Como escolher capa de celular? Conheça os 5 tipos mais comuns

Veja as características dos principais tipos de capas protetoras de celular.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Ao comprar um celular novo, a primeira medida tomada por muitos consumidores é investir em uma capa protetora, a famosa “capinha”. Muitas deixam o aparelho ainda mais estiloso, mas o verdadeiro propósito delas é proteger o celular de quedas, poeira ou pequenos arranhões.

Com o crescimento do mercado de celulares, vários modelos de capas protetoras surgiram nos últimos anos. As opções “básicas” ainda são preferência do consumidor, mas agora elas ganharam concorrência com modelos flip, superprotetoras e, até mesmo, com zíper.

Leia também: MagSafe: o que é a tecnologia de ímãs do iPhone 12?

Veja abaixo quais são os principais tipos de capa para celular no mercado e descubra qual é a ideal para as suas necessidades.

As capas evitam danos ao celular devido a quedas ou poeira. (Foto: Shutterstock)
As capas evitam danos ao celular devido a quedas ou poeira. (Foto: Shutterstock)

Capas Bumper

Modelo de capa Bumper para o iPhone 11 Pro Max. (Foto: Divulgação/ESR Store)
Modelo de capa Bumper para o iPhone 11 Pro Max. (Foto: Divulgação/ESR Store)

As capas bumpers são modelos que envolvem apenas as laterais do celular e deixam a parte frontal e traseira descobertas. A ideia desse design é proteger a parte do celular que, em grande parte das vezes, tem o primeiro contato com o chão em uma eventual queda. É claro que isso não é regra, por isso, algumas pessoas ainda ficam um pouco receosas ao usar essas capas.

Outra vantagem das capas Bumper é que elas não “aumentam” o celular, são bem discretas e leves. Para oferecer uma proteção reforçada, algumas têm proteções extras nas “quinas” dos aparelhos, amortecendo o impacto dele com o chão.

Capas de Silicone e TPU

Capa de silicone para o Galaxy S20, da Samsung. (Foto: Divulgação/Samsung)
Capa de silicone para o Galaxy S20, da Samsung. (Foto: Divulgação/Samsung)

Essas são as mais populares entre os consumidores, por terem um preço bem acessível e várias customizações. As capas de silicone são maleáveis, mas não possuem um alto grau de proteção contra quedas. Elas protegem toda a lateral e traseira do celular e oferecem uma pegada macia, sem aumentar muito o tamanho do aparelho.

As que são feitas de TPU (Polímero Termoplástico) também cobrem as laterais e traseira do celular, mas não são maleáveis como o modelo anterior. Elas possuem um grau de proteção maior que as de silicone, mas se desgastam facilmente e, de tempos em tempos, precisam ser trocadas.

Capas Flip

Capa Flip para o Galaxy A50, da Samsung. (Foto: Divulgação/Amazon/G)
Capa Flip para o Galaxy A50, da Samsung. (Foto: Divulgação/Amazon/G)

Para quem busca uma proteção frente e verso, as capas flip são a escolha certa. Elas possuem a proteção para lateral e traseira do celular igual a outros modelos convencionais, mas também chegam com uma camada adicional para a parte frontal, que pode ser “aberta e fechada”, semelhante à capa de um livro.

Além da proteção para a tela do aparelho, outra vantagem das capas flips é a variedade de materiais de que elas são feitas, além de diferentes designs. Elas podem ser encontradas em versões de couro original, material sintético, fibra de carbono, entre outros.

Diferentes modelos de capa Flip. 
Diferentes modelos de capa Flip. 

Essas capas são vendidas em modelos “carteira” e, até mesmo, algumas têm um pequeno espaço para o visor do celular, assim o usuário nem precisa abri-la para ver informações como as horas, por exemplo. Com o avanço tecnológico, existem algumas opções que se “conectam” com o celular, fazendo com que ele adapte a sua tela inicial para já ligar quando as capas são abertas, ou mesmo oferecer um layout diferente.

No entanto, é necessário destacar que esse modelo aumenta consideravelmente o tamanho do celular, então é indicado para quem costuma guardar o aparelho na mochila ou bolsa, por exemplo. Além disso, a proteção contra quedas não é grande, dependendo do material que forem feitas.

Capas com zíper

Capa com zíper. (Foto: divulgação/Isoprene)
Capa com zíper. (Foto: divulgação/Isoprene)

As capas com zíper são praticamente pequenas bolsas para o celular. A vantagem principal desse modelo é que ele é mais barato que todos os outros, mas apresenta alguns pontos desagradáveis para grande parte dos usuários. Geralmente esses modelos são achados em material sintético ou veludo e possuem um grau de proteção bem pequeno contra quedas.

Outra desvantagem é que elas podem dar problemas no zíper ou mesmo ficar com um aspecto envelhecido rapidamente, com o material podendo ficar desgastado com o tempo. Elas não são nada convenientes para se transportar e ainda são pouco práticas no uso do dia a dia, já que o usuário sempre terá que abrir o zíper quando precisar usar o celular.

Capas Superprotetoras

Capa superprotetora para iPhone 11. (Foto: Divulgação/Spotterup) 
Capa superprotetora para iPhone 11. (Foto: Divulgação/Spotterup) 

Para quem é desajeitado com o celular ou simplesmente tem medo de que possam acontecer acidentes, as capas superprotetoras acabam sendo uma ótima opção. Como o próprio nome já diz, elas são focadas em oferecer proteção máxima ao aparelho e isso acaba custando em alguns pontos, como estética e ergonomia.

Esses modelos são feitos de materiais resistentes e podem ser encontrados em versões com proteção completa ou apenas para as laterais e traseira do celular. Eles modificam completamente o “formato” do aparelho, o deixando maior e mais pesado. Todo o formato das capas é baseado em estudos de quais partes do celular sofrem o choque maior em quedas.

Exemplo de capa superprotetora à prova d'água (Foto: Shutterstock)
Exemplo de capa superprotetora à prova d'água (Foto: Shutterstock)

No entanto, para muitos consumidores essa “troca” vale a pena, pois algumas capas conseguem evitar danos grandes em quedas de mais de um metro, por exemplo. Essas capas podem ser feitas de fibra de carbono, plástico rígido com laterais emborrachadas, metal, entre outros materiais.

Além disso, existem também capas que envolvem totalmente o aparelho, podendo, inclusive, deixar o celular totalmente vedado contra água e poeira. Esse tipo de modelo é ideal para quem quer usar o smartphone em situações específicas, como na praia, piscina ou em eventos a céu aberto.

Confira algumas opções de capas para celular.