Apple registra patente de iPhone dobrável; saiba o que esperar

Patente registrada pela Apple apresenta tecnologia de tela dobrável diferente da usada no Motorola Razr e Galaxy Fold.

Apple registra patente de iPhone dobrável; saiba o que esperar
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

A Apple pode estar desenvolvendo um iPhone dobrável. O rumor surgiu a partir de uma patente que foi registrada em 4 de fevereiro de 2020 no United States Patent and Trademark Office, o órgão que controla patentes nos Estados Unidos. Vale lembrar que, por enquanto, a informação é apenas um rumor e não garante que um possível iPhone 12 tenha a tecnologia de tela dobrável.

Segundo os detalhes da patente, o aparelho teria uma forma de se fazer a dobra aparentemente mais eficiente do que a apresentada pelos rivais Motorola Razr e Samsung Galaxy Fold, que já estão no mercado. Entenda, a seguir, a nova tecnologia da fabricante.

Leia também: iPhone 'barato' em 2020: cinco modelos antigos que ainda valem a pena

Novo sistema de dobradiças

A tecnologia de dobra da Apple seria uma tela que flexível, que permitiria ao aparelhos se dobrar em dois, o que já acontece nos outros aparelhos com o recurso. A diferença apresentada na patente é a maneira que a dobra é feita. Neste caso, ela evitaria a criação de um vinco no display e reduziria o desgaste, aumentando assim a durabilidade do aparelho.

A ideia é que a carcaça do aparelho tenha um espaço no qual a tela se curva quando o aparelho é fechado. Dessa forma, não há exatamente uma dobra, mas sim um mecanismo em que a seção flexível da tela seja curvada e alojada dentro do próprio aparelho.

Gráfico mostra como funciona a dobra da tela (Foto: Reprodução/US Patent and Trademark Office)
Gráfico mostra como funciona a dobra da tela (Foto: Reprodução/US Patent and Trademark Office)

O mesmo mecanismo força a tela a ficar esticada quando o aparelho está aberto, fazendo com que ela fique plana e pronta para o uso. A Apple ainda não se pronunciou sobre o suposto novo aparelho, assim não é possível saber para quando o aparelho está sendo preparado e nem se ele realmente vai sair do papel.

Via AppleInsider

Leia também: