Entenda antes de comprar em Cafeteira Elétrica

Tudo sobre as cafeteiras expresso

Saiba qual modelo de máquina de café expresso é a ideal para a sua bebida.

Cafeteira expresso
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Com várias opções de funcionamento e design, as cafeteiras expresso estão na moda. Para quem gosta de café com qualidade, praticidade no preparo e variedade no sabor, esses tipos de cafeteiras oferecem muitas possibilidades.

Preços de Cafeteiras Expresso

Mas afinal, como são as máquinas de café expresso e como elas funcionam? Descubra tudo que você precisa saber para aproveitá-las ao máximo!

Diferenciais das cafeteiras expresso

Diferente das cafeteiras elétricas convencionais, as cafeteiras expresso fazem café não só a partir do pó, mas também em grãos e a partir de café prensado em sachês ou cápsulas, dispensando o uso do filtro de papel.

Porém, o que dá um sabor diferenciado e mais encorpado ao cafezinho das cafeteiras expresso é seu método de coagem por pressão mecânica ou de vapor. É o uso de água quente pressurizada que garante aquela espuma cremosa por cima do café, característica que o método de infusão das elétricas não consegue produzir.

Além disso, muitas cafeteiras expresso vêm com recipiente e vaporizador de leite integrados, o que permite o preparo de cafés especiais, como modelos de cafeteira para capuccino e máquinas que preparam macchiato.

Para quem a máquina de café expresso é a melhor opção?

Com um tempo de preparo bastante menor e sabor perfeito para quem toma pequenas xícaras, as cafeteiras expresso têm feito bastante sucesso tanto em casa quanto no escritório. Existem máquinas com reservatórios de tamanhos variados, como as cafeteiras para 2 xícaras, inclusive com preparo simultâneo.

No entanto, mesmo nos modelos maiores, as máquinas de café expresso são mais apropriadas para uso doméstico ou escritório com poucas pessoas, já que na maioria dos modelos a capacidade é reduzida. Então, se você deseja uma cafeteira para preparar bebida em grande quantidade, vale a pena escolher outros tipos de cafeteiras elétricas que tenham uma maior capacidade.

Que tipo de café usar nas cafeteiras expresso?

A cafeteira que usa sachê e a cafeteira com cápsulas estão entre os modelos de cafeteiras expresso mais populares, e uma das suas vantagens é contar com diferentes sabores para a sua bebida.

Há também versões de máquinas de café expresso com porta-filtros, onde você coloca o pó de café e realiza o preparo da bebida.

Outra opção é a cafeteira com moedor, que usa café em grãos. É verdade que geralmente essas cafeteiras expresso são mais caras, mas também preparam um café consistente e muito mais saboroso. E quando moído na hora, você garante o aroma, sabor e cremosidade do café expresso.

Mas qual modelo de cafeteira escolher?

Esse ponto vai depender muito do que você prioriza: praticidade, variedade de sabores, qualidade gourmet ou até mesmo design.

Os modelos de cafeteira expresso que funcionam com sachês e cápsulas garantem o preparo mais ágil e maior facilidade de limpeza. São também uma boa opção para quem deseja variar os sabores.

Em termos de qualidade do café, prefira as cafeteiras expresso com a maior parte do corpo em inox, ao invés de plástico, já que isso garante o sabor do preparo. E para a espuma do seu café expresso ficar com a densidade e textura corretas, sua cafeteira deve ter por volta de 15 bar de pressão.

Qualidade e preparo garantidos, invista no design que tenha a ver com seu estilo. As cafeteiras expresso também são conhecidas pelo modelo sofisticado, com cores e formatos diferentes: ideal para funcionarem também como um item de decoração do seu escritório ou cozinha.

Com uma diversidade de modelos, que varia desde o tipo de café usado até a quantidade de xícaras que essas máquinas são capazes de preparar, invista na cafeteira expresso que mais tem a ver com o seu gosto e garanta um café de qualidade.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em cafeteira elétrica