Entenda antes de comprar em Cafeteira Manual

Como usar cafeteira italiana?

Café quentinho e saboroso de forma prática e rápida: Veja como é fácil fazer café na cafeteira italiana Moka.

como usar cafeteira italiana
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

A cafeteira italiana, mais conhecida como Moka, está presente em quase 90% das casas italianas faz um café saboroso e encorpado, além de ser muito prática de usar. Ela é muito fácil de ser encontrada, está disponível em vários tamanhos e tem preço bastante popular. Porém, muitas pessoas acabam não comprando esse tipo de cafeteira porque não sabem usá-la.

Para acabarmos de uma vez por todas com esse mistério, nós aqui do Zoom preparamos esse artigo para te ensinar como fazer café na cafeteira italiana. Confira!

Antes de começar, é importante saber que a cafeteira italiana é divida em três partes. A parte de baixo é a caldeira, onde vai a água. A parte do meio é o funil, onde vai café em pó. A parte de cima é o recolhedor, onde ficará armazenado o café pronto.

A escolha do café também é importante para o correto funcionamento da cafeteira italiana Moka. Dê preferência para cafés com moagem de grau médio para grosso. O pó fino dificulta a passagem da água.

Agora então, vamos preparar o café:

  • A primeira coisa a fazer é desrosquear a caldeira e enchê-la com água mineral ou filtrada até aproximadamente 1 cm abaixo da válvula de segurança.
  • Encaixe o filtro em forma de funil na caldeira e encha-o com pó de café, mas sem apertar.
  • Termine de montar a cafeteira, rosqueando o recolhedor (parte superior).
  • Coloque algumas gotas de água fria ou gelada no recolhedor para evitar que o café pronto fique com gosto amargo por entrar em contato com o metal quente.
  • Leve a cafeteira italiana ao fogão, em fogo baixo.
  • Mantenha a tampa da parte superior da cafeteira aberta e fique por perto para ver quando o café pronto começar subir. Quando isso acontecer, feche a tampa da cafeteira e retire-a do fogo.
  • A pressão formada na caldeira fará com que todo o café passe para o recolhedor.

 

Viu como é fácil preparar café na cafeteira italiana? Agora, é só você fazer um café delicioso aí na sua casa.

 

Leia também: As melhores cafeteiras elétricas em 2018

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!