Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Google I/O 2019: Android 10 (Q) é anunciado com tema escuro e novos gestos

Live caption, privacidade e segurança são outros destaques do sistema; 21 aparelhos são compatíveis com a versão beta.

android 10 q
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Um dos assuntos mais aguardados para o Google I/O 2019 era o Android 10 (Q). A nova versão do sistema operacional para celulares e tablets já estava disponível para desenvolvedores em fase beta, mas seguindo a tradição de anos anteriores, a empresa reservou esta data para liberar a versão de testes para o público geral.

A lista de aparelhos compatíveis, dessa vez, reúne 21 smartphones de marcas como LG, Asus e Xiaomi. A seguir, confira os principais destaques do novo Android, incluindo o tão esperado “tema escuro” e uma nova navegação por gestos.

Leia também: Pixel 3a e 3a XL: Google mira no mercado de celulares com preço ‘baixo’

celulares compativeis android 10 q beta Marcas que terão smartphones compatíveis com o Android 10 Beta - Foto: Reprodução/Google

Tema escuro

Uma função que já era muito aguardada agora é oficializada. A empresa incluiu um botão que permite ativar o tema escuro na tela do sistema. O tema escuro é um recurso muito importante pois gera uma economia de energia muito maior.

E, por falar em economia de bateria, ao alternar para o modo econômico de bateria, o tema escuro já é ativado automaticamente. Algumas empresas como a Samsung já tinham essa opção como customização do sistema, mas em um sistema operacional puro, é a primeira vez que está disponível.

Transcrição em tempo real

Android 10 live captionAndroid 10 tem recurso de acessibilidade que insere legendas em qualquer app - Foto: Reprodução/Google

O Live Caption é um recurso de acessibilidade que permite obter uma transcrição em tempo real de qualquer vídeo ou áudio que está sendo reproduzido no smartphone. A função poderá ser usada com qualquer aplicativo, e o melhor de tudo que é baseado em uma tecnologia presente no próprio smartphone. Ou seja, ele não precisa de conexão com a internet para funcionar.

Vale lembrar que a opção não vem ativada de fábrica. Para ativá-la basta ir até as configurações de acessibilidade do Android e um novo botão aparecerá abaixo do controle de volume do sistema. Toque nele e uma caixa preta aparecerá fornecendo as legendas.

Atualizações de segurança

O Google concentra bastante esforços para tornar as atualizações do sistema operacional mais rápidas e consistentes. Há dois tipos de atualizações, as maiores que são os sistemas operacionais, como por exemplo Oreo e Pie, e as atualizações menores que são os patches de segurança. O problema é que essas atualizações menores ficam a cargo de cada fabricante e não chegam ao número de celulares que deveriam.

Para resolver esse problema o Google criou uma nova iniciativa chamada “Projeto Mainline”. O objetivo é levar os patches para mais telefones de forma mais consistente. E a solução encontrada foi utilizar a infraestrutura da Google Play Store.

Privacidade e Segurança

O novo Android 10 Q tem uma séries de novidades em privacidade e segurança, mas sem dúvidas uma das mais interessantes é que, agora, a barra de status servirá como alerta para quando um app usar uma permissão confidencial, como localização, câmera ou microfone.

Com essa nova atualização, se um app tentar por exemplo ter acesso a sua localização, um ícone aparecerá na barra de status, ao lado do ícone de bateria. Surgirá também uma notificação para acessar as configurações de permissão desse aplicativo.

Uma nova seção chamada “privacidade” foi adicionada nas configurações do Android. Dentro dela, você terá diversas configurações para exibir e controlar o que tem acesso aos seus dados, inclusive algumas das próprias configurações do Google.

Navegação por gestos e botão ‘voltar’

No Android 10 Q, o botão “voltar” foi substituído por um gesto a partir do botão home. Já tínhamos algo parecido no Androi 9 Pie, onde o botão voltar só aparecia quando necessário. Desse jeito, para abrir o gerenciador de tarefas, basta deslizar para cima ou para os lados segurando a barra de navegação.

Outro ponto que teve grande melhoria foi a qualidade das animações. Agora mover as abas pelo sistema está mais fluido e eficaz.

Controle dos pais e Modo Foco

Modo Foco Android 10

Android 10 conta com recurso “Modo Foco” para evitar distrações - Foto: Reprodução/Google

A configuração do Family Link agora integra todos os dispositivos e não mais é um produto separado. Com esse recurso, os pais podem saber quais aplicativos estão nos smartphones dos filhos e o uso de cada aplicação.

Já o Modo Foco é um recurso que permite ao usuário selecionar e desabilitar os apps que possivelmente podem distraí-lo durante alguma atividade.

Nome e data de lançamento da versão estável do Android 10

O padrão de nomeação que o Google utiliza para seus sistemas operacionais é o de nomes de comidas. Porém, o nome real só deve ser revelado com o lançamento da versão oficial. O que se sabe é que ele deve levar o apelido de Android Q – resta saber “Q” de quê.

O Google utiliza algumas etapas antes do lançamento oficial, que são as betas disponibilizadas para desenvolvedores, e agora para o público durante sua conferência. Se a empresa continuar seguindo seus padrões, podemos esperar umaversão oficial em agosto, como aconteceu com o Android 9 Pie.

 

Com informações: Google

 

Leia também: Huawei volta ao Brasil com P30 Pro e P30 Lite; preço começa em R$ 2.499

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone