Zoom indica em Câmera Digital

Canon PowerShot SX30 IS ou Nikon D3100: qual dessas poderosas é a melhor?

Compare prós e contras das câmeras que estão entre as mais vendidas do mercado.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Os amantes da fotografia não titubeiam: são duas das melhores câmeras digitais atualmente disponiveis, pertencentes a duas marcas super conceituadas no mercado, câmeras canon e câmeras Nikon. Mas como escolher entre a Canon Power Shot SX30 IS e a Nikon D 3100? A seguir, comparativos que podem auxiliar na busca do seu equipamento fotográfico.

 

  Canon Power Shot SX30 IS Nikon D3100
Design
Tela
Lente
Sensor
Uso para trabalho

 

Design

Ambos equipamentos fotográficos apresentam design diferenciado. São câmeras resistentes e modernas. Entretando, a câmera Nikon acaba por se destacar. A grande jogada da Nikon com o lançamento desse equipamento foram as lentes intercambiavéis que facilitam a troca para cada situação a ser fotografada.

Em compensação, a câmera Canon tem um design mais compacto e, por isso, é bem mais leve, podendo ser carregada para qualquer lugar mais facilmente.

Tela

Mais uma vez, a Nikon se destaca. Além do tamanho - 3 polegadas, comparadas às 2,7" da câmera Canon - ela é rebatível, facilitando enquadramentos panorâmicos e oferecendo proteção quando a máquina não está sendo utilizada. Além disso, a Nikon D3100 apresenta a função visualização ao vivo (Live View), que permite manter o foco da lente por mais tempo, aguardando, através do visor LCD, o momento certo para o disparo da foto.

Lentes

As duas câmeras ganham pontos neste quesito. A Canon Power Shot SX30 IS apresenta o conjunto 35x de zoom óptico, equivalente a uma 24-840mm no formato 35mm. Além disso, apresenta o sistema Ultra Sonic Motor e o Voice Coil Motor, que auxiliam o desempenho do zoom e autofocus totalmente silenciosos.

Contudo, a Nikon D3100 tem lentes intercambiáveis, ou seja, você tem mobilidade total para comprar lentes separadamente e usar a que melhor se adequa as suas fotos.

Sensor

As duas câmeras digitais Apresentam praticamente as mesmas funções no quesito sensor: 14,2 e 14,1 megapixels (Canon e Nikon, respectivamente), que permite criar impressões de tamanho A2+, proporcionando imagens detalhadas que podem ser recortadas de forma criativa sem comprometer a qualidade.

Detalhe importante é que a sensibilidade à luz (boost) é ruim na Canon Power Shot SX30 IS enquanto que na Nikon D3100, este valor chega a 12800.Quando não temos o boost em um equipamento, os ruídos nas fotos ficam bem mais notavéis, tornando a imagem capturada cheia de granulações, efetivamente não produzindo uma boa composição fotográfica. Por isso, mais uma vez, a Nikon se destaca. Ao apresentar esta função, cria um facilitador na hora de capturar determinado tipo de condição de luz. Ou seja, é mais versátil.

Uso para o trabalho

A capacidade de capturar filmes em HD está presente nas duas máquinas fotográficas, sendo uma opção para quem quer exibir seus vídeos em TVs de alta definição, ou ainda para quem precisa trabalhar com vídeos curtos sem perder em qualidade final.

A função de troca de lentes da câmera Nikon, também faz diferença nesse quesito, já que facilita a adequação da câmera para diferentes tipos de trabalhos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital