Onde ler livros online grátis? 10 apps para baixar obras

Economize e saiba quais os melhores aplicativos para baixar livros de graça e ler online.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Até pouco tempo atrás livros grátis eram realidade em bibliotecas, sebos e feiras de doações. Esses lugares ainda existem, mas, com a crescente evolução do acesso à internet, hoje é possível ler e baixar de graça diversas obras através de aplicativos.

Leitores digitais como Kindle, tablets e smartphones viraram alternativas às folhas de papel e tornaram possível as “bibliotecas móveis”, sem pesar ou ocupar muito espaço. Pensando nisso, selecionamos 10 aplicativos para baixar e ler livros online grátis, de diversos gêneros para todos os tipos de leitores! Dê um Zoom!

1. Wattpad é para aqueles que gostam de ler e escrever histórias [Para baixar: Android | iOS]

Essa plataforma foi criada em 2005 e está fazendo o maior sucesso. Através do slogan “onde histórias criam vida”, ela é também uma comunidade de escritores e reúne mais de 80 milhões de assinantes que compartilham histórias entre si. Além de disponibilizar livros de todos os gêneros, ela estimula seus usuários a escreverem para publicarem na página e até a concorrerem em concursos. Os livros grátis para baixar estão disponíveis pelo site ou através do aplicativo para Android e Apple (iOS).

Essa rede social para escritores e leitores não se limita a publicação de histórias. Ela atua também como intermediária entre os escritores e empresas globais de entretenimento multimídia, como Sony, SYFY e Hulu, transformando palavras em produções audiovisuais. A escritora Anna Todd, por exemplo, autora de After, foi descoberta pela Wattpad e hoje é conhecida internacionalmente, com milhares de exemplares vendidos e visualizações. Se você gosta de escrever, esse aplicativo pode ser a sua chance de se destacar!

2. Amazon Kindle é cheio de ferramentas que facilitam a leitura [Para baixar: Android | iOS]

O aplicativo da Amazon é um dos mais conhecidos e foi pioneiro na tecnologia de ebooks. Disponível para IOS, Android, Mac e PC, ele vem com um catálogo de milhões de livros nacionais e internacionais, sempre com a opção de ler uma amostra grátis antes de comprar. Os livros grátis da Amazon Kindle também estão disponíveis através do aplicativo e contém títulos recentes e antigos, como Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak (2020).

Hoje em dia a maioria das editoras já disponibilizam ebooks e livros grátis para Kindle, o que facilita ainda mais o acesso às obras. Outras vantagens do aplicativo do Amazon são as ferramentas de leitura, como o dicionário integrado, Wikipedia disponível, tradução, personalização do texto, acompanhamento do tempo de progressão da leitura, possibilidade de gravar anotações e marcar partes importantes. No entanto, duas facilidades de destacam: a Page Flip, que te permite ter uma visão panorâmica do livro, e o Whispersync, que salva a página onde você parou e sincroniza com todos os aparelhos e-readers nos quais você tenha logado.

Ainda que o app permita quea leitura de todo conteúdo de diferentes formas, o Kindle, da Amazon, promete uma experiência muito melhor, seja em relação à claridade e o incômodo da visão ou pela usabilidade.

3. Google Play Livros tem a maior coleção de livros eletrônicos no mundo [Para baixar: Android | iOS]

O aplicativo do Google foi lançado em 2010 e hoje conta com cinco milhões de audiolivros e livros para baixar. Algumas funções interessantes desse aplicativo são o Modo Noturno, que ajusta automaticamente a cor e o brilho do plano de fundo; as anotações sincronizadas com o Google Drive, possíveis de serem compartilhadas; e a opção de enviar seus próprios livros para o aplicativo, em formatos de PDF e EPUB. Ele também disponibiliza amostras gratuitas e está disponível para Android e iOS.

Entre os diversos livros disponíveis de graça pelo Google Play Livros estão clássicos como A Arte da Guerra, de Sun Tzu e O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Para quem gosta de quadrinhos e mangás encontra Os Vingadores, Venom, Deadpool, Bleach e The Walking Dead. Corra e não perca a chance de ler essas obras 0800.

4. Goodreads reúne as melhores curadorias e avaliações de livros [Para baixar: Android | iOS]

O Goodreads, outro aplicativo da Amazon, faz download de livros grátis e se diferencia dos outros aplicativos por te apresentar listas feitas por curadores e os próprios usuários presentes nas suas redes sociais – sim, seus amigos! O vínculo com Facebook, Pinterest e Twitter cria um fluxo contínuo de troca de informações como críticas, avaliações e revisões, além de indicações e lista dos seus amigos e autores favoritos.

Outras formas de interação para os apaixonados pela leitura são fóruns de discussões, grupos de leitura, prateleiras padronizadas como “lendo atualmente” e “para ler", e a oportunidade de criar prateleiras personalizadas para categorizar seus livros. Definitivamente são ferramentas excelentes para organizar suas leituras, perfeito para os estudos.

5. O eReader Prestigio tem clássicos da literatura brasileira de graça [Para baixar: Android]

Prestigio é uma marca europeia de eletrônicos pouco conhecida entre os brasileiros, mas que desde 2008 expande seus negócios globalmente. Seus produtos mais famosos e respeitados são os smartphones e tablets, que apresentam alta tecnologia por preços acessíveis.

O aplicativo eReader Prestigio disponibiliza quase 50 mil livros grátis para baixar em 25 idiomas diferentes, entre eles clássicos da literatura brasileira. Ele consegue ler diversos formatos de texto como EPUB, MOBI, PDF, HTML, TXT e Adobe DRM. Além dessas vantagens, ele ainda apresenta navegação intuitiva com uma barra lateral para fácil acesso a todas as funções.

6. 5000 Ebooks Grátis te apresenta aos clássicos em inglês que estão no domínio público [Para baixar: Android]

Baixar livros online, de graça e do domínio público as vezes pode ser complicado para quem não conhece muito as ferramentas de busca. Se forem clássicos da literatura em inglês pode ficar ainda mais difícil, por não saber em quais sites buscar. Pensando nisso, a empresa OodleBooks criou o aplicativo que disponibiliza 5.000 livros digitais gratuitos de domínio público.

Ou seja, você não encontrará obras recentes, mas em compensação terá ao seu alcance com custo zero autores como Jane Austen, Dostoiévski, Charles Dickens, Oscar Wilde, Mark Twain, Lewis Carroll, Wodehouse, James Joyce, Aesop, Victor Hugo, entre outros. Os formatos disponíveis de leitura são EPUB, MOBI e TXT, e é possível compartilhar as obras com amigos via e-mail. Esse aplicativo é perfeito para os amantes da literatura clássica.

7. Moon+ reader comporta vários formatos diferentes de leitura [Para baixar: Android]

Criado apenas para Android, esse aplicativo de livros grátis, da empresa Moon+, compensa nos diversos formatos disponíveis para leitura: EPUB, PDF, DJVU, AZW3, MOBI, FB2, PRC, CHM, CBZ, CBR, UMD, DOCX, ODT, RTF, TXT, HTML, MD(MarkDown), WEBP, RAR, ZIP e OPDS.

Além dessa vantagem, ele tem ferramentas de visualização bem úteis, como espaçamento de linhas, escala da fonte, negrito, itálico, sombra, alfa, bordas evanescentes, etc. Inclui função de troca entre modos Dia e Noite e várias opções diferentes de mudança de página. Nele também é possível procurar e marcar páginas, mudar temas, fazer navegação, mudar tamanho de fonte, entre outros. É um dos aplicativos mais baixados do Google Play e perfeito para seu Android.

8. Aldiko é prático e básico [Para baixar: Android]

Outro aplicativo exclusivo para Android é o Aldiko, da empresa De Marque. Ele é bem básico quando comparado com outros da nossa lista e suporta apenas dois formatos de arquivo para leitura: EPUB e PDF. As ferramentas são: modo de leitura noturna, definição do tamanho, os tipos e as cores da fonte, escolher as cores do fundo, a margem, o alinhamento, espaçamento entre linhas e o brilho.

O catálogo multilíngue tem os idiomas francês, inglês, espanhol, italiano e alemão. Você pode criar seus próprios bookmarks e passar de uma seção à outra graças ao índice, e organizar seus livros por tags e coleções. Ele oferece best-sellers e livros gratuitos de domínio público, além de memorizar a página onde parou. É um aplicativo prático, apesar de básico.

9. Kobo é um aplicativo para leitores minimalistas [Para baixar: Android | iOS]

Esse aplicativo ficou famoso a partir do lançamento do leitor digital da Kobo, de design minimalista quando comparado a outros leitores como o Kindle, da Amazon. Nele você pode compartilhar citações, notas e discutir livros em mídias sociais, devido ao recurso integrado ao Facebook, Twitter e Instagram. Ele sincroniza automaticamente suas marcações, notas e destaques para que possa continuar em todos os dispositivos conectados. Também tem o modo Noite, para leituras antes de dormir, e outros dependendo da claridade do ambiente.

O Kobo está disponível para iOS, Android, Blackberry 10 e Windows 8. Os idiomas disponíveis de ebooks para baixar são inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, holandês, português ou japonês. Se você estiver procurando por um aplicativo que permite se conectar com seu círculo social e obter boas recomendações, sugestões e muito mais, essa pode ser uma opção.

10. Apple Books é voltado para dispositivos da marca [Para baixar: iOS]

A recente modernização do aplicativo da Apple parte da atualização do iOS 4 e conta com melhoramentos e um design totalmente reformulado. Disponível para Mac, iPad, iPod, Apple Watch e iPhone, você encontrará clássicos, best-sellers, autores do momento e até mesmo audiolivros, tudo isso pronto para baixar e aproveitar. Com a aba “Lendo Agora” fica mais fácil voltar na página onde parou e encontrar recomendações personalizadas com base no que estiver lendo.

Os livros gratuitos disponibilizados pelo Apple Books incluem clássicos da literatura brasileira, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Macunaíma, de Mário de Andrade e O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Além de literatura, outras categorias se destacam como guias de Desenho, Foto e Vídeo da coleção "Criatividade para todos", do Apple Education, além de guias de viagens, livros, autoajuda e histórias religiosas.

Leia também: