Como escolher capinha de celular? Conheça os tipos mais comuns

O Zoom preparou um artigo para te mostrar quais são os cinco tipos mais comuns de capas protetoras de celular e as principais características de cada um deles.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Ao comprar um smartphone novo, a primeira medida tomada por muitos consumidores é investir em uma capinha de celular. Além de ajudar a deixar o aparelho mais estiloso, esse acessório ajuda a proteger o aparelho de quedas, poeira ou pequenos arranhões. Por isso, é de grande importância.

Com o crescimento do mercado de smartphones, vários modelos de capa para celular surgiram nos últimos anos. As opções básicas ainda são bastante populares, mas agora elas ganharam concorrência com modelos flip, superprotetoras e, até mesmo, com zíper. Para te ajudar a escolher, fizemos uma seleção com os principais tipos de capinhas de celular e descubra qual é a ideal para as suas necessidades.

Antes de comprar a capinha de celular, se você estiver precisando mesmo de um smartphone novo, vale conferir nossas listas com os melhores aparelhos de 2021 e os modelos que se destacam no custo-benefício. Para quem quer economizar, a dica é conhecer os melhores intermediários e os melhores telefones por faixa de preço.

Capinha de celular ajuda a evitar danos por quedas ou poeira (Foto: Shutterstock)
Capinha de celular ajuda a evitar danos por quedas ou poeira (Foto: Shutterstock)

Como escolher capinha de celular

Veja as opções mais populares de capa para celular e escolha a melhor para você

Na hora de comprar a capinha de celular, você deve levar em consideração seu estilo de uso e quais características você valoriza no acessório. Por exemplo, se você não quer modificar muito o visual do telefone, pode apostar em um modelo tradicional de silicone. Para quem é mais desastrado, a dica é comprar uma capa para celular resistente e anti-impacto.

Além disso, a capinha de celular é uma opção interessante para personalizar o smartphone e você pode escolher entre modelos coloridos ou com estampa. Em relação aos preços, eles variam bastante conforme o tipo de acessório. Na hora de procurar as melhores ofertas aqui no Zoom, vale pesquisar pelo tipo de case que deseja comprar mais o modelo do seu smartphone.

Veja um resumo com as opções mais populares de capinhas de celular e, a seguir, conheça cada uma em detalhes.

  • Capinha de celular Bumper: protege apenas as laterais do smartphone
  • Capinha de celular de silicone e TPU: têm boa pegada e protegem a lateral e a traseira do aparelho
  • Capinha de celular de acrílico: é mais discreta, mas tem facilidade para quebrar
  • Capinha de celular flip: protege todo o aparelho e tem espaço para guardar cartões e dinheiro
  • Capinha de celular com zíper: é menos prática e faz volume na bolsa
  • Capinha de celular superprotetora: protege de quedas maiores e alguns modelos permitem até mergulhar com o smartphone

Capinha de celular Bumper

Capa para celular é discreta, mas protege pouco

Capa para celular Bumper para o iPhone 11 Pro Max (Foto: Divulgação/ESR Store)
Capa para celular Bumper para o iPhone 11 Pro Max (Foto: Divulgação/ESR Store)

As capinhas de celular bumpers são modelos que envolvem apenas as laterais do celular e deixam a parte frontal e traseira descobertas. A ideia desse design é proteger a parte do smartphone que, em grande parte das vezes, tem o primeiro contato com o chão em uma eventual queda. É claro que isso não é regra, por isso, algumas pessoas ainda ficam um pouco receosas ao usar essas capas.

Outra vantagem das capas Bumper é que elas não "aumentam", nem modificam o visual do celular. Além disso, são bem discretas e leves. Para oferecer uma proteção reforçada, algumas têm proteções extras nas "quinas" dos aparelhos, amortecendo o impacto dele com o chão.

Veja as melhores ofertas para capinhas de celular bumpers.

Capinha de celular de silicone e TPU

Capa para celular está entre os modelos mais populares

Capa para celular de TPU para o Galaxy S20, da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung)
Capa para celular de TPU para o Galaxy S20, da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung)

Essas são as capinhas de celular mais populares entre os consumidores, por terem um preço bem acessível e várias customizações. Os modelos de silicone são maleáveis, mas não possuem um alto grau de proteção contra quedas. Elas protegem toda a lateral e traseira do celular e oferecem uma pegada macia, sem aumentar muito o tamanho do aparelho.

Para quem não quer modificar muito o visual do smartphone, vale investir em uma capinha de celular de silicone transparente. Esse modelo é bem discretos, mas tem facilidade para ficar amarelado. Por isso, é importante limpar com frequência.

As capas feitas de TPU (Polímero Termoplástico) também cobrem as laterais e traseira do celular, mas não são maleáveis como o modelo anterior. Elas possuem um grau de proteção maior do que as de silicone, mas se desgastam facilmente e, de tempos em tempos, precisam ser trocadas.

Veja as melhores ofertas para capinhas de celular de silicone e de TPU.

Capinha de celular de acrílico

Essas capinhas de celular ajudam a manter o aparelho fino

Capinha de celular de acrílico interfere pouco no visual do smartphone (Foto: Divulgação)
Capinha de celular de acrílico interfere pouco no visual do smartphone (Foto: Divulgação)

A capa para celular de acrílico também é uma opção que não interfere muito no visual do aparelho. Normalmente, esses modelos são bem discretos e mantém o smartphone fino. É possível encontrar versões transparentes, coloridas ou personalizadas com personagens e desenhos.

No entanto, é preciso ficar atento com relação à segurança. Isso porque ela não é muito recomendada para pessoas mais desastradas, que deixam o telefone cair com frequência. Nesse caso, a própria capa pode acabar quebrando e deixar o smartphone mais exposto.

Veja as melhores ofertas para capinhas de celular de acrílico.

Capinha de celular flip

Capa para celular também é conhecida como "carteira"

Capa para celular para o Galaxy A50, da Samsung (Foto: Divulgação/Amazon/G)
Capa para celular para o Galaxy A50, da Samsung (Foto: Divulgação/Amazon/G)

Para quem busca uma proteção frente e verso, as capinhas de celular flip são a escolha certa. Elas possuem a proteção para lateral e traseira do celular igual a outros modelos convencionais, mas também chegam com uma camada adicional para a parte frontal, que pode ser "aberta e fechada", semelhante à capa de um livro.

Além da proteção para a tela do aparelho, outra vantagem das capas flips é a variedade de materiais de que elas são feitas, assim como os diferentes designs. Elas podem ser encontradas em versões de couro original, material sintético, fibra de carbono, entre outros.

Diferentes modelos de capinhas de celular flip (Foto: Divulgação)
Diferentes modelos de capinhas de celular flip (Foto: Divulgação)

Essas capas são vendidas em modelos "carteira", com bolso para guardar cartões e dinheiro. Algumas têm um pequeno espaço para o visor do smartphone, assim o usuário nem precisa abri-la para ver informações como as horas. Com o avanço tecnológico, existem algumas opções que se conectam com o celular, fazendo com que ele adapte a sua tela inicial para já ligar quando as capas são abertas, ou mesmo oferecer um layout diferente.

No entanto, é necessário destacar que esse modelo aumenta consideravelmente o tamanho do celular, então é indicado para quem costuma guardar o aparelho na mochila ou bolsa, por exemplo. Além disso, a proteção contra quedas não é grande, dependendo do material que forem feitas.

Veja as melhores ofertas para capinhas de celular de flip.

Capinha de celular com zíper

Capa para celular são menos práticas

Capa para celular com zíper (Foto: Divulgação/Isoprene)
Capa para celular com zíper (Foto: Divulgação/Isoprene)

As capas com zíper são praticamente pequenas bolsas para guardar o smartphone. A vantagem principal desse modelo é que ele é mais barato do que todos os outros, mas apresenta alguns pontos desagradáveis para grande parte dos usuários. Geralmente essas capinhas de celular são fabricadas em material sintético ou veludo e possuem um grau de proteção bem pequeno contra quedas.

Outra desvantagem é que elas podem dar problemas no zíper ou mesmo ficar com um aspecto envelhecido rapidamente, com o material podendo ficar desgastado com o tempo. Além disso, essas capas para celular não são nada convenientes para se transportar e ainda são pouco práticas no uso do dia a dia, já que o usuário sempre terá que abrir o zíper quando precisar usar o aparelho.

Veja as melhores ofertas para capinhas de celular com zíper.

Capinha de celular superprotetora

Capa para celular é a melhor opções para proteger contra quedas

Capinha de celular superprotetora para iPhone 11 (Foto: Divulgação/Spotterup)
Capinha de celular superprotetora para iPhone 11 (Foto: Divulgação/Spotterup)

Para quem é mais desajeitado ou simplesmente tem medo de que possam acontecer acidentes com o smartphone, as capinhas de celular superprotetoras são uma ótima opção. Como o próprio nome já diz, elas são focadas em oferecer proteção máxima ao aparelho e isso acaba custando em alguns pontos, como estética e ergonomia.

Esses modelos são feitos de materiais resistentes e podem ser encontrados em versões com proteção completa ou apenas para as laterais e traseira do celular. Eles modificam completamente o visual do aparelho, deixando-o maior e mais pesado. Todo o formato das capas é baseado em estudos de quais partes do celular sofrem o choque maior em quedas.

Exemplo de capa para celular superprotetora à prova d'água (Foto: Shutterstock)
Exemplo de capa para celular superprotetora à prova d'água (Foto: Shutterstock)

No entanto, para muitos consumidores essa troca vale a pena, pois algumas dessas capinhas de celular conseguem evitar danos grandes em quedas de mais de um metro, por exemplo. Essas modelos podem ser feitos de fibra de carbono, plástico rígido com laterais emborrachadas, metal, entre outros materiais.

Além disso, existem também capas que envolvem totalmente o aparelho, podendo, inclusive, deixar o celular totalmente vedado contra água e poeira. Esse tipo de modelo é ideal para quem quer usar o smartphone em situações específicas, como na praia, piscina ou em eventos a céu aberto.

Veja as melhores ofertas para capinhas de celular superprotetora.

Leia também:

Quer economizar na compra de um celular novo? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!