Zoom indica em Câmera Digital

Quais os tipos de flash você pode usar na sua câmera?

Saiba como não errar nas fotos com ou sem iluminação.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

O flash da câmera digital deve ser utilizado em algumas situações bem específicas, como quando a iluminação do ambiente é insuficiente ou como forma de aumentar a disponibilidade de luz.

Quanto maior a distância entre a máquina fotográfica e o objeto, maior a necessidade do uso do flash, já que a quantidade de luz tende a diminuir em função da distância. Entretanto, por diversas vezes, ainda surgem dificuldades para configurar alguns comandos básicos que regulam o flash. E existem ainda outras formas de uso para obter um resultado proveitoso nas fotografias.

Uma das técnicas, envolve a utilização simultânea da luz natural e do flash, que passa a funcionar como ferramenta para "correção" da sombra. Por exemplo: uma foto que será batida contra o sol, por volta do meio dia, será capturada com sombra refletida pelo próprio objeto, nele mesmo. O uso do flash da câmera ilumina a parte escura da foto, tornando a imagem mais nítida, além de preservar o fundo iluminado pela luz natural.

O chamado flash de preenchimento é outra dica. Utilizado geralmente durante o dia, quando ambiente apresenta muita luz natural e sombra. Utiliza-se o flash com o intuito de adicionar uma iluminação a mais na cena e, assim, suavizando as sombras.

O uso do flash envolve também outras situações que podem melhorar a figura a ser fotografada, como a mudanças de direção do flash da câmera.

A medição da necessidade de flash pode se dar de diversas maneiras, variando conforme a luz que se tem disponível:

  • Flash direto: é o uso do flash posicionado diretamente ao objeto a se fotografado. O posicionamento dessa luz em cima do objeto faz com que os contornos naturais do objeto fiquem amenos, tirando-lhes o volume, causando sombra e grandes contrastes.
  • Flash rebatido no teto: se o flash possuir cabeça giratória é possível projetar a luz no teto, obtendo fotos com aspectos mais naturais, evidenciando o volume, entretanto se faz necessário um cuidado especial com esse tipo de uso do flash, pois a cor do teto acaba por "pincelar" a foto.
O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital