Entenda antes de comprar em Capacete para Moto

Qual o tamanho certo para o seu capacete?

Tamanho do capacete deve ser adequado ao motociclista.

Nunca é demais lembrar que o capacete é o item de segurança mais importante quando se vai andar de moto. Responsável por salvar vidas, a peça, contudo, precisa ser escolhida levando em consideração duas variáveis: o tipo de uso e o tamanho correto.

Começando pela indicação de uso, observe se o seu capacete será utilizado para áreas urbanas, off-road ou em alta velocidade. Cada estilo demanda um tipo de equipamento. Para o uso urbano, os modelos básicos são os mais indicados.

Já os fãs de alta velocidade, ao testarem suas possantes máquinas em pista apropriada, precisam utilizar modelos de capacetes fechados, totalmente selados. Já a turma que curte lama e trilha, se dará melhor com os capacetes off-road (ou motocross), com o queixo aberto e compatível com óculos externos.

Feita essa triagem inicial, passe para o segundo ponto: como o capacete para moto deve se comportar em sua cabeça. Especialistas condenam os muito apertados, pois geram desconforto como dores de cabeça. Os muito frouxos também estão fora da lista, pois criam pontos de impacto extras em caso de queda. Ou seja, sua cabeça vai literalmente ficar batento na parte interna do capacete. Para que você tenha certeza que o capacete vai se adequar à estrutura de sua cabeça, existem algumas dicas.

Com uma fita métrica comum posicionada a um dedo acima de suas sobrancelhas, meça a circunferência de seu crânio. Cuidado para não apertar muito a fita, ela deve ficar confortável. A centimetragem irá corresponder a um dos códigos, de acordo com a seguinte tabela:

Circunferência (cm)

Código

56

S

58

M

60

L

62

XL

64

XXL

Importante: em caso de medidas intermediárias, opte pela menor.

Visando o aumento da qualidade dos capacetes para moto comericalizados no país, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou a norma NBR 7471, em vigor desde 2001. Os capacetes que correspondem a todos os itens exibidos por essa normal, têm o selo do Inmetro. São quesitos como durabildiade do casco, dimensões, peso entre outras. Então, fique de olho e só adquira capacetes que tenham o selo.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em capacete para moto