Zoom indica em Câmera Digital

5 dicas para fotografar pessoas com sua câmera digital

Tire fotos dos seus amigos e familiares com muito mais qualidade.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Não é preciso entender tudo de fotografia ou ter uma potente câmera digital profissional para tirar boas fotografias. A maioria das câmeras digitais comuns possui recursos suficientes para suprir suas necessidades.  Para quem está começando agora, o ideal é conhecer algumas regras essenciais para uma boa fotografia. Confira 5 dicas interessantes de como fotografar pessoas usando a sua câmera.

Aproxime-se para fotografar a pessoa

Apesar de o foco principal aqui ser fotos de pessoas, e não o ambiente, a escolha do fundo também é muito importante. Os elementos do fundo, quando são chamativos demais, podem tirar a atenção. Por outro lado, se estiverem no contexto da foto, vão dar um bom efeito no resultado final.

Mas se você quiser tirar foto da pessoa e nada mais, chegue perto o suficiente para que apareçam o rosto e o corpo, até um pouco acima do umbigo. Vale a pena também chegar ainda mais perto: se você usar sua máquina fotográfica para fotografar apenas o rosto, dará destaque para alguns detalhes, como sorriso e olhar, que de perto fazem toda a diferença.

Como fotografar pessoas

No mercado, há máquinas com recursos interessantes, como câmeras com detector de sorriso e até câmeras com detector de piscada, e dão aquela ajudinha na hora do registro.


Fique no mesmo nível da pessoa

Se você vai fotografar pessoas mais baixas ou uma criança, abaixe-se. Fotos tiradas de cima achatam as pessoas e dão impressão de elas serem ainda menores.

O mesmo vale para fotos de alguém mais alto. Se a câmera digital estiver voltada para cima, o modelo ficará alongado e parecendo muito próximo ao teto. Para garantir uma boa foto, a câmera deve estar no nível dos olhos da pessoa fotografada.

Use a câmera digital na melhor luz

Melhor não quer dizer maior. Evite tirar fotos de pessoas em lugares excessivamente claros. Muita luz irá criar pontos muito claros e outros muito escuros na mesma foto. Para isso não acontecer, se o ambiente for muito claro, procure uma sombra (árvores, guarda-sol, entre outros). No caso de um ambiente com pouca luz, o fundo pode desaparecer na foto e as pessoas podem sair com movimentos desfocados. Tente encontrar um fundo mais claro, enquanto as pessoas estão com menos luz nelas, e use o flash da câmera para iluminá-las.

Encontre a posição perfeita

Se usar a sua câmera digital em local aberto, é importante observar a posição do sol. Se o sol estiver atrás da pessoa fotografada, ela pode ficar escura demais e não aparecer. Mas se ele estiver atrás de quem fotografa, estará incidindo diretamente sobre os olhos da pessoa, o que pode fazer com que ela saia com a expressão contraída, e provavelmente sua sombra também apareça na foto. O ideal é que o sol esteja atrás de você, mas um pouco mais para um dos lados, como uma diagonal.

Conheça o flash da sua câmera

O flash das câmeras digitais alcança uma média de 3 metros de distância. Se você estiver muito próximo, a foto ficará clara demais, e muito longe, escura demais. Leia o manual da sua câmera para saber a distância mínima e máxima de cada potência do flash.

Depois de conhecer melhor o mundo da fotografia com essas dicas, experimente usá-las para fotografar pessoas e ter um ótimo resultado.  

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital