Zoom indica em Câmera Digital

O que é lomografia?

Um jeito novo de fotografar.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Lomografia e efeitos de cor em câmeras digitaisA busca pela perfeição na fotografia nem sempre é o principal alvo dos amadores da área, e algumas vezes, nem mesmo de alguns profissionais.

A cada dia as câmeras mudam e o charme das antigas fotografias, algumas com falhas propositais e falta de definição nas imagens, tem se tornado cada vez mais popular entre os entusiastas. Mas não pense que tudo isso é feito de maneira aleatória: a técnica se chama Lomografia, e é o que você vai conhecer melhor agora.

O nome da técnica é referência a uma antiga fabricante de câmeras fotográficas, a LOMO, cujos primeiros modelos começaram a ser produzidos por volta de 1980.

Diferente das câmeras profissionais, a principal característica destas câmeras Lomo era a presença de uma lente de plástico, que apesar do seu baixo custo e qualidade, acabava apresentando involuntariamente distorções de luz e forma, resultando em registros curiosos e com um ar bastante artístico.

Hoje, a lomografia é tratada quase que como um estilo de vida entre os fotógrafos, principalmente aqueles que vivem em busca de resultados inusitados e desprovidos de qualquer visão técnica mais complicada.

Não existem regras pré-definidas quanto ao estilo, mas alguns conceitos são interessantes e bastante difundidos entre os aficionados na técnica:

1) Leve a sua Lomo para onde quer que você vá.

2) Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.

3) A Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.

4) Aproxime-se o máximo possível do objeto a ser fotografado.

5) Não pense.

6) Seja rápido.

7) Você não precisa de saber antecipadamente o que vai fotografar...

8) ...nem posteriormente.

9) Não fotografe com os olhos.

10) Não se preocupe com as regras.

O sucesso da Lomografia entre profissionais e amadores é tão grande que algumas empresas se especializaram em criar verdadeiros clones das Lomos originais. No entanto, é necessário ter em mente que todas estas câmeras são bem diferentes das câmeras compactas: a ideia aqui é continuar fotografando com filmes analógicos, coloridos ou não.

Há quem diga que é possível simular o efeito causado pelas lentes de baixo custo instaladas nestas câmeras Lomo. Existem na internet inúmeros tutoriais e dicas ensinando maneiras de criar seu próprio "efeito lomográfico" em programas como o Photoshop, Lightroom ou Gimp.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital