Zoom indica em Câmera Digital

O que é o padrão Micro 4/3?

Surge um novo elo entre as câmeras compactas e as profissionais.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Apesar do tamanho avantajado das tradicionais câmeras profissionais, a tendência é que modelos cada vez melhores surjam, oferecendo qualidade de imagem superior, apesar do seu tamanho menor. E você está prestes a conhecer um novo passo no que diz respeito às câmeras digitais de alta fidelidade: o padrão Micro 4/3.

O que significa isso para a câmera?

O nome deste tipo de máquina fotográfica é, na verdade, uma referência direta ao tamanho do sensor utilizado nestes modelos. A construção diferenciada faz com que as unidades de captura destas câmeras tenham aproximadamente a metade da diagonal útil de um filme padrão de 35mm. Isto quer dizer, na prática, que as fotos tiradas com a câmera Micro 4/3 possuem a mesma proporção de uma imagem de 3x4 cm, algo menos retangular e mais próximo do quadrado perfeito.

Existe uma razão para esta mudança. Apesar de contar com um sensor menor que o presente nas câmeras profissionais, a qualidade da imagem obtida chega a ser próxima em alguns momentos. Isso significa que, mesmo com um tamanho bem inferior, as câmeras Micro 4/3 são bem mais poderosas que as câmeras digitais comuns no que diz respeito à definição e nível de detalhes presentes nas fotografias obtidas com elas.

Dentre as principais características das câmeras Micro 4/3 estão:

  • Tamanho mais compacto, permitindo que o fotógrafo leve o equipamento sem se preocupar com espaço ocupado ou peso.
  • Imagens com alta fidelidade de detalhes, ainda que apresentem um formato característico e diferente.
  • Possibilidade de troca de lentes objetivas na maior parte dos modelos.
  • Menor custo em relação às câmeras profissionais.

Apesar destas vantagens, é preciso levar alguns fatores em conta antes da compra. Apesar de chamativas, as câmeras Micro 4/3 ainda não são capazes de substituir por completo as câmeras profissionais. Isso ocorre porque, apesar da ótima qualidade de imagem, a construção destes modelos tende a ser mais simples e, portanto, mais frágil.

Outro ponto importante é a falta do espelho característico das câmeras profissionais DSLR. Devido ao seu tamanho reduzido, as Micro 4/3, contam com um sistema de pré-visualização das fotos semelhante ao das câmeras compactas automáticas. Apesar de prático, este sistema não chega a ser tão preciso quanto o sistema de espelho padrão, ainda que acabe se mostrando equiparável em algumas ocasiões.

No fim, as Micro 4/3 acabam se mostrando uma excelente opção para quem quer qualidade de imagem superior, mas ainda não quer investir em uma câmera profissional mais robusta. Definitivamente, elas são uma ótima pedida entre as câmeras compactas comuns e as câmeras profissionais.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital