Zoom indica em Celular e Smartphone

Celular para internet

Saiba o que é necessário ter para que seu celular possa oferecer um ótimo acesso à internet.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Poder navegar na internet por meio de um aparelho que cabe dentro do bolso é um sonho que virou realidade para quem possui um celular e pode, com ele, estar conectado. Porém, para tirar o melhor proveito possível, é necessário que o seu aparelho tenha alguns recursos para você se conectar à internet com eficiência. Então, como escolher o celular para internet de acordo com as tarefas que você realiza no seu dia a dia?

Para auxiliar aqueles que estão em busca de um bom celular para internet, separamos alguns pontos importantes na hora de escolher um aparelho para esse fim. Na verdade, é necessário ter em mente algumas questões, sem se esquecer, é claro, que quantos mais recursos, melhor!

Existem diferenças ao navegar em um celular com 3G e em um celular com Wi-Fi. Para entender melhor cada uma dessas conexões, veja a seguir o que elas têm a oferecer:

Celular com 3G

celular com 3G é indicado para quem pretende ficar conectado a qualquer hora do dia. Para fazer uso desse serviço, é necessário que o usuário contrate um pacote de dados junto à sua operadora. Diferente do Wi-Fi, o custo geralmente é medido por conta do tráfego consumido durante o seu uso, então vale ficar de olho e controlar os gastos, de acordo com o seu plano.  

O fato de estar conectado 24 horas à internet e em qualquer lugar é realmente fantástico, mas tem lá o seu preço. Um streaming de vídeo, por exemplo, pode acabar com a sua franquia em alguns minutos, fazendo com que a pessoa tenha que pagar pela franquia de download excedente dependendo do plano. Outro problema é que nem sempre é possível conseguir um bom sinal de 3G, e tudo isso pode variar bastante do local de onde o acesso é feito, além da operadora contratada. Outra vantagem é que a maioria dos celulares com 3G são smartphones, mas também há smartphones com Wi-Fi.

Celular com Wi-Fi

Além da boa velocidade, um celular com Wi-Fi permite que você esteja conectado com eficiência.Tudo o que você precisa é conectar-se a uma rede sem fio disponível no lugar onde você estiver. A vantagem da rede Wi-Fi é que você não precisa se preocupar  com franquia de download, porém não são todos os lugares que contam com rede Wi-Fi disponível.

Geralmente as pessoas utilizam a própria conexão Wi-Fi do trabalho ou da sua casa, mas já é possível encontrar Wi-Fi liberados em shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos. Ainda assim, a conexão Wi-Fi é mais limitada do que a conexão 3G, que você pode ter a qualquer hora do dia e em qualquer lugar (dependendo da qualidade do sinal, claro).

O ideal é conseguir um celular para internet que tenha suporte tanto a uma tecnologia quanto a outra. Dessa forma, é possível tirar proveito de cada uma das conexões, diminuindo, assim, seus custos e aproveitando ainda mais a internet móvel.

Além de oferecer suporte a diferentes tipos de conexão, um bom smartphone conta ainda com recursos extras, principalmente quanto à instalação de programas. O acesso via browser (o navegador) acaba muitas vezes ficando em segundo plano para quem deseja acessar a internet com a ajuda do celular: com o avanço de diversos aplicativos, como nos sistemas operacionais Android e iOS, é possível acessar diversas redes sociais de forma direta e com muito mais facilidades, como, por exemplo, Twitter e Facebook.

Além disso, programas como o Instagram, para o compartilhamento de fotos instantâneas tiradas pelo próprio smartphone com Wi-Fi ou smartphone com 3G, ou o Foursquare, que permite encontrar amigos por meio de satélites de localização, tornam o celular para internet mais dinâmico e divertido.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone