Nokia 2.4: analisamos a ficha técnica do novo smartphone de entrada

Veja a ficha técnica e principais características do novo modelo de entrada da Nokia

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Pouco a pouco a Nokia vai fazendo seu retorno ao Brasil, começando pelo mercado de celulares intermediários. Há alguns meses a empresa já havia anunciado o Nokia 2.3, e agora fez o lançamento do Nokia 2.4, que também é um aparelho voltado para os consumidores que precisam de um celular simples e barato.

Ele possui câmera dupla, processador Helio P22 e tela com resolução HD. O destaque fica para a sua bateria de 4.500 mAh, que pode durar um dia completo mesmo em uso um pouco mais intenso. Quer saber mais do Nokia 2.4? Então dá uma olhada nesta análise que o Zoom preparou do aparelho.

Leia também: Nokia 2.3: conheça o celular que marca a volta da Nokia ao Brasil.

Ficha técnica do Nokia 2.4:

  • Tela: 6,5 polegadas, tecnologia IPS LCD e resolução HD+ (720 x 1600 pixels)
  • Processador: Helio P22 octa-core
  • Memória RAM: 2 GB ou 3 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB ou 64 GB (expansível)
  • Câmeras traseiras: 13 MP + 2 MP (sensor de profundidade)
  • Filma em: Full HD a 30 FPS
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Bateria: 4.500 mAh
  • Leitor biométrico: Na traseira
  • Dimensões: 165,9 x 76,3 x 8,7
  • Peso: 195 gramas
  • Cores: Cinza, azul e rosa

Design

Design do Nokia 2.4 (Foto: Divulgação/Nokia)
Design do Nokia 2.4 (Foto: Divulgação/Nokia)

A Nokia apostou em um design bem discreto para o Nokia 2.4. Ele tem construção em plástico e pintura com um pequeno degradê na sua parte traseira. Seu acabamento é texturizado, o que evitará que o aparelho tenha muitas marcas de dedos ou mesmo aqueles pequenos arranhões que acabam aparecendo em modelos com acabamento liso.

As câmeras estão alocadas verticalmente na parte central e, um pouco abaixo, temos o leitor biométrico. A distância desse sensor para as lentes é grande o suficiente para o usuário não se confundir e colocar o dedo na câmera sem querer.

Com laterais levemente arredondadas, o celular aparenta ter uma boa ergonomia. Na parte frontal, ele possui uma tela com bordas bem finas, além de um entalhe em formato de gota para a câmera de selfies. Ele foi lançado em três cores: cinza, azul e rosa.

Tela

Tela do Nokia 2.4, (Foto: Divulgação/Nokia)
Tela do Nokia 2.4, (Foto: Divulgação/Nokia)

Esse celular tem uma tela de 6,4 polegadas, com resolução HD+ (720 x 1600 pixels) e tecnologia IPS LCD, um padrão de configurações que é comum em aparelhos de entrada. A proporção é 20:9, que se aproxima da chamada “proporção de cinema”, deixando o celular um pouco mais esticado e favorecendo a experiência de assistir vídeos no aparelho.

Desempenho

O Nokia 2.4 receberá o Android 11. (Foto: Reprodução/Nokia)
O Nokia 2.4 receberá o Android 11. (Foto: Reprodução/Nokia)

O Nokia 2.4 usa o processador Helio P22, uma figurinha carimbada dos celulares de entrada. Ele é um octa-core com 2 GHz, e oferece um bom desempenho para o uso cotidiano, em apps como o WhatsApp, redes sociais, navegação na internet e até alguns jogos bem leves.

Esse celular será vendido em duas versões, uma com 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, e outra com 3 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. O usuário poderá aumentar esse espaço com um cartão de memória.

Seu hardware é voltado para o uso básico e é esperado que ele ofereça uma boa performance neste caso. O Nokia 2.4 já chegará com Android 10 de fábrica, e já está na lista dos aparelhos que receberão o Android 11.

Câmeras

O Nokia 2.4 possui duas câmeras traseiras. (Foto: Divulgação/Nokia)
O Nokia 2.4 possui duas câmeras traseiras. (Foto: Divulgação/Nokia)

Na parte de câmeras temos um conjunto duplo. A primeira tem 13 MP e recurso de foco automático, enquanto a segunda tem apenas 2 MP e é usada como sensor de profundidade, para realizar o recorte e desfoque do fundo das fotos no modo retrato, deixando a imagem com um efeito bem legal.

Na parte frontal ele tem uma de 5 MP e abertura f/2.4. São câmeras básicas, mas para o uso cotidiano é esperado que elas entreguem boas fotos em ambientes bem iluminados. A empresa destaca a tecnologia de "visão noturna", que vai melhorar as imagens tiradas em ambientes com pouca luz.

Bateria

O Nokia 2.4 tem uma bateria de 4.500 mAh, quantidade bem generosa para um modelo de entrada. É esperado que ele entregue pelo menos um dia de autonomia mesmo em uso mais intenso, mas é possível chegar a dois dias, caso o usuário tenha uso moderado. O lado negativo é que este aparelho não possui tecnologia de carregamento turbo.

Conclusão

O Nokia 2.4 não foi anunciado no Brasil oficialmente até a publicação desta análise, mas já foi homologado pela Anatel, o que praticamente confirma que o celular chegará ao mercado brasileiro. Lá fora, ele está sendo vendido por €119.00, o equivalente a R$ 783 em conversão direta e sem a adição de impostos.

A Nokia está voltando ao Brasil aos poucos, mirando o mercado de celulares de entrada. O Nokia 2.4 tem tudo para ser uma excelente opção de compra entre os modelos básicos, e agora nos resta esperar para ver se o seu preço também será compatível com tudo que ele entrega.