Como fazer backup do WhatsApp

Descubra tudo sobre como fazer backup do WhatsApp no Android. Aprenda a programar ou fazer o processo manualmente e nunca mais perca as suas conversas.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

O processo de como fazer backup do WhatsApp é importante principalmente na hora de trocar de celular. Dessa forma, você terá seu histórico de conversas no mensageiro salvo e vai conseguir acessá-lo no novo smartphone. Ainda assim, o procedimento deve ser feito com frequência para que o backup do WhatsApp esteja sempre atualizado, seja no Android ou no iPhone (iOS).

A seguir, você vai aprender como fazer backup do WhatsApp e como selecionar a frequência, a conta que deseja salvar as conversas e a rede preferencial para fazer o processo. Esse procedimento é útil, inclusive, para recuperar conversas apagadas no WhatsApp.

A propósito, se você estiver buscando aprender esse processo por estar com problemas em seu smartphone e ter medo de perder suas conversas, vamos te indicar modelos de celular baratos para você usar WhatsApp. São aparelhos básicos ou intermediários, mas que vão rodar bem o mensageiro e outros aplicativos do dia a dia.

Neste artigo, você vai ler os tópicos a seguir. Para seguir direto para um deles, basta clicar em cima:

  • O que significa backup?
  • Onde fica o backup do WhatsApp?
  • Backup do WhatsApp no Android
  • Como fazer backup do WhatsApp no iPhone
  • Como fazer backup do WhatsApp no PC
Como fazer backup do WhatsApp? Veja tudo que você precisa saber sobre Android e iPhone (Foto: Shutterstock)
Como fazer backup do WhatsApp? Veja tudo que você precisa saber sobre Android e iPhone (Foto: Shutterstock)

O que significa backup?

Backup é uma cópia de segurança de arquivos que estão salvos em um dispositivo ou sistema. Assim, se você tiver que fazer uma restauração de fábrica ou trocar de aparelho, conseguirá recuperar as informações facilmente. Esse é um procedimento que deve ser feito com frequência, para manter a cópia dos arquivos sempre atualizada.

O backup pode ser feito em dispositivos de armazenamento, como celulares ou computadores, ou em sistemas, como jogos e aplicativos. Esse é o caso do WhatsApp.

Existem diversas formas de armazenar o backup, dependendo de cada situação. Por exemplo, no caso de computadores, é comum que as pessoas salvem o backup em mídias físicas, como pendrives e HDs. O usuário deve fazer o processo com frequência para manter o arquivo de backup atualizado.

Outra forma de fazer uma cópia de segurança é com um backup na nuvem, que pode ser acessado facilmente pela internet. Além disso, há programas específicos para fazer backup, que ajudam a automatizar o processo e até criptografam os dados para maior segurança.

Por que fazer o backup do WhatsApp?

Fazer backup do WhatsApp é importante, principalmente, para recuperar as conversas antigas quando você troca de celular. O procedimento também é útil em situações em que você precisa reinstalar o aplicativo. Dessa forma, não perde as suas conversas.

Como fazer backup do WhatsApp? Procedimento permite recuperar mensagens no futuro (Foto: Shutterstock)
Como fazer backup do WhatsApp? Procedimento permite recuperar mensagens no futuro (Foto: Shutterstock)

Uma vantagem é que, além das mensagens, o procedimento de como fazer backup no WhatsApp também salva seus arquivos de mídia, como fotos e vídeos enviados nos chats.

Feito o procedimento, o passo a passo de como acessar o backup do WhatsApp é bem simples, basta fazer a restauração das conversas. Nesse caso, vale conferir nosso tutorial sobre como restaurar backup do WhatsApp.

Onde fica o backup do WhatsApp?

O lugar onde fica o backup do WhatsApp muda conforme o tipo de armazenamento. Para começar, você precisa saber que existem dois tipos de backup no app de mensagens.

O primeiro é o chamado backup local, que é feito automaticamente às duas horas da manhã, todos os dias. Nesse caso, o arquivo fica salvo na memória interna do seu aparelho e pode ser facilmente restaurado, caso você precise desinstalar e instalar o aplicativo novamente.

Além dele, existe ainda o backup na nuvem, que mostraremos em detalhes a seguir. Nesse caso, você precisa adicionar uma conta de um serviço na nuvem (o Google Drive para Android e o iCloud para iPhone). Então, o aplicativo vai salvar todas as suas conversas e você poderá restaurá-las no futuro. Essa dica é útil para recuperar as mensagens quando você troca de smartphone, já que elas ficam armazenadas na nuvem.

Como o backup local é automático, não há nada que o usuário possa fazer. Por isso, vamos falar apenas no backup na nuvem. A seguir, veja como salvar conversas do WhatsApp no Android e no iPhone.

Backup WhatsApp: fazendo procedimento no Android

Para o procedimento de como fazer backup do WhatsApp no Android, você precisa ter uma conta Google, que pode ser a mesma utilizada para configurar seu smartphone. Além disso, é obrigatório ter espaço livre suficiente para a criação do arquivo de backup, que ficará guardado no Google Drive. Por fim, você também vai precisar de uma conexão estável com a internet.

Como fazer backup do WhatsApp no Android? É preciso salvar conversas no Google Drive (Foto: Maor Winetrob / Shutterstock.com)
Como fazer backup do WhatsApp no Android? É preciso salvar conversas no Google Drive (Foto: Maor Winetrob / Shutterstock.com)

Passo 1. Primeiramente, abra o WhatsApp e entre em "Mais opções", para isso basta tocar no ícone "...", na parte superior direita. Em seguida, você deve acessar "Configurações" e, depois, tocar em "Conversas".

Como fazer backup do WhatsApp: toque em "Conversas" e depois em "Backup de conversas" (Foto: Arte / Zoom)
Como fazer backup do WhatsApp: toque em "Conversas" e depois em "Backup de conversas" (Foto: Arte / Zoom)

Passo 2. Na tela seguinte, toque em "Backup de conversas".

Como fazer backup do WhatsApp: toque em "Backup" de conversas (Foto: Arte / Zoom)
Como fazer backup do WhatsApp: toque em "Backup" de conversas (Foto: Arte / Zoom)

Passo 3. Por fim, selecione "Fazer backup no Google Drive" e escolha qualquer opção que seja diferente de "Nunca". Em seguida, você deve escolher em qual conta Google deseja salvar o seu backup do WhatsApp Android. Se não tiver nenhuma conta conectada, você pode adicionar uma tocando em "Adicionar conta" e, em seguida, fazer o login.

Agora, falta apenas escolher qual rede de dados deseja usar para o backup. Para isso, clique em "Fazer backup via" e escolha a de preferência. Recomendamos escolher a opção "Somente Wi-Fi" para não gastar seus dados móveis.

Como fazer backup do WhatsApp: você deve escolher a frequência, Conta Google e a rede preferencial (Foto: Arte / Zoom)
Como fazer backup do WhatsApp: você deve escolher a frequência, Conta Google e a rede preferencial (Foto: Arte / Zoom)

Como fazer backup do WhatsApp no Android de forma manual e alterar configurações

Se deseja criar um backup do WhatsApp no Android de forma manual, você deve repetir os passos anteriores: "Mais opções" > "Configurações" > "Conversas" > "Backup de conversas". Chegando aqui, você vai precisar apenas tocar em "Fazer Backup" e esperar o processo terminar. Pronto, seu backup está feito.

Essa dica pode ser interessante para quando você trocar de celular. Assim, conseguirá migrar todas as conversas exatamente da maneira que elas estavam para o aparelho novo.

Backup WhatsApp: procedimento pode ser feito manualmente no Android (Foto: Arte / Zoom)
Backup WhatsApp: procedimento pode ser feito manualmente no Android (Foto: Arte / Zoom)

Já para alterar as configurações que você selecionou ao programar o backup, é simples. Você vai precisar apenas seguir estes passos: "Mais opções" > "Configurações" > "Conversas" > "Backup de conversas".

Nesta aba, você pode acessar a opção "Fazer Backup no Google Drive" para alterar a frequência (diária, semanal, mensal). Pode, ainda, tocar em "Conta do Google" e mudar a sua conta definida ou escolher a rede de dados, clicando em "Fazer backup via". Além disso, é possível também incluir vídeos em seu backup, selecionando "Incluir vídeos".

Backup WhatsApp: fazendo o processo no iPhone

O processo de como fazer backup do WhatsApp no iPhone é pelo iCloud, assim como o Google Drive é utilizado para fazer no Android. Então, para conseguir fazer o backup, é preciso ter uma conta no iCloud ativa no seu smartphone, que pode ser a mesma usada para configurar o celular.

Passo 1. Para começar, você deve primeiro verificar se o iCloud Drive (iOS 8 ou superior) ou o Documentos/Dados (iOS 7), estão ativos. Para isso, basta entrar em "Ajustes do iPhone" e em seguida "iCloud". Então, você deve abrir o WhatsApp e, em seguida, acessar o "Menu". Depois, toque em "Conversas".

Como fazer backup do WhatsApp no iPhone: toque em "Conversas" após abrir o aplicativo WhatsApp (Foto: Arte / Zoom)
Como fazer backup do WhatsApp no iPhone: toque em "Conversas" após abrir o aplicativo WhatsApp (Foto: Arte / Zoom)

Passo 2. Entre em "Backup de Conversas" e selecione a opção "Fazer Backup Agora". Para programar backups automáticos, selecione a opção "Auto Backup", escolhendo a frequência que deseja programar. Desta forma, além de todas as suas conversas, as suas mídias, como, fotos e mensagens de voz, serão salvas. No entanto, se deseja salvar também os seus vídeos, você deve selecionar a opção "Incluir Vídeos".

Como fazer backup do WhatsApp no iPhone: selecione "Fazer Backup Agora" para iniciar o processo (Foto: Arte / Zoom)
Como fazer backup do WhatsApp no iPhone: selecione "Fazer Backup Agora" para iniciar o processo (Foto: Arte / Zoom)

Passo 3. Outro ponto em que devemos ter atenção é verificar se o iCloud está fazendo o backup pela rede de móvel, o que pode acabar com o seu plano de dados. Para isso, você deve seguir estes passos: "Ajustes" > "iCloud" > "iCloud Drive" > "Usar Dados de Celular" e selecionar a opção "Não", para fazer o backup do WhatsApp no iPhone apenas pelo Wi-Fi.

Como fazer backup do WhatsApp no iPhone: é importante lembrar de não fazer o backup com a rede móvel de dados (Foto: Arte / Zoom)
Como fazer backup do WhatsApp no iPhone: é importante lembrar de não fazer o backup com a rede móvel de dados (Foto: Arte / Zoom)

Passo 4. Por fim, defina a frequência de backup do WhatsApp no iPhone.

Como fazer backup do WhatsApp no iPhone: é possível também escolher a periodicidade do backup (Foto: Arte / Zoom)
Como fazer backup do WhatsApp no iPhone: é possível também escolher a periodicidade do backup (Foto: Arte / Zoom)

Como fazer backup do WhatsApp no PC?

Por ser um aplicativo para celular, o processo de como fazer backup do WhatsApp no PC é mais complicado. Não há nenhuma função específica de backup na versão web ou no programa para computadores, mas existe uma forma de ter o arquivo com a cópia dos dados.

Nesse caso, você precisa conectar seu celular ao computador e acessar a pasta "WhatsApp". Então entre na pasta "Databases". É nela que ficam os arquivos do backup local (aquele que é feito automaticamente). Depois, você deve copiar o arquivo "msgstore.db", que se refere ao último backup.

Como fazer backup do WhatsApp no PC: é preciso salvar o arquivo do último backup local (Foto: Reprodução/Zoom)
Como fazer backup do WhatsApp no PC: é preciso salvar o arquivo do último backup local (Foto: Reprodução/Zoom)

Você pode colar o arquivo em alguma pasta do computador ou pendrive. Entretanto, o arquivo só vai funcionar para restaurar conversas se estiver em um smartphone. Por isso, você vai precisar transferi-lo para o aparelho em que você deseja recuperar as mensagens. Basta colar esse arquivo também na mesma pasta "WhatsApp" > "Databases".

Então, é só desinstalar e reinstalar o WhatsApp novamente. O aplicativo vai restaurar as conversas presentes naquele arquivo de forma automática. Vale ressaltar que essas dicas funcionam apenas para celulares Android.

Agora que você já sabe como fazer backup do WhatsApp, aproveite para confira outras dicas sobre o app de mensagens: