Zoom indica em Câmera Digital

Nikon CoolPix P500 ou Canon EOS Rebel XS: escolha a sua

A imagem em mais detalhes.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.
 

Nikon CoolPix P500 

Canon EOS Rebel XS

Design 

 

 

Zoom 

 

 

Ergonomia 

 

 

Sensibilidade ISO 

 

 

Design

O design da Nikon CoolPix P500 está longe de ser moderno. Ao visualizar a câmera digital pela primeira vez, dá a impressão de estar olhando uma máquina fotográfica das antigas, com linhas totalmente quadradas. No entanto, quem optar pela cor vermelha, vai sair ganhando, pois melhora um pouco o visual e a diferencia bastante de modelos semelhantes.

Já a câmera Canon EOS Rebel XS tem linhas mais arredondadas e um aspecto moderno e jovem. É praticamente o design de todas as câmeras semiprofissionais, com o corpo mais robusto e a lente maior.

Zoom

A câmera Nikon tem um excelente alcance com um ótimo custo-benefício. Com um zoom óptico de 32x e 12.1 megapixels, a CoolPix P500 pode tirar fotos a uma distância de 20 metros com enquadramento perfeito, e ainda pode contar com um estabilizador óptico de imagem, para evitar que as fotos fiquem tremidas ou borradas.

Nesse quesito, a câmera Canon é diferente da concorrente. Ela não possui zoom óptico, pois possui um conjunto de espelhos que permitem visualizar na ocular exatamente a mesma imagem que será capturada nos sensores, porque ambas passam pela lente objetiva, que pode ser trocada. Portanto, quem não tiver acostumado com troca de lentes, como nas máquinas profissionais, não é recomendado esse tipo de câmera. Resumindo, se você precisa de uma câmera mais prática, pode apostar na Nikon. Se já um pouco mais avançado, a Canon atende bem.

Ergonomia

O acesso aos comandos da câmera Nikon CoolPix P500 são perfeitos. Ela encaixa perfeitamente em uma das mãos, dando a possibilidade de acesso a todas configurações da parte traseira da máquina. Com acabamento emborrachado, ela oferece uma excelente 'firmeza' na hora de movimentar e operar a câmera. Possui visor de 3 polegadas e flash interno. Tem dois botões de zoom, um no anel do flash e outro na lateral.

A câmera Canon também tem um ótimo encaixe nas mãos. Com um visor menor, de 2.5 polegadas, ela oferece acesso fácil aos botões, mas não dá "firmeza" nas mãos como a Nikon. O flash é retrátil, como na maioria das profissionais, dando mais leveza quando a máquina está sem o flash.

Sensibilidade ISO

Mais uma vez, por ser um tipo de máquina diferente, a câmera Canon tem mais sensibilidade ISO que a rival Nikon. A sensibilidade ISO (ou velocidade ISO) é a sensibilidade do sensor a luz. Em geral, quanto maior a taxa ISO, menos qualidade a foto vai ter.

A câmera Nikon possui ISO automático de 160 a 1.600, enquanto a Canon tem ISO automático de 100 – 1.200. Na prática, você conseguirá tirar fotos noturnas ou com pouca luz bem melhor com a Canon do que com a Nikon.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital