Como ganhar seguidores no Instagram? Essa é uma dúvida comum entre os usuários da rede social, principalmente entre aqueles desejam fazer um uso profissional do aplicativo. Normalmente, o número de seguidores está associado à popularidade do perfil. Por isso, é importante conhecer seu público e criar uma tática para conquistá-lo. Além disso, o conteúdo precisa imprimir sua essência e ter qualidade. Portanto, é importante também investir em um bom celular pra produção de conteúdo na internet.

Já vamos adiantar que a principal forma de ganhar seguidores no Instagram é produzindo um bom material. A ideia é fazer seu público engajar. De qualquer forma, existem algumas outras dicas que podem ajudar. Entre elas, estão: utilizar recursos de geolocalização, publicar nos melhores horários e fazer lives com perfis parceiros.

Para te ajudar, separamos todas as dicas que reunimos a seguir. Também conversamos com especialistas, como a jornalista Juliana Goes (@jujulianagoes), que é cofundadora do Zen App e do Zen Wellness, a influenciadora Sabrina Rezende (@maniaderoxo) e o estrategista digital Pedro Mota Cortella (@pedromotacortella), que falam um pouco sobre suas estratégias e formas de produção. E, como não poderia faltar, vamos indicar celulares bacanas para produzir fotos e vídeos para postar em seu perfil!

Como ganhar seguidores no Instagram? Veja dicas para bombar seu perfil (Foto: Shutterstock)
Como ganhar seguidores no Instagram? Veja dicas para bombar seu perfil (Foto: Shutterstock)

Invista em um celular para produzir conteúdos

Se você quer produzir conteúdo de qualidade para o Instagram, vale investir em um smartphone com boa câmera. Assim, você garante que terá boas fotos para postar no seu perfil. Por isso, nós recomendamos dar uma olhada nas listas de celulares com melhores câmeras.

Veja também a seleção com os melhores smartphones de 2021, que reúne modelos de diversas marcas. Para quem quer economizar, a dica é conferir os celulares baratos com boas câmeras.

Aproveite para conferir ainda as listas de acessórios para fazer as melhores fotos no seu smartphone:

No vídeo a seguir, te ensinamos as diferenças entre as lentes das câmeras de celular e trazemos dicas para você se tornar um expert no assunto.

Como conseguir seguidores no Instagram

Ganhar seguidores no Instagram é importante para aumentar a visualização do seu perfil, especialmente no caso de marcas ou influenciadores. Nesse sentido, o ponto mais importante é produzir conteúdo de qualidade. Ele deve atrair seu público. Em entrevista exclusiva, Juliana Goes explicou que um dos erros comuns das pessoas é só focar no que está em alta e esquecer quem você é.

Portanto, não basta ter um número alto de seguidores. É importante que essas pessoas engajem no seu perfil. Ou seja, curtam, comentem e compartilhem as fotos. Para o algoritmo do Instagram, é mais interessante ter um perfil com número menor de seguidores, mas que realmente estão engajados e consideram aquele conteúdo relevante, do que ter uma conta com milhões de seguidores que não se importam com as publicações. Juliana Goes também comentou sobre isso.

"É importante que haja compartilhamento, engajamento, para seu conteúdo ser mais recomendado. É bacana que esse perfil novo aborde aquilo que mais domina, mais gosta, porque, naturalmente, a gente acaba sendo mais autoridade naquilo que gostamos, sabemos e estudamos. Aos poucos, você vai se tornando referência. E, claro, na comunicação, pedir que as pessoas compartilhem, marquem outras pessoas. São formas de crescimento mais sólidas do que estratégias como sorteio. Você talvez alcance um número de seguidores, mas não são pessoas que se identificam com você. Qualidade não tem a ver com quantidade", explicou Juliana Goes.

Juliana Goes costuma falar sobre autocuidado e autoconhecimento (Divulgação/Juliana Goes)
Juliana Goes costuma falar sobre autocuidado e autoconhecimento (Divulgação/Juliana Goes)

Além do conteúdo relevante, existem outras dicas que podem te ajudar a ganhar seguidores no Instagram. Nós listamos todas elas a seguir. Antes de começar, recomendamos que você defina seus objetivos como marca ou influenciador. Qual é o público que você quer atingir? Quantos seguidores você quer ter? É preciso, ainda segundo Juliana Goes, estar atento às tendências da plataforma em si.

"Estudar bastante sobre o comportamento da plataforma em cada fase é importante. O algoritmo muda. O que é que tem mais entrega hoje em dia? O que rende mais alcance? Vídeos! Os Reels, por exemplo. Eles impactam pessoas que não te seguem, ficam ali no Explorar. Então outras pessoas, de repente, podem te ver, te descobrir. Usar hashtags estratégicas, não precisa ser um excesso, mas isso pode te ajudar a ser descoberto também", complementou.

Então, utilize as nossas dicas e dos influenciadores que trouxemos para traçar uma estratégia que te leve até esse objetivo. Esse processo exige dedicação e tempo para dar resultados.

Como conseguir seguidores no Instagram? Processo exige planejamento e dedicação (Foto: Shutterstock)
Como conseguir seguidores no Instagram? Processo exige planejamento e dedicação (Foto: Shutterstock)

Com quantos seguidores se ganha dinheiro no Instagram?

Essa dúvida não está diretamente relacionada às dicas de como ganhar seguidores no Instagram, mas é importante ser esclarecida também. Muitas pessoas que desejam trabalhar como influenciadores digitais acreditam que precisam ter um grande número de seguidores para ganhar dinheiro com a rede social. Entretanto, não é bem assim.

Ao contrário do YouTube, que paga por visualização dos vídeos, o Instagram ainda não paga aos usuários pela produção dos seus conteúdos. Existem rumores de que o app tem planos relacionados a isso, mas nada confirmado.

Atualmente, as pessoas que ganham dinheiro no Instagram fazem isso graças a parcerias e posts patrocinados por marcas do mesmo nicho. Ou seja, não é o próprio Instagram que paga. Em alguns casos, para atrair possíveis patrocinadores, o número de seguidores acaba sendo importante. Grandes influenciadores, com milhões de seguidores, por exemplo, fazem parcerias com marcas grandes e famosas. Por isso, acabam ganhando muito dinheiro.

No entanto, isso varia conforme cada situação. Para outras marcas, pode ser mais interessante fazer parcerias com influenciadores mais nichados. Assim, elas atingem um público menor e mais certeiro.

Enfim, esse tópico é só uma forma de abrir sua mente sobre as possibilidades de ganhar dinheiro com Instagram, mas não é o foco deste artigo. A seguir, vamos às dicas de como ganhar seguidores no Instagram.

Produzir bons conteúdos é a principal forma de ganhar seguidores no Instagram (Foto: Shutterstock)
Produzir bons conteúdos é a principal forma de ganhar seguidores no Instagram (Foto: Shutterstock)

Como aumentar seguidores no Instagram investindo em conteúdo

A principal dica de como ganhar seguidores no Instagram é investir em conteúdo de qualidade. Seja como um simples usuário ou como marca, você deve oferecer valor para os seus seguidores e falar sobre os assuntos que sejam interessantes para eles.

Por isso, aproveite os diferentes recursos que o próprio Instagram oferece para atrair novos seguidores e mantê-los engajados. Assim, você garante que as pessoas não vão seguir seu perfil apenas por seguir, mas porque ele é relevante para elas.

Para entender quais são as melhores práticas para atrair pessoas no Instagram, nós conversamos com o estrategista digital Pedro Mota Cortella. Ele é dono da agência Sophya, que tem como um dos cases de maior sucesso a presença do professor, filósofo e escritor Mario Sergio Cortella nas redes sociais. Falaremos sobre esse assunto mais à frente.

O especialista explica que, primeiro, você deve entender para qual o público você quer atrair e para quê. Então, deve começar a produzir conteúdo para ele.

Além disso, fale sobre assuntos que você domina e tem propriedade para abordar. Outra dica é ter afinidade com o tema. Afinal, você precisará ter uma rotina de publicação e isso se torna mais fácil quando falamos de algo que gostamos.

Para a influenciadora Sabrina Rezende, do Mania de Roxo, é importante fazer algo que você goste e que tenha a ver com seu estilo. "Acredito que o erro mais comum é fazerem aquilo que está dando certo para muitos sem saber se aquilo é o estilo dela, se está fazendo porque gosta ou porque está dando certo com fulano. Digamos que a pessoa abre mão da sua identidade para se adequar à 'modinha'", explica.

Sabrina Rezende, do Instagram Mania de Roxo (Foto: Reprodução / Instagram @maniaderoxo)
Sabrina Rezende, do Instagram Mania de Roxo (Foto: Reprodução / Instagram @maniaderoxo)

Juliana Goes afirmou também que a concorrência hoje é muito maior que há cinco anos, por exemplo. Portanto, a autenticidade é essencial. É preciso "saber quem você é". Dessa forma, você vai entregar mais qualidade para quem te segue e criar uma relação mais próxima. As pessoas, segundo ela, não vão somente te seguir, mas te apoiar.

"Acredito muito em imprimir a essência, seja uma empresa, seja uma pessoa. É crescer, mas não pensar só em números, né? É pensar na qualidade dessa conexão. Quem é que me segue? O que estou levando para essa pessoa faz algum tipo de diferença? Aí você tem seguidores mais fiéis, menos efêmeros, menos vai e vem. Em algum momento, você pode ter uma troca de público, como eu tive, falando mais de autoconhecimento agora. E é normal que isso aconteça. Você não pode desanimar no meio do caminho. Isso fala de relevância: o quanto você está entregando de fato para as pessoas, o quanto elas se beneficiam do que você entrega para elas?", disse.

Aproveite os diferentes formatos

Ainda falando de conteúdo, o Instagram oferece diversos tipos postagem além das fotos e vídeos do feed. Por isso, é importante variar suas publicações e aproveitar todas as possibilidades da rede social.

O carrossel de fotos no feed, por exemplo, é uma ótima oportunidade de criar um storytelling e transmitir uma história para seu público. Já os Stories ficam no ar apenas por 24 horas e podem ser usados para se aproximar do público que já te segue, em um tom mais informal mesmo.

Outro formato interessante para explorar é o IGTV, que permite postar vídeos mais longos, com até uma hora de duração. Nesse tipo de post, você pode aprofundar determinado assunto que seja do interesse do seu público. Saiba tudo sobre como acessar e postar vídeos no IGTV.

Já o Reels é um recurso para gravar vídeos curtos, que permite usar ferramentas de edição para produzir vídeos divertidos e criativos. O Instagram vem priorizando esse tipo de conteúdo na aba Explorar, que mostra seus posts para pessoas que não seguem seu perfil, mas podem ter interesse no seu conteúdo. Por isso, produzir Reels é interessante para ganhar seguidores no Instagram grátis.

De acordo com Sabrina Rezende, os Reels têm ajudado bastante a conquistar seguidores. "Quanto ao feed, o Reels tem sido a ferramenta que mais traz seguidores orgânico atualmente. Então, se joguem no Reels e produzam aquilo que mais curtem em forma de vídeo de 15 segundos".

Apesar disso, ela reforça que é importante variar o tipo de conteúdo e manter a constância.

Por fim, se você tem uma loja e deseja aumentar o número de seguidores do perfil, vale utilizar o recurso para criar uma loja virtual. As publicações com produtos marcados costumam aparecer em uma aba dedicada às lojas. Assim, você pode atingir novas pessoas, ganhar seguidores e ainda vender mais.

Produza imagens que chamem atenção

Outro ponto importante com relação ao conteúdo dos seus posts é a qualidade das imagens ou vídeos. O Instagram é uma rede social muito visual, e as pessoas tendem a parar para olhar aquilo que mais chama atenção.

Você pode, por exemplo, definir um estilo de imagem para o feed, contar com a ajuda de um fotógrafo ou aproveitar aplicativos de edição de imagem para melhorar seus posts visualmente.

Ter um feed com fotos bonitas ajuda a ganhar seguidores no Instagram (Foto: Shutterstock)
Ter um feed com fotos bonitas ajuda a ganhar seguidores no Instagram (Foto: Shutterstock)

Invista em boas legendas

A imagem é o que vai atrair o público logo de cara, mas a legenda do seu post precisa estar de acordo com a foto. É importante que o texto traga alguma informação ou acrescente algo para quem está vendo.

Outra dica em relação às legendas é usar um "call to action", o chamado CTA, para engajar os seguidores. Você pode, por exemplo, fazer uma pergunta ou pedir para que marquem os amigos na publicação.

Veja outras dicas para aproveitar os recursos do Instagram:

Conheça o público e ganhe seguidores no Instagram

Para fazer posts mais assertivos, com conteúdo que realmente importa, você deve conhecer bem seu público-alvo. Defina quem são as pessoas que você quer impactar para, então, produzir o melhor conteúdo para elas.

"É a consistência. Sempre estive lá e com um conteúdo presente com alguns pilares. Sempre falei de beleza, estilo de vida, autoconhecimento, autocuidado. O que foi mudando aos poucos foi que, de acordo com a fase da minha vida e minhas buscas, o conteúdo foi sendo repaginado, mas dentro dos mesmos pilares. As pessoas sabem o que esperar de mim, da consistência, da qualidade do conteúdo. É trabalhar com a verdade, trazendo não só o que deu certo, mas o desafio. Não só trazer aquela curadoria de conteúdo bacana e bonita, mas trazer um pouco dos bastidores, da vida real. As pessoas acreditam no que eu acredito porque me coloco da forma mais transparente e real possível", falou a influenciadora Juliana Goes.

Conhecendo seu público-alvo, você conseguirá fazer publicações relevantes para ele e atrair novos seguidores interessados nesse nicho. Uma dica é aproveitar os insights dados pelo próprio Instagram. Para isso, basta ter uma conta comercial, sobre a qual falaremos em detalhes mais à frente.

Defina qual o melhor horário para postar no Instagram

Agora que você já conhece seu público, outra dica de como ganhar mais seguidores no Instagram é publicar nos horários em que essas pessoas estão ativas. Isso é importante porque, ao publicar no melhor horário, você tende a ter mais curtidas e comentários.

Além disso, quanto maior for o alcance da publicação, mais ela será notada, e o Instagram poderá considerar o post relevante e exibi-lo para outras pessoas. Dessa forma, você tende atingir um número maior de pessoas e ganhar novos seguidores.

Para fazer os posts nos horários certos, você pode usar ferramentas para o agendamento da publicações. É o caso do Estúdio de Criação, do próprio Facebook, que é dono do Instagram, ou de ferramentas como Hootsuite, Sprout Social e mLabs.

Conheça seu público para postar no melhor horário e ganhar mais seguidores no Instagram (Foto: Shutterstock)
Conheça seu público para postar no melhor horário e ganhar mais seguidores no Instagram (Foto: Shutterstock)

A importância de interagir no Instagram

O Instagram é uma rede social, portanto, interação é muito importante. De acordo com dados do próprio app, os usuários seguem um perfil ou uma marca por se identificarem com ela e com o conteúdo postado. Por isso, você deve construir uma relação de confiança com as outras pessoas na rede.

Dê atenção aos seus seguidores e a outras marcas, gere conversa com eles e esteja presente na rede social. Além disso, interaja nos comentários, responda às mensagens privadas, curta e comente em posts de outros perfis que sejam interesse para o seu público e siga contas que sejam relevantes para eles.

Para Sabrina Rezende, que também é influenciadora convidada do canal do Zoom no YouTube, esse é um dos segredos para o sucesso no Instagram. "Engaje com seus seguidores, responda os comentários e dê atenção às mensagens no Direct. Esse conjunto todo faz um seguidor seu te indicar para outros dois amigos dele e por aí vai", recomenda.

Pedro Cortella também reforça a importância de estar presente na rede social. "Seja ativo na plataforma, responda comentários, faça comentários construtivos nos posts dos outros. Faça lives sozinho e com convidados que sejam pautadas - ou seja - com um tema e objetivo claro de conteúdo", explica o estrategista digital.

Ter frequência de post no Instagram é essencial

Ter uma frequência de postagens também é fundamental para manter seu público engajado e ganhar seguidores no Instagram. Isso não significa que você deve postar todo dia, mas não adianta nada publicar uma foto hoje e levar muito tempo para postar de novo.

Afinal, se você não atualiza seu perfil, não tem motivo para as pessoas te seguirem. Além disso, o próprio algoritmo do Instagram vai acabar diminuindo o alcance do seu perfil por entender que ele não é relevante.

Uma dica para manter a frequência é criar um cronograma de publicações. É uma espécie de calendário com as datas e os posts previstos para cada dia. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais ampla de tudo que será publicado em um período maior.

Frequência de postagem é uma dica de como ganhar seguidores no Instagram grátis (Foto: Shutterstock)
Frequência de postagem é uma dica de como ganhar seguidores no Instagram grátis (Foto: Shutterstock)

Pense o que colocar na bio do Instagram

O que é bio no Instagram? Trata-se de uma pequena descrição do seu perfil. Essa é uma boa forma de ganhar seguidores no Instagram, porque é justamente a primeira impressão que as pessoas vão ter.

Apesar de ser curtinha, com 150 caracteres, você deve escrever seus dados principais, o que você faz e deixar algum contato para os seguidores. Solte a criatividade para criar uma descrição atraente e que faça as pessoas quererem seguir seu perfil. Pensar o que colocar na bio do Instagram é extremamente importante.

Para o especialista Pedro Cortella, uma bio objetiva e clara sobre a sua atuação é o que não pode faltar em um perfil de sucesso. "O que você faz, que tipo de conteúdo produz e para quem você faz o que faz."

Use as melhores hashtags do Instagram

As hashtags ajudam a categorizar os conteúdos na rede social. Esse é um recurso ótimo para aumentar o engajamento nos posts e ganhar seguidores no Instagram. Isso porque o aplicativo permite que as pessoas sigam hashtags de interesse.

Dessa forma, você pode aparecer para usuários que ainda não seguem o seu perfil, mas que gostam dos assuntos das suas publicações. Inclusive, posteriormente, essas pessoas podem acabar seguindo você.

Para usar o recurso de forma assertiva e conseguir os melhores resultados, use uma ferramenta para geração de hashtags. Outra dica é pesquisar aquelas que são mais populares no aplicativo. Vale o aviso: use com moderação e não exagere nas tags!

Hashtags ajudam outras pessoas a encontrarem seus posts e podem fazer seu perfil ganhar seguidores no Instagram (Foto: Shutterstock)
Hashtags ajudam outras pessoas a encontrarem seus posts e podem fazer seu perfil ganhar seguidores no Instagram (Foto: Shutterstock)

Criar localização no Instagram é importante

A geolocalização funciona de forma parecida com as hashtags para ganhar seguidores no Instagram. Ao marcar a localização em um post, sempre que alguém pesquisar por esse local no Instagram, a sua foto vai aparecer nos resultados. Assim, você mais pessoas podem descobrir o seu perfil e começar a te seguir.

Confira outras dicas sobre Instagram:

Faça live no Instagram com parceiros

Anteriormente, falamos sobre os diversos tipos de conteúdos do Instagram e como explorar cada um deles. Outra opção de formato para aproveitar são as lives, os vídeos ao vivo do Instagram. A rede social permite fazer lives em parceria com outros perfis, o que é interessante para atrair uma nova audiência.

Você pode, por exemplo, se juntar com outro perfil que tenha público e interesses semelhantes aos seus para produzir uma live sobre um tema relevante e que ambos dominem. Assim, ambos terão a oportunidade de conquistar um público novo, que se interessa sobre aquele assunto. Veja dicas de como fazer live pelo celular.

Divulgar Instagram em outros canais é uma saída

Se você tem uma marca e quer saber como ganhar seguidores no Instagram, uma boa dica é divulgar seu perfil em outros canais. Aproveite outros perfis de redes sociais que você já tem, além de sites e blogs para mostrar sua conta do Instagram ao seu público. Como aquelas pessoas já conhecem seu produto ou serviço, é provável que elas se interessem em acompanhá-lo também na rede social de fotos.

Divulgue seu perfil em outros canais para conseguir seguidores no Instagram (Foto: Shutterstock)
Divulgue seu perfil em outros canais para conseguir seguidores no Instagram (Foto: Shutterstock)

Criar perfil comercial no Instagram te dá insights

Quem usa o Instagram como marca ou como influenciador deve ter uma conta conta comercial. Esse tipo de conta é importante porque oferece insights sobre o perfil, seus seguidores e o nível de engajamento. Assim, você consegue analisar as informações do perfil e entender se as suas estratégias para ganhar seguidores no Instagram estão funcionando.

Monitore os resultados

Outra prática comum durante a execução das suas estratégias para aumentar o número de seguidores do perfil é o monitoramento de resultados. Aproveite os insights oferecidos pelo próprio Instagram para acompanhar as mudanças no perfil e ter certeza de que você está indo pelo melhor caminho.

Utilize o Instagram Ads

Essa não é uma forma de ganhar seguidores no Instagram grátis, mas é muito válida para quem faz um uso mais profissional da rede social. O Instagram Ads é a ferramenta de anúncios do aplicativo, que permite promover as suas publicações para que mais pessoas vejam.

Muitas pessoas resistem à ideia de gastar dinheiro para investir no Instagram. No entanto, atualmente é muito difícil criar um perfil relevante, que atinja um grande público, apenas com o alcance orgânico da rede social. Para o estrategista Pedro Cortella, investir em impulsionamento é fundamental para quem quer levar o Instagram como negócio.

"É cada vez mais difícil crescer apenas no orgânico e apostar nisso é uma forma amadora de encarar o trabalho em redes sociais. Alcance orgânico é apenas uma amostra grátis do que as redes sociais podem oferecer. O trabalho sério, profissional e com objetivo claro passa por reservar uma parte do investimento para o tráfego pago", explica.

Além disso, o Instagra Ads é interessante porque te ajuda a alcançar novos públicos. Você pode, inclusive, definir as características dessas pessoas que serão impactadas pelos posts para ser mais assertivo.

"Redes sociais tem um modelo de negócio muito claro, independentemente das mudanças do algoritmo. Elas oferecem um benefício muito grande para quem busca exposição e negócios. Hoje, redes sociais são o meio mais efetivo de fazer a sua mensagem chegar a quem precisa ouvi-la", completa Pedro Cortella.

O especialista ainda dá a dica para quem não quer gastar muito dinheiro em tráfego pago. "Coloque um valor que não seja pesado pra você por dia nos posts do feed que tiveram o melhor engajamento."

Aproveite para conferir todas as dicas de como impulsionar uma publicação no Instagram.

Use aplicativos para ganhar seguidores no Instagram

Existem aplicativos que te ajudam a planejar sua estratégia para o Instagram e permitem automatizar algumas funções. Dessa forma, você consegue usar a rede social de maneira mais inteligente, com a possibilidade realizar ações de forma automática e analisar dados.

Essa dica pode ser útil para perfis mais voltados para negócios, mas não tem a ver com compra de seguidores, sobre a qual falaremos a seguir. De qualquer forma, antes de contratar o serviço, verifique se ele está de acordo com as diretrizes do Instagram. Isso porque alguns apps de automação podem ferir os termos da rede social. Nesse caso, em vez de ajudar a ganhar mais seguidores no Instagram, o aplicativo pode acabar prejudicando seu perfil.

Por isso, pesquise bem antes de usar. Se quiser conhecer algumas opções, aproveite para ver esta lista com dez aplicativos para ganhar seguidores no Instagram.

Comprar seguidores no Instagram pode acabar prejudicando seu perfil (Foto: Shutterstock)
Comprar seguidores no Instagram pode acabar prejudicando seu perfil (Foto: Shutterstock)

Principais erros ao tentar ganhar seguidores no Instagram

Diante de tudo que falamos, já deu para perceber que ganhar seguidores no Instagram não é um processo fácil. É preciso dedicação, paciência e tempo para que isso aconteça da melhor forma.

Na tentativa de se tornar mais popular no Instagram rapidamente, muitos usuários acabam cometendo alguns erros, que podem acabar prejudicando o perfil, em vez de ajudar. "As pessoas entram nessas estratégias falsas de comprar seguidor, participar de sorteio, entrar em automações 'segue de volta' e coisas do tipo. Isso acaba com o engajamento do perfil e o torna inútil para o seu objetivo real (que é atrair a atenção de pessoas reais)", explica Pedro Motta Cortella.

O especialista ainda lembra que o processo não é tão fácil, por isso, é preciso ter paciência. "O principal desafio é entender que rede social é um jogo de longo prazo e que exige resiliência. No começo, seus posts não vão dar resultado e você não vai explodir da noite pro dia. Leva tempo e dá bastante trabalho construir uma autoridade digital relevante."

Comprar seguidores no Instagram vale a pena?

No tópico anterior, nós falamos sobre o uso de aplicativos que ajudam a ganhar seguidores. Entretanto, um dos principais erros de ter sucesso é que não vale a pena comprar seguidores no Instagram.

Primeiro, por um motivo óbvio: se os seus seguidores forem comprados, eles não terão interesse no tema que você aborda. Logo, não vão curtir e comentar suas publicações e seu engajamento será bem baixo, apesar do número alto de seguidores. Além disso, muitos desses perfis comprados são robôs. Então, eles não vão interagir de forma autêntica.

O outro ponto é que termos de uso do Instagram proíbem esse tipo de comportamento e a prática de spam. Por isso, seu perfil pode até ser punido. A penalidade mais comum é o shadowban, um banimento temporário que acaba prejudicando sua conta. Por tudo isso, é melhor não comprar seguidores no Instagram.

Ganhar seguidores no Instagram é um processo que exige tempo e dedicação (Foto: Shutterstock)
Ganhar seguidores no Instagram é um processo que exige tempo e dedicação (Foto: Shutterstock)

É possível mesmo fazer sucesso no Instagram?

Com tudo isso que falamos anteriormente, você pode estar em dúvidas sobre se, de fato, é possível fazer sucesso no Instagram, seja como influenciador ou com a sua marca. Sabemos que atualmente existem diversos produtores de conteúdo na rede e que a concorrência é grande. Mas para te provar que é possível, trouxemos o case de Mario Sergio Cortella.

O professor, filósofo e escritor já tinha uma autoridade e relevância no mundo real, mas até 2018 não tinha uma presença digital. Inclusive, ele era vítima de perfis fakes, que acabavam postando frases que não eram de sua autoria e monetizando com seu nome. Foi aí que a agência Sophya (@agenciasophya) entrou no jogo, ajudando o professor Cortella a se estabelecer nas redes sociais.

Uma parte fundamental da estratégia é que aquele não poderia ser mais um trabalho para Cortella. Então, todo o conteúdo, tanto para o Instagram como para as outras redes, foi feito com base nas obras já publicadas pelo autor. A ideia era transferir sua autoridade real também para o mundo virtual. O resultado foi um sucesso e, em três anos, o professor já conta com mais de 5 milhões de seguidores em seu perfil do Instagram, @cortellaoficial.

Post nas redes sociais do professor Mario Sergio Cortella (Foto: Reprodução / Instagram @cortellaoficial)
Post nas redes sociais do professor Mario Sergio Cortella (Foto: Reprodução / Instagram @cortellaoficial)

"Todo o conteúdo postado no Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e LinkedIn é baseado na obra dele (livros), em palestras e entrevistas que ele dá. Como esse material é muito rico, o trabalho da Agência Sophya é de adaptá-lo no formato adequado a cada rede social, criando uma frequência diária de conteúdo que seja interessante para os fãs dele. A frequência e a qualidade do conteúdo é o segredo do crescimento tão expressivo das redes dele", explica Pedro Mota Cortella, que criou toda estratégia.

Essa é a prova de que ganhar seguidores no Instagram não é impossível. Entretanto, como já dissemos, é um trabalho que exige esforço e dedicação e que não vai trazer resultados do dia para a noite.

Por fim, outra reflexão que vale deixar para quem quer ganhar seguidores no Instagram é sobre a questão da autoridade no mundo offline, a vida real. Por isso, Pedro Cortella também alerta para a importância de se posicionar sobre temas relevantes e encontrar um equilíbrio sobre como ser uma pessoa real no universo virtual.

"As redes estão caminhando para desmascarar cada vez mais quem não é real. A maturidade das redes passa pelo público entender que o que é postado no Instagram é uma versão editada da vida de todo mundo. É uma escolha o que compartilhar e como se posicionar. A questão atual é que, cada vez mais, as pessoas estão sendo cobradas por se posicionar por assuntos que estão na pauta nacional. Como resultado disso, influenciadores estão tendo que se informar mais, estudar mais e opinar mais", explica o especialista.