Zoom indica em Cafeteira Manual

Conheça as 7 melhores cafeteiras francesas e acerte na escolha

Venha conhecer as melhores cafeteiras francesas e saiba como fazer um café mais saboroso e encorpado!

Cafe
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Quem não gosta de um bom café? Encorpado, saboroso, quentinho, acompanhado de um pão de queijo... não tem quem resista. E ele fica ainda melhor se preparado com as melhores cafeteiras francesas do mercado.

Também chamadas de prensas francesas, essas cafeteiras têm um método especial de fazer café. Nela, os grãos moídos precisam ser mais grossos e vão junto com a água quente por alguns minutos. Depois desse tempo, o filtro age como uma prensa, empurrando o pó de café para a parte de baixo da cafeteira e separando-o da bebida.

A grande vantagem desses equipamentos é que a sua prensa consegue extrair certos óleos dos grãos (que ficam presos no filtro de papel nas cafeteiras comuns).

Esses óleos deixam a bebida muito mais saborosa e encorpada do que o normal. Depois dessa pequena explicação, continue com a gente para você conhecer os melhores modelos que selecionamos!

Leia também: As Melhores Cafeteiras do Momento

7. A Cafeteira Francesa Casita é uma alternativa econômica para um bom café

Esse cafeteira Casita se destaca pela praticidade, leveza e economia. Dentre os modelos citados nessa lista, ela tem capacidade menor: apenas 350 ml ou 7 xícaras de 50 ml por uso, mas compensa pelo design colorido e versátil, já que combina com outras peças utilizadas no café da manhã.

A estrutura é de plástico, mas o cilindro é de vidro. Para terminar, a Casita pesa apenas 260 gramas, o que a faz ideal para levar a um piquenique, por exemplo.

6. O acabamento da Cafeteira Mondo Blend é em vidro resistente ao calor

Um dos elementos mais importantes a se considerar ao pesquisar as melhores cafeteiras é o material do cilindro. É ele que recebe a água quente para fazer o café e, portanto, deve ser resistente ao calor. É o caso dessa cafeteira Mondo Blend, da Maxwell & Williams.

O cilindro da prensa francesa é feito de vidro borossilicato, cuja principal característica é ser resistente a altas temperaturas, e por isso, por exemplo, ele é usado na produção de equipamentos de pesquisa para laboratórios químicos e telescópios astronômicos.

Isso garante a durabilidade da cafeteira, que não rachará ou quebrará com os constantes choques térmicos ao fazer o café.

5. Cafeteira French Press Bialetti faz até um litro de café de cada vez

A cafeteira francesa Bialetti se destaca pela sua qualidade de acabamento, design elegante e, principalmente, por sua capacidade de produção.

No mercado, existem cafeteiras francesas com diferentes capacidades. Algumas de 350 ml, outras de 740 ml. Essa French Press Bialetti consegue fazer 1 litro de café em cada utilização, o equivalente a 20 xícaras de 50 ml.

Ela tem um acabamento refinado, com corpo feito em aço inox e o cilindro que recebe o café feito em vidro borossilicato, que é resistente ao calor. Um detalhe interessante é que ela vem com marcações de quantidade de água por xícara de café.

4. Cafeteira French Press Bialetti Basic tem prensa em aço inoxidável

A cafeteira French Press Bialetti Basic é uma versão mais básica do modelo anterior, mas que se destaca por ser bem leve (pesa apenas 370 gramas), feita com o plástico ABS, e portátil, não precisa de energia elétrica para funcionar, você pode levá-la para qualquer lugar. Ah! E vale ressaltar que ela produz com a mesma capacidade e qualidade da sua irmã mais parruda.

Além disso, ela tem a prensa feita em aço inox, que garante a qualidade da extração dos óleos do café, é feita em vidro borossilicato temperado e tem capacidade para 1 litro de café por uso.

3. Cafeteira Francesa Cremeira Express, leve e com design sofisticado

Nem tudo em uma cafeteira francesa é funcionalidade. Muito do seu atrativo vem do charme e da qualidade do café que ela produz, que é o caso da cafeteira francesa Cremeira Express. Seu design é sofisticado, com corpo em plástico resistente preto e tampa redonda. O visual harmoniza muito bem com decorações modernas e descoladas, não acha?

A capacidade da cafeteira é de 600 ml (ou 12 xícaras de 50 ml), sua prensa é de aço inox e o peso é de 360 gramas.

2. Cafeteira Francesa Tramontina tem acabamento em vidro duplo de 8 cm

O principal destaque dessa cafeteira francesa Tramontina é o acabamento em vidro duplo de 8 centímetros que, ao contrário dos outros modelos presentes nesse artigo, ele não é composto por três peças (cilindro, corpo e prensa), mas sim por duas: corpo e prensa.

O vidro duplo deixa a cafeteira mais resistente ao choque térmico e aumenta a sua vida útil, permitindo que ela seja utilizada por muitos anos se bem conservada.

No mais, ela vem com prensa de aço inox, capacidade para 1 litro de café por utilização e um design todo em vidro muito elegante e sutil.

1. Prensa Francesa KitchenAid: tem balança, timer e acabamento em inox

Todas as prensas francesas funcionam mais ou menos no mesmo modelo: corpo, cilindro e prensa. Coloca-se a água com o café, espera um pouco, usa a prensa para separar os dois e serve. Lava tudo e depois repete.

A KitchenAid mudou um pouco o processo com uma das melhores cafeteiras francesas do mercado, sem a menor dúvida. O destaque desse modelo fica por conta do timer integrado (que controla o tempo de infusão do café) e a balança própria, usada para pesar os grãos e acertar na proporção para deixar a bebida mais saborosa possível.

Essa cafeteira KitchenAid tem capacidade para 740 ml de café (equivalente a 15 xícaras de 50 ml) e acabamento de parede dupla em aço inox, para conservar o calor da bebida por mais tempo. Além disso, ela não precisa de energia elétrica para passar o café. Só o timer e a balança que pedem duas pilhas AAA.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!