Zoom indica em Câmera Digital

Vale a pena uma câmera com LCD gigante?

A tela pode ser tanto uma ferramenta importante quanto um problema.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

As câmeras digitais – principalmente as compactas – precisam de uma tela LCD para exibir os resultados de cada clique, e em alguns casos até mesmo para controlar o equipamento. Mas o tamanho da tela importa?

Se por um lado a tela da câmera com maiores dimensões permite conferir melhor cada imagem, todo esse tamanho também tem seus efeitos negativos. Descubra a seguir de que maneira isso pode influenciar no uso da câmera e se você precisa de uma tela gigante ou não.

Câmera com tela que é quase uma TV

As telas LCD maiores, em câmeras digitais, permitem que o fotógrafo confira com cuidado todos os detalhes de cada captura sem precisar recorrer ao zoom durante a exibição. Isso deixa mais rápida a operação da câmera e facilita a seleção das melhores imagens.

Além disso, com mais espaço disponível para informações, a tela da câmera se torna uma referência também em outros momentos, e pode oferecer dados importantes – configurações de imagem, histogramas, etc – ao fotógrafo.

Já as câmeras touchscreen se beneficiam principalmente por não precisar "empilhar" muito todos os comandos, já que a área disponível garante mais liberdade para a distribuição da interface.

Com ares de vilão

Apesar das facilidades que o tamanho da tela pode oferecer, dimensões muito grandes também tem seu lado ruim. A fragilidade do componente, por exemplo, segue o tamanho: quanto maior a tela da máquina fotográfica, maior a chance de ela se quebrar em um choque.

Mas a grande desvantagem das telas gigantescas é, na verdade, o consumo de bateria. Manter a tela acesa durante a operação – prática comum às câmeras compactas – exige uma quantidade considerável de energia.

Como decidir a melhor câmera?

Escolher a sua câmera não pode depender apenas do tamanho de tela, mas se você costuma fazer passeios fotográficos e não pretende comprar baterias extra, prefira telas um pouco menores, para economizar energia.

Já para uso doméstico, em que uma tomada estará sempre disponível, a economia ainda deve contar, mas não precisa restringir a escolha. Teste os equipamentos que interessam, e veja com qual você se acostuma melhor, pois esta será a sua próxima câmera digital.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital