Entenda antes de comprar em Bicicleta

Como escolher uma bicicleta?

Tamanho de quadro, tipo de bike... Veja os detalhes que fazem a diferença na hora de escolher uma bicicleta.

como escolher uma bicicleta
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Andar de bicicleta pode ser visto como forma de lazer, atividade física, esporte, competição e mesmo transporte. Por isso, ao escolher a bicicleta certa para você, é preciso considerar alguns fatores importantes.

Qual o uso que você vai fazer da bicicleta? Em qual tipo de terreno vai pedalar? Qual sua altura? Você vai querer colocar acessórios na bike, como uma cestinha? Essas são algumas das principais questões.

A boa notícia é que, depois de entender alguns pontos, é fácil descobrir como escolher uma bicicleta perfeita para o seu dia a dia. Veja algumas dicas sobre como escolher uma bicicleta:

Uma das primeiras coisas que você vai notar é que existem diferentes tipos de bicicletas disponíveis, e descobrir qual o mais indicado para você é o primeiro passo:


Leia também: As Melhores Bicicletas Elétricas do Momento

Como escolher uma bicicleta para passeio, transporte ou lazer

As bikes de passeio, transporte e lazer estão entre as mais simples do mercado, com elementos básicos que oferecem conforto e segurança para pedaladas em ciclovias, asfalto, pisos de terra lisos e outros terrenos regulares.

Normalmente, essas bikes usam freio do tipo V-Break, de menor custo e boa eficiência em baixa velocidade e aro 26.

Já as opções de marchas são mais variadas, indo das bicicletas sem marcha, mais baratas, até bikes mais complexas, inclusive algumas mountain bikes, legal para quem quer usar as pedaladas como exercício físico ou em transporte e passeios em lugares com ladeiras, já que as marchas oferecem maior controle de velocidade e esforço em descidas, subidas e retas.

Entre esses modelos, também entram as bicicletas elétricas e dobráveis, principalmente para quem quer uma bike para se locomover.

Como escolher bicicleta para trilhas

Se você pretende pedalar por terrenos irregulares, como trilhas ou estradinhas de terra, vale apostar em uma mountain bike, já que sua estrutura é trabalhada para melhor absorção de impactos e estabilidade.

Nesse caso, uma bike com marcha é o mais indicado, sendo que, quanto maior o número de marchas, mais alternativas de controle você vai ter.

Outro ponto essencial ao escolher uma mountain bike é a suspensão, ou seja, a absorção e resposta ao impacto. A suspensão dianteira é indispensável, mas você também pode optar por um modelo com full suspension, que ajuda a estabilizar também o quadro da bike.

Já os freios podem ser dos tipos V-Break, mais simples, freio a disco mecânico, que tem resposta um pouco mais precisa e funciona melhor em climas variados, e freio a disco hidráulico, com respostas mais precisas e suaves, mas custo maior.

Você também vai ver que o aro varia em modelos de 26", 27,5" e 29". As bicicletas com aro 26" são as mais comuns, mas bicicletas aro 29" ficam cada vez mais populares, com arranque mais lento, mas melhor manutenção da velocidade e impactos mais sutis.

Como escolher o tamanho do quadro da bicicleta

Em qualquer um dos casos, o conforto é indispensável, e com certeza você vai sentir mais segurança em uma bicicleta que tenha o tamanho ideal para sua altura. É aí que entra a escolha do tamanho dos quadros:

  • Entre 1,50m e 1,60m - Quadro 15
  • Entre 1,60m e 1,70m - Quadro 16 ou 17
  • Entre 1,70m e 1,80m - Quadro 18 a 20
  • Entre 1,80m e 1,90m - Quadro 21 a 22
  • Mais de 1,90 - Quadro 22

Bicicletas de corrida

Esses são modelos bem específicos para quem vai treinar para competições de velocidade. Normalmente, o material é mais leve e os pneus são mais finos, além de guidão mais baixo, em posição que favorece a velocidade, mas não são muito confortáveis para passeios.

Com tantas particularidades, essas bicicletas são indicadas para quem já tem mais experiência e conhecimento no esporte.

 

Leia também: Qual a melhor Mountain Bike?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em bicicleta