Celular Caterpillar frente e verso

Caterpillar S61 é bom? Veja a análise de ficha técnica

Conheça a ficha técnica e preço do celular Caterpillar S61, que tem câmera térmica e alta resistência

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O Caterpillar S61 é um celular lançado em 2018 para substituir o S60 que trouxe diversas melhorias. Suas principais novidades são a tela de 5,2 polegadas, com resolução Full HD, o processador mais moderno, memória RAM de 4 GB e armazenamento interno de 64 GB. O melhor é que o smartphone mantém a famosa câmera térmica, que usa o infravermelho para mapear o calor.

Outra característica que permanece no celular Caterpillar S61 é sua alta resistência, que já é marca da fabricante. O aparelho aguenta quedas de até 1,8 metro em superfícies de concreto, além de resistir à profundidade de 3 metros por até uma hora embaixo d’água. Quer saber mais sobre este smartphone? Veja a análise completa da ficha técnica do Caterpillar S61.

Características do Caterpillar S61

Veja as principais características do celular Caterpillar S61 e saiba tudo sobre seu design, tela, desempenho, conjunto de câmeras, bateria e recursos extras. Além disso, descubra se este aparelho lançado em 2018 ainda vale a pena.

Robustez é o destaque do design do Caterpillar S61

Como os outros modelos da marca, o Caterpillar S61 é mais um celular voltado para o público da construção civil. Por isso, o principal foco é na resistência e durabilidade do modelo. Ele tem construção reforçada em alumínio, para suportar quedas de até 1,8 metro em superfícies de concreto, além de choques térmicos entre -30°C e 65°C.

Caterpillar S61 em vários ângulos
Foco do Caterpillar S61 é resistência e durabilidade (Foto: Divulgação)

Devido a essa preocupação, o smartphone apresenta um design bem diferente do que estamos acostumados. O aparelho é robusto e pesado, assim como os demais smartphones da linha.

Tela do Caterpillar S61 pode ser usada com a mão molhada

A tela do celular Caterpillar S61 tem um painel IPS "super-brilhante" de 5,2 polegadas, com resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels. O display se destaca por ter a proteção Gorilla Glass 5, que protege de arranhões e quedas. Além disso, o touch funciona normalmente com os dedos molhados e com luvas, facilitando o uso do aparelho na construção civil.

Parte frontal do Caterpillar S61
Tela do Caterpillar S61 funciona com dedos molhados e com luvas (Foto: Divulgação)

Estas características devem garantir uma boa experiência para o uso no trabalho e para assistir filmes e séries. No entanto, é importante dizer que outros modelos mais recentes têm melhores telas, com mais recursos tecnológicos, por um preço mais em conta.

Desempenho do Caterpillar S61 é superior a geração anterior

O Caterpillar S61 teve muitas melhorias em relação ao desempenho, quando comparamos com o S60. Ele conta com o processador Qualcomm Snapdragon SD630, de oito núcleos, com velocidade de até 2,20 GHz, memória RAM de 4 GB e memória interna de 64 GB, que pode ser expandida via cartão SD. Seu sistema operacional é o Android 8.0 (Oreo), um pouco mais antigo, mas ele recebeu atualização para o Android 9.

Com estas melhorias, ele garante um desempenho bem superior à geração anterior, conseguindo rodar melhor os aplicativos, inclusive alguns mais pesados. Ainda assim, como falamos da tela, você pode facilmente encontrar smartphones com desempenho melhor, em modelos mais recentes.

Caterpillar S61 teve melhorias na câmera térmica

O celular Caterpillar S61 tem como destaque a sua câmera térmica, que foi aprimorada. Agora ela consegue captar temperaturas maiores, em uma faixa que vai de -20º até 400ºC, mesmo em situações de escuridão total. A câmera é capaz de capturar imagens para diagnosticar problemas, como vazamentos, de forma rápida e fácil, podendo ainda transmitir o vídeo ao vivo, para outros colegas de trabalho.

Parte traseira do Caterpillar S61
Câmera térmica do Caterpillar S61 consegue captar temperaturas de -20º até 400ºC (Foto: Divulgação)

O Cat S61 conta ainda com mais duas câmeras, que também tiveram melhorias: uma frontal de 8 MP, com foco fixo, e uma traseira de 16 MP, com foco automático por detecção de fase e flash duplo de LED. A câmera também consegue fazer filmagens em 4K.

Bateria do Caterpillar S61 dura até 35 horas em ligações

A bateria do celular Caterpillar S61 é de íon de lítio e tem 4.500 mAh de potência. O smartphone garante uma autonomia de até 35 horas em ligações contínuas (rede 3G) e de até 37 dias em standby, de acordo com a fabricante

Caterpillar S61: parte frontal à esquerda e parte traseira à direita
Cat S61 tem 4.500 mAh de autonomia de bateria (Foto: Divulgação)

Além disso, o Cat S61 tem compatibilidade com carregamento rápido Quick Charge 4.0. Essa potência da bateria é encontrada em diversos modelos mais atuais. No entanto, já existem aparelhos mais potentes, que chegam a passar de 6.000 mAh, e com maior autonomia.

Mais recursos do Caterpillar S61

O celular Caterpillar S61 conta com suporte a rede 4G, tem conexões Bluetooth 5, Wi-Fi (2.4 & 5GHz) e NFC. O aparelho ainda tem como destaques alta resistência, suportando quedas de até 1,8m no concreto, proteção contra arranhões e contra água, podendo ficar submerso em uma profundidade de 3 metros por até uma hora.

O Cat S61 conta também com medição de distância por laser. Para isso, tem o auxílio do aplicativo Medir, que já vem instalado, e do monitor de qualidade do ar para ambientes internos. Esse último consegue medir a temperatura, a umidade e os níveis de componentes orgânicos voláteis, alertando o usuário sobre condições insalubres do ar.

Afinal, o custo-benefício do Caterpillar S61 é bom?

O Caterpillar S61 foi lançado em 2018 e não teve grandes variações no seu preço, custando atualmente em torno de R$ 4.169*. Com essas características, ele é um bom modelo para quem trabalha no ramo da construção civil, já que oferece ferramentas que ajudam no trabalho, e que não se importa de pagar um valor maior para ter estes benefícios.

Parte frontal do celular Caterpillar S61 com tela desbloqueada
Cat S61 é um bom modelo para quem trabalha no ramo da construção civil (Foto: Divulgação)

No entanto, se você busca um smartphone para o uso comum, este não é o modelo mais indicado. Ele é mais caro do que a maioria dos celulares com estas características de desempenho. É possível encontrar modelos com mais recursos por um valor menor.

Gostou do Caterpillar S61 e ficou interessado em conhecer outros modelos da marca? Então confira a nossa lista com os melhores aparelhos da Caterpillar. Para quem quer conhecer dispositivos de outras fabricantes, a dica é conferir a seleção com os melhores smartphones de 2021.

*Alerta de flutuação de preços: o valor de R$ 4.169 é o preço mais baixo das ofertas no nosso site, encontrado no dia 14 de julho de 2021. Os preços estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado.

Ficha técnica do celular Caterpillar S61

  • Tela: Tela IPS de 5,2 polegadas com resolução Full HD
  • Processador: Qualcomm Snapdragon SD630
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB
  • Câmeras traseiras: 16MP + Câmera Térmica
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Filma em: 4K
  • Bateria: 4.500 mAh
  • Reconhecimento facial: Não
  • Outros Recursos: Gorilla Glass, Resitente à água IP68, Bluetooth, NFC, Tela resistente à queda, medidor de qualidade do ar e medição a laser