Zoom indica em Celular e Smartphone

Review SEMP GO 5e!: um celular com Android GO vale a pena?

Smartphone da Semp é bom e barato e com desempenho suficiente para tarefas básicas.

análise, semp, smartphone, celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Desenvolvido pela brasileira SEMP, aqui, de forma separada da parceira chinesa TCL, o Semp GO! 5e chama a atenção por ser um smartphone com preço na faixa dos R$500 (até a publicação dessa matéria) e equipado com o Android Go, uma versão simplificada do sistema operacional da Google.

O aparelho foi enviado pela marca aqui para o Zoom e testamos durante alguns dias as suas principais funções para poder chegar a seguinte conclusão: vale (ou não) a pena comprar um celular com Android Go?

Confira abaixo como foi a nossa experiência completa ou, se preferir, um resumo da análise:

Resumo da análise: O hardware simples roda bem na versão mais leve do Android, projetado pelo Google para rodar celulares mais modestos. Por isso, mesmo com apenas 1GB de memória RAM, o Semp GO! 5e dá conta do recado para as tarefas do dia a dia.

Semp Go 5e é menor em tamanho que o seu "irmão" TCL C9 | Foto: Beto Rocha/Zoom

Ficha técnica do SEMP GO! 5e:

  • Tela de 5,5 polegadas
  • Processador quad-core de 1,4 GHz
  • Bateria removível de 2.500mAh
  • Espaço de armazenamento: 16 GB
  • 1 GB de memória RAM
  • Câmeras: 13 MP (traseira) e 8 MP (frontal)

Design e tela

Logo de cara o Semp GO! 5e mostra que é um smartphone simples, com corpo de plástico, traseira removível para acessar o cartão de operadora e para colocar um micro SD de expansão da memória.

Para quem teme riscos ou problemas com quedas, aqui vai uma boa notícia: esse celular da SEMP vem com capinha protetora e película (não aplicada) dentro da sua caixinha.

A tela de 5,5 polegadas no formato 18:9 oferece mais espaço para conteúdo e é grande o bastante para você enxergar suas conversas mesmo enquanto digita uma nova resposta. Ou para ver fotos com todos os detalhes mais importantes.

E, para sua segurança, tem um leitor de impressão digital na parte traseira, no qual você pode cadastrar um ou mais dedos para desbloquear o telefone e até para fazer login em aplicativos e sites.

Semp Go 5e já vem com capinha e película de vidro em sua caixinha | Foto: Beto Rocha/Zoom

Hardware e desempenho

Não é necessário um hardware topo de linha para usar apenas as redes sociais, certo? Nesse ponto, o Semp GO! 5e economiza para entregar o que você precisa: processador de quatro núcleos e 1GB de memória RAM, que é suficiente para rodar os aplicativos mais populares da Google Play Store de forma satisfatória.

Em nosso teste, conseguimos postar stories no Instagram, ouvir música com fones de ouvido Bluetooth e enviar mensagens no WhatsApp ao mesmo tempo. Porém é perceptível a diferença em agilidade para aparelhos mais avançados.

Vale destacar aqui um ponto positivo: o sensor de impressões digitais, que não deve nada em velocidade e precisão aos concorrentes mais poderosos.

Sistema operacional

O grande diferencial do Semp GO! 5e é o seu sistema operacional. Trata-se de uma versão mais leve do Android, chamado pelo Google de Android 8.1 Oreo Go Edition.

A única diferença é ser mais leve. E já vem com versões mais simples dos principais aplicativos do Google, como o YouTube Go, que consome menos dados e te permite até baixar os vídeos para ver depois, offline; e o Files Go, que te ajuda a gerenciar o espaço de armazenamento sugerindo arquivos não usados ou repetidos para apagar.

O Android Go não fica devendo em nada para a outra versão do sistema operacional. Pelo contrário, é um sistema que ocupa menos espaço, desenvolvido especialmente para smartphones de entrada, mais baratos, como o Semp GO! 5e.

Contudo, não dá para esperar muita agilidade se você esperar utilizar vários aplicativos ao mesmo tempo, muito menos rodar jogos com toda fluidez como nos celulares intermediários e modelos top de linha.

Bateria

A bateria do Semp GO! 5e é removível pelo usuário e tem 2.500mAh. A fabricante não informa uma previsão do tempo de uso, mas em nosso uso ele conseguiu aguentar um dia de uso normal, escutando música no trajeto entre casa e o trabalho a partir das 9h da manhã, além de utilizar o 4G em boa parte do dia, solicitando uma recarga lá pelas 18h.

Câmeras

Se você gosta de tirar fotos de vez em quando para mandar alguma coisa no WhatsApp ou registrar um momento rápido do dia, a câmera de 13MP do Semp GO! com flash LED na parte traseira tem resolução aceitável. Mas não espere muitos detalhes e nem o melhor balanço de cores como é possível ver no exemplo abaixo:

Foto tirada com o SEMP GO 5e captura o básico, sem muitos detalhes do objeto | Foto: Beto Rocha/Zoom

Já na parte da frente, você pode tirar selfies de 8MP e o aparelho usa a iluminação da própria tela para fazer um flash em ambientes mais escuros, mas novamente nada que impressione.

Conclusão: SEMP GO 5e vale a pena comprar?

Se você busca um smartphone simples, bom e barato, tem no Semp GO! 5e uma boa opção. Ele foi desenvolvido para quem usa o básico, como o WhatsApp, e-mail, navegação na internet, Facebook e até YouTube, na versão mais leve que economiza dados.

É um celular ideal para quem não faz questão de gastar para ter as mais recentes inovações, e só quer um meio de comunicação com amigos e familiares. Não é indicado para fotografias e nem para jogos, mas compensa pelo leitor biométrico e bateria removível, além de vir com capinha e película na caixinha.

Se for para uso básico, vale a pena comprar um Android Go como o Semp Go! 5e sim. O sistema operacional tem tudo que você precisa e oferece vantagens como ser mais leve, ocupar menos espaço e rodar de forma satisfatória em celulares mais modestos.

Compare os preços do SEMP GO 5e aqui no Zoom:

Veja também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone