as bikes para crianças. E lembre-se de prestar bastante atenção se a empunhadura não é grande demais ou se não exige muita força para o acionamento.

Corrente

A corrente na bicicleta infantil deve ser de qualidade para evitar acidentes (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A corrente na bicicleta infantil deve ser de qualidade para evitar acidentes (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

As correntes funcionam transmitindo a energia das pedaladas para as rodas, sendo uma das partes mais importantes da bicicleta infantil. Uma corrente de qualidade garante pedaladas mais seguras e evita possíveis acidentes.

Um acessório muito importante para ter nas bicicletas infantis é o cobre-correntes, que funciona como uma proteção para que a criança não leve um susto enrolando sua roupa na corrente da bicicleta ou até mesmo machucando os pés nas engrenagens.

Acessórios

Na hora de comprar a bicicleta infantil ideal, alguns acessórios são importantes de serem considerados, pois vão trazer segurança para os pequenos enquanto pedalam. Entre eles estão itens como capacete, rodinhas, garrafinha e buzina. Existem modelos de bicicletas infantis que trazem alguns desses acessórios incluídos, mas, caso não tenha, valem a pena serem comprados.

Capacete

O capacete é um item indispensável na hora de andar de bicicleta (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O capacete é um item indispensável na hora de andar de bicicleta (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O capacete infantil é um item indispensável para as crianças na hora de andar de bicicleta. É importante acostumar a criança desde pequena com o uso desse item, pois o capacete ajuda a mantê-la segura contra impactos causados por tombos ou batidas em objetos, podendo evitar até acidentes graves.

Ao escolher um capacete, esteja atento a alguns pontos como o tamanho correto, a qualidade do material e o sistema de travamento que impede que o capacete caia da cabeça da criança. Quando mais durável e resistente o material for, mais seguro será o capacete. Além disso, é fundamental verificar se o produto possui certificação do INMETRO e da NBR.

Rodinhas

As rodinhas ajudam a criança a conquistar confiança na hora de pedalar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
As rodinhas ajudam a criança a conquistar confiança na hora de pedalar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Usar rodinhas laterais é uma ótima forma de ajudar as crianças a conquistarem mais confiança nas pedaladas, além de dar uma maior sensação de liberdade. A rodinha é uma boa opção para crianças que já são muito grandes para as bicicletas de equilíbrio, ou que precisam de um tempo maior para ganhar confiança.

Vale lembrar que é importante respeitar o tempo dos pequenos de se sentirem seguros em cima das bicicletas infantis. Portanto, quando eles se sentirem mais tranquilos com a ideia de remover as rodinhas, é o momento ideal de fazer isso.

Garrafinha

A garrafinha auxilia na hidratação durante as pedaladas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A garrafinha auxilia na hidratação durante as pedaladas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Andar de bicicleta é uma atividade que demanda um enorme gasto de energia. Por isso, é importante habituar os pequenos sobre a importância de se manter hidratado. Quando você compra uma bicicleta com suporte para garrafinha e, principalmente, se a garrafinha combina com a bike, os pequenos se sentem incentivados a estarem com ela o tempo todo. Dessa forma, manter a rotina de beber água fica ainda mais fácil.

Buzina

A buzina é um item que também pode evitar acidentes (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A buzina é um item que também pode evitar acidentes (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ter uma buzina acoplada à bicicleta infantil ajuda as crianças a aprenderem a sinalizar de forma divertida e dinâmica. Além disso, esse é um item que pode evitar acidentes, pois, ao pedalar em um local cheio, por exemplo, a buzina avisa às pessoas que estão à frente que a criança vai passar pedalando por ali.

Pronto! Agora que você sabe já todos os termos, tecnologias e diferenciais existentes no mundo das bicicletas infantis, fica mais fácil encontrar o modelo ideal para o seu filho. Dê um Zoom!

Leia também: