Já sabe para que serve uma lâmpada inteligente? As lâmpadas smart, como também podem ser chamadas, têm a função de tornar o dia a dia mais prático, visto que permitem o controle à distância, através do celular ou da fala. Os dispositivos são peças-chave nas casas inteligentes (aquelas que a TV liga com comando de voz, a cafeteira inicia sozinha etc), porém não é preciso um investimento tão alto para ter essa praticidade em casa.

Mas será que vale a pena comprar uma lâmpada inteligente? Para te dar uma ajudinha nessa decisão, separamos os motivos para ter uma em casa e algumas situações em que uma lâmpada smart pode ser bastante útil. Dê um Zoom!

Leia também: 5 lâmpadas inteligentes disponíveis para compra no Brasil

Com a lâmpada inteligente, você pode controlar a cor e intensidade da luz (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Com a lâmpada inteligente, você pode controlar a cor e intensidade da luz (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

1. Quer montar um quarto gamer? As lâmpadas inteligentes funcionam bem nesses setups

A regra é clara: partida online não tem pause. Por isso, controlar as luzes sem sair do PC é uma maneira de manter o foco no game e evitar certos incômodos durante o jogo. Com uma lâmpada inteligente, é possível ligar, desligar e mudar a temperatura da luz pelo celular ou por comando de voz - com ajuda de uma assistente virtual - ou, até, programar um horário diário para que ela acenda e apague.

Além disso, para os que fazem live, as lâmpadas smart costumam ser RGB, isto é, contam com luzes de LED vermelha, azul e verde e permitem a regulagem entre elas, formando tons de roxo, por exemplo. No vídeo, o efeito fica bem interessante e passa a impressão de um setup completo, sem contar que pode ser mais confortável para a vista.

2. Dá para apostar nas lâmpadas inteligentes para dar uma carinha diferente às suas fotos

Como adiantamos, as lâmpadas inteligentes costumam ser RGB e permitem mesclar as cores da luz. Da mesma maneira que acontece nos vídeos, o efeito alcançado nas fotos é bem legal e, pela variedade de tons, é possível conseguir um bom número de cliques. Tudo isso, claro, com a facilidade do controle à distância.

Se você já tiver um dispositivo com a Alexa ou Google Assistente, por exemplo, não será preciso nem usar o aplicativo para controlar a luz, basta utilizar os comandos de voz. Para quem tem um estúdio, por exemplo, é uma maneira de economizar um tempinho no dia a dia corrido.

3. As lâmpadas inteligentes são mais econômicas

Outra vantagem das lâmpadas inteligentes é o controle de intensidade da luz, que gera boas economias na conta. Ao entardecer, por exemplo, não é preciso uma luz tão forte, mas, à noite, uma iluminação mais potente é bem-vinda. Essa possibilidade evita gastos desnecessários, que ocorreriam com as lâmpadas convencionais.

Além de economizar, os dispositivos também ajudam a criar climas mais agradáveis, como na hora de dormir, na qual uma luz mais baixa pode ser aconchegante e melhorar a noite de sono.

4. Permitem controlar a temperatura da luz para o estudo ou home office

Na hora de escolher as lâmpadas para casa, muitas pessoas se preocupam em com a temperatura da luz, já que os tons quentes e frios podem combinar melhor com determinados ambientes. Por exemplo, em um cantinho de leitura, a luz quente deixa o local mais confortável e acolhedor. Já no escritório, a luz fria é a mais indicada.

Leia também: Melhor notebook para trabalho em home office: 8 modelos para comprar

Usando uma lâmpada inteligente, você não precisa tomar essa decisão na hora da compra. Isso porque é possível ajustar a temperatura da luz para quente, fria ou neutra de acordo com a sua preferência. Você pode, inclusive, usar a luz neutra para assistir TV e, depois, mudar para a iluminação amarela na hora de ler um livro.

5. Automação residencial: as lâmpadas smart são um bom começo

Automação residencial é um conjunto de tecnologias que tem como objetivo tornar certos processos da casa automáticos, como abrir a porta ou, nesse caso, acender as luzes. Para isso, as lâmpadas inteligentes são um bom ponto de partida, pois tem um valor mais baixo do que outros dispositivos e são mais simples de usar.

O interessante é que, quando combinadas a outros itens, é possível criar padrões complexos de automação. Por exemplo, programar um "modo cinema" que, quando solicitado por voz através das assistentes virtuais, abaixa automaticamente as luzes, muda a temperatura do ar-condicionado e já liga a TV na Netflix. Parece cena de filme, mas já é realidade.

6. As lâmpadas inteligentes deixam a festa mais animada

Por fim, se você é do tipo que adora receber os amigos em casa para festinhas ou, simplesmente, curte escutar música e quer ter uma experiência mais imersiva, a lâmpada inteligente tem mais um benefício. Você pode conectar suas lâmpadas à internet e fazê-las piscar de acordo com o ritmo da música escutada.

Essa função também pode ser usada para fazer a lâmpada piscar sempre que você receber uma ligação no celular. Assim, fica mais difícil perder uma chamada importante, além de ser um recurso muito interessante para pessoas com deficiência auditiva.

E aí, descobriu se vale a pena comprar uma lâmpada inteligente? Confira mais artigos sobre casa conectada aqui no Zoom.