Bicicleta branca encostada em parede branca com uma mulher ao lado

Tamanho de bicicleta: qual a bicicleta ideal para a sua altura?

Saiba como escolher o tamanho de bicicleta ideal para ter o melhor desempenho nas ruas

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Escolher a melhor bicicleta, seja para lazer, transporte ou competições, depende de uma somatória de fatores, como é o caso de saber o tamanho ideal do equipamento para a sua altura. Ao comprar uma bike, é importante ponderar aspectos que ajudem a manter a sua saúde. Nesse sentido, a ergonomia da bicicleta é um ponto a ser considerado para que o bem-estar do ciclista seja preservado.

A escolha do tamanho do quadro e do tamanho do aro da bicicleta influenciam diretamente no desempenho das pedaladas e na segurança do usuário. Para que uma bike seja confortável, é preciso que você saiba o tamanho de bicicleta para você. Essa medida é encontrada pela sua altura, e evita que você não erre na hora de adquirir uma bicicleta.

Quer saber qual a bicicleta ideal para a sua altura? Pedimos a ajuda do especialista Lucas Moreira, que é personal trainer, para selecionar as dicas mais importantes. Veja só!

Leia também: Como escolher a bicicleta ideal?

Confira o canal do Zoom no YouTube:

Veja mais: Como escolher uma bicicleta infantil?

Tamanho do Quadro

O tamanho do quadro da bicicleta deve estar de acordo com a altura do ciclista para um pedal satisfatório e sem dores pelo corpo. O quadro é o corpo da bicicleta. Seja ele produzido em ferro, alumínio ou carbono, o quadro pode influenciar positiva ou negativamente o objetivo do usuário.

Segundo Lucas, existe um tamanho de quadro indicado para cada altura - e em cada tipo de bicicleta. No entanto, para acertar na hora da compra, é preciso considerar não apenas essa indicação, mas outras medidas importantes do corpo.

"Em relação ao tamanho do quadro, você deve levar em conta a sua altura, mas lembrando que o comprimento das pernas também faz diferença. Por isso, a melhor dica é se basear pelo tamanho do cavalo (que é a distância em cm do solo até a sua pelve)", explica o profissional.

Essa dica é importante porque duas pessoas de mesma altura podem ter pernas de comprimentos diferentes, por exemplo. E isso pode impactar no conforto durante o uso da bike. Afinal, tamanhos muito fora da sua altura e/ou tamanho do cavalo podem prejudicar a ergonomia bicicleta.

Mountain Bike

A Mountain Bike (MTB) é um modelo de bicicleta requisitado para quem pedala em trilhas, principalmente pelo seu poder de adaptação em diversos terrenos. Ela também é recomendada para percursos longos nas ruas das cidades. Isso porque essas superfícies costumam ser bastante irregulares.

O quadro da Mountain Bike traz duas variedades principais: o quadro rígido (hardtail) e o quadro com suspensão (full suspension). Ambos são feitos para enfrentar tanto estradas lisas quanto irregulares, e até trilhas mais pesadas. Os tamanhos dos quadros da Mountain Bike variam entre S (pequeno), M (médio), L (grande) e XL (extra grande).

Cada tamanho de quadro é referente a um tamanho de bicicleta. Confira:

  • Tamanho S (quadro 15" ou 16"): 1,65 até 1,71m
  • Tamanho M (quadro 17" ou 18"): 1,72 até 1,76m
  • Tamanho L (quadro 19"): 1,77 até 1,82m
  • Tamanho XL (quadro 21"): 1,83 até 1,90m ou mais

Agora, se quiser tirar a prova real considerando o tamanho do cavalo para mountain bike, a dica é:

Fique descalço, com as pernas levemente afastadas. Para ter mais precisão na medida, encoste-se em uma parede. Depois, com uma fita métrica, veja qual é a distância do chão até a sua pelve - esse é o tamanho do seu cavalo.

Agora, com essa medida, transforme os centímetros em polegadas e subtraia por 14. Em seguida, arredonde o número encontrado para o mais próximo do quadro da bike.

Por exemplo: uma pessoa tem 80cm de tamanho do cavalo. Em polegadas, isso significa 31,49. Depois de substrair 14 de 31,49 temos o valor de 17,49. Arredondando o número, descobrimos que, para essa pessoa, o tamanho ideal de quadro de bicicleta mountain bike é 18.

Veja as melhores ofertas de Mountain Bike no Zoom!

Leia também: Melhor mountain bike de 2021: 10 modelos para comprar

Bicicleta Speed

A bicicleta Speed é um modelo de bicicleta pensado para o ciclismo de estrada. Portanto, a busca pelo melhor desempenho é o objetivo desse tipo de bike. Essas bicicletas têm como foco um menor peso para não atrapalhar o rendimento do ciclista. Diferente da Mountain Bike, a bicicleta Speed geralmente apresenta seus tamanhos em centímetros para indicar o quadro ideal. Veja:

  • Tamanho do quadro 46 até 50cm: 1,50 até 1,60m
  • Tamanho do quadro 50 até 53cm: 1,60 até 1,70m
  • Tamanho do quadro 53 até 56cm: 1,70 até 1,80m
  • Tamanho do quadro 56 até 59cm: 1,80 até 1,90m
  • Tamanho do quadro 59 até 63cm: 1,90 até 2,00m
  • Tamanho do quadro 63cm ou maior: 2,00m ou mais

Nesse caso, se quiser considerar também o tamanho do cavalo para bicicleta speed, a dica é:

Siga o mesmo passo a passo anterior para encontrar a medida do tamanho do cavalo. Em seguida, multiplique o número encontrado em centímetros por 0,65 cm.

Por exemplo: se o seu tamanho do cavalo é 80cm, a multiplicação desse valor por 0,65 será igual a 52. Aproxime esse número ao mais perto das possibilidades de tamanhos de quadro e, assim, o tamanho ideal do quadro para bicicleta speed será 53.

Confira as melhores ofertas de bicicleta Speed no Zoom!

Veja mais: Melhor bicicleta dobrável de 2021: 5 modelos para comprar

Bicicleta de Passeio

A bicicleta de passeio ou urbana é um modelo de bicicleta indicado para quem quer pedalar por lazer. São modelos que apresentam uma ótima performance em ciclovias e parques. Ela não é recomendada como meio de transporte por apresentar um desempenho inferior em relação à velocidade e em ladeiras. O tamanho do quadro da bicicleta de passeio também deve ser escolhido pela altura. Confira:

  • Tamanho do quadro 14": 1,50 até 1,60m
  • Tamanho do quadro 16": 1,60 até 1,70m
  • Tamanho do quadro 17" ou 18": 1,70 até 1,80m
  • Tamanho do quadro 19" ou 20": 1,80 até 1,90m
  • Tamanho do quadro 21" ou 22": 1,90 ou maior

Veja as melhores ofertas de bicicleta de passeio no Zoom!

Leia também: Melhor bicicleta de 2021: 13 modelos para comprar

Bicicleta Elétrica

A bicicleta elétrica é um modelo de bcicleta para quem está querendo sair de uma rotina sedentária ou quer mais agilidade e conforto para se locomover diariamente. Ela é totalmente ou parcialmente movida por um motor elétrico. Esses modelos geralmente têm seu tamanho de quadro indo desde 14" até 26", e funcionam com medidas similares às bicicletas de passeio.

Confira as melhores ofertas de bicicleta elétrica no Zoom!

Veja mais: Melhor bicicleta elétrica de 2021: 5 modelos para comprar

Bicicleta Infantil

As bikes urbanas têm uma linha de bicicleta infantil, que podem já vir com rodinhas para ajudar a criança a realizar suas primeiras pedaladas. São modelos de bicicleta com materiais resistentes e que auxiliam a manter uma boa estabilidade. Nesse caso, tanto a altura quanto a idade da criança interferem diretamente na escolha pela melhor bicicleta infantil. Veja:

  • Tamanho do quadro 12": 89 até 1,02m
  • Tamanho do quadro 16": 99 até 1,17cm
  • Tamanho do quadro 20": 1,14 até 1,32m
  • Tamanho do quadro 24": 1,30 até 1,60m

Ou:

  • 2 anos a 3 anos e meio: Aro 12
  • 3 anos e meio a 6 anos: Aro 16
  • 6 anos a 9 anos: Aro 20
  • 9 anos a 12 anos: Aro 24
  • A partir de 12 anos: Aro 26 (Adulto)

Veja as melhores ofertas de bicicleta infantil no Zoom!

Leia também: Melhor bicicleta infantil de 2021: 8 modelos para comprar

Tamanho do Aro

O tamanho do aro da bicicleta é outra medida que depende de bastante atenção. Os aros compõem as rodas da bicicleta. Em geral, o tamanho de aro mais comum para uma bicicleta de adulto é o aro 26. Já o aro 29 foi criado recentemente para a Mountain Bike, a fim de proporcionar melhor desempenho em trilhas.

Segundo o personal trainer, o aro também deve ser escolhido de acordo com a altura de quem irá usar a bicicleta.

"O tamanho do aro impacta na distancia da bike até o chão. Sabendo isso, de maneira bem simplificada, as pessoas com estatura até 1,70m devem dar preferência para os aros 26 e 27,5. Já para os mais altos, os aros 29 são os indicados", explica.

Aro 26

Em geral, a bicicleta de aro 26 é a mais comum no mercado. Esse tamanho de aro garante agilidade e um peso reduzido quando comparado a aros maiores. Além disso, ele garante eficiência em terrenos urbanos e em trilhas.

Um de seus maiores pontos positivos é a resistência. Isso é possível justamente por conta de seu diâmetro compacto, o que também garante à bike eficiência para manobrar em curvas e obstáculos.

A desvantagem das bicicletas de aro 26 é que elas contam com uma área menor de contato com o solo, o que pode prejudicar a tração e estabilidade durante o uso. Além disso, elas necessitam de uma força maior das pernas e, consequentemente, maior esforço.

Aro 27,5

A bicicleta de aro 27,5 é uma opção mais difícil de se encontrar, mas que vem ganhando espaço e crescendo no mercado. Diferentemente das bikes de aro 26, essas bicicletas trazem boa área de contato com o solo, oferecendo maior tração e estabilidade.

Um dos pontos positivos dessa bike é que ela é ótima para curvas e velocidades altas. Outro ponto alto das bicicletas de aro 27,5, é que elas mantêm sua velocidade com mais facilidade, trazendo um melhor desempenho para o ciclista, sem que ele precise de esforços extras.

Aro 29

A bicicleta de aro 29 é um modelo que está ganhando bastante popularidade. Uma de suas características é o fato de proporcionar uma arrancada lenta por conta de seu diâmetro. Por outro lado, depois que o ciclista pega o embalo, é bom contar com um bom sistema de freios.

Ela proporciona uma maior área de contato com o chão, de forma a garantir ainda mais tração e estabilidade. No entanto, se a ideia é pedalar em trilhas, esse tipo de bike pode não ser boa escolha, pois existe uma dificuldade maior em manobrar bicicletas de aro 29.

Por fim, alguns ciclistas afirmam que as bicicletas de aro 29 são ideais para quem tem 1,80m, ou mais, e que, por isso, usuários mais baixos devem optar pelos modelos de 26" ou 27,5".

Aro 700

A bicicleta de aro 700 traz um padrão bem similar à bike de aro 29, mas se diferencia por causa de sua largura interna, que é mais estreita. Ela é leve e frágil, mas garante uma velocidade muito superior. Por isso, é uma opção mais comum para o perfil de estrada.

Explicando: essas bicicletas trazem pouco peso, já que o intuito é ganhar velocidade, servindo bem para pedaladas no asfalto ou em trilhas. A desvantagem desse aro é que as bikes geralmente são mais frágeis do que os outros tamanhos.

Qual a bicicleta ideal para a sua altura?

O tamanho de bicicleta ideal vai depender da sua altura

O tamanho de bicicleta está diretamente relacionado à sua altura (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O tamanho de bicicleta está diretamente relacionado à sua altura (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como dito anteriormente, a bicicleta ideal para a sua altura depende do modelo de bike que você está buscando. Isso porque cada um oferece funcionalidades que influenciam no tamanho. Dependendo do tamanho do quadro ou do aro escolhido, a bicicleta pode ser mais ágil, leve e responder melhor em determinado ambiente.

Na hora de comprar a sua bicicleta, leve em consideração o tamanho dela, o tamanho do cavalo e a sua altura, mas também analise o tipo de bike, o número de marchas, o sistema de suspensão, o tipo de freio, o seu objetivo pessoal e a superfície em que ela será utilizada. Dessa forma, será mais fácil encontrar o modelo que atenda às suas expectativas.

Leia também: