Como fazer live pelo celular?

As transmissões ao vivo ganharam força em 2020, e você pode entrar nesta onda com facilidade com o nosso tutorial.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Pensando em fazer uma live pelo celular? As transmissões ao vivo caíram nas graças dos usuários de redes sociais em 2020, e o melhor é que você não precisa ser um artista famoso para fazer a sua. É fácil e divertido ganhar likes por transmitir algo interessante pelo Facebook ou Instagram.

Se você quer entrar nesta onda mas ainda não sabe como funciona, veio ao lugar certo. O Zoom preparou um passo a passo para você começar a fazer a sua própria live a partir do celular.

Leia também: Melhor câmera de celular em 2020: 15 smartphones para foto e vídeo

Dica: Antes de começar, escolha um local bacana, que crie um cenário interessante. Pense também em algo interessante para os seus amigos e familiares. Conteúdo relevante é o primeiro passo para cativar a audiência. Apostar em um tripé para celular também pode ajudar a deixar as suas lives com um "ar" profissional.

Como fazer uma live via Facebook

Como fazer live no Facebook via celular. (Imagem: Zoom)
Como fazer live no Facebook via celular. (Imagem: Zoom)

Passo 1 – Entre no seu celular e localize e clique no ícone “Ao vivo” em vermelho na parte superior esquerda da tela (veja a imagem à esquerda aqui em cima).

Passo 2 – Você será direcionado para uma outra tela para preparar a sua Live (imagem do meio). Você pode escolher:

  • Fazer uma transmissão pública, para todos os seus amigos, apenas amigos selecionados, ou até mesmo apenas para você, caso esteja fazendo um teste;
  • Escrever um título para a sua live;
  • Escolher máscaras, que sção brincadeiras de vídeo como perucas, disfarces e objetos na tela para tornar a transmissão mais divertida;
  • Adiconar localização, emojis e marcar amigos.

Depois de formatar a sua transmissão, é só clicar em “Iniciar vídeo ao vivo”.

Passo 3 - Pronto! Você já começou a sua Live. Note na imagem à direita que uma inscrição “Ao vivo” aparece no canto esquerdo superior da tela. Na parte debaixo aparecem os comentários de quem está assistindo e alguns controles, como trocar a câmera do celular, clarear ou escurecer a imagem, lista de espectadores e convidar amigos.

Quando terminar, basta clicar em “concluir”. O vídeo será encerrado e você pode publicá-lo na sua linha do tempo ou excluí-lo.

Como fazer uma live via Instagram

Como fazer live no Instagram pelo celular. (Imagem: Zoom)
Como fazer live no Instagram pelo celular. (Imagem: Zoom)

Fazer lives no Instagram é tão fácil quanto no Facebook. Mais uma vez, são necessários apenas 3 passos:

Passo 1 – Entre no seu Instagram e deslize a tela para a direita. Você verá o ícone de uma câmera na parte debaixo da tela (como no print à esquerda). Clique nele.

Passo 2 – Mais uma vez na parte debaixo da tela, você verá várias opções. Deslize-as até encontrar o botão ao vivo, como na imagem central aqui em cima.

Passo 3 – Pronto! Você está ao vivo. Note que na parte de cima do vídeo há a inscrição “Ao vivo”, e na parte debaixo há opções para fazer perguntas aos espectadores, convidar amigos e até adicionar efeitos à imagem.

Para encerrar o vídeo, basta selecionar essa opção na tela. Você poderá Compartilhar o vídeo da transmissão no IGTV, baixar o vídeo ou simplesmente excluí-lo.