Aprenda como limpar a tela do celular

Tire as manchas da tela do celular sem causar arranhões

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

As telas de touchscreen tomaram conta dos celulares: elas ajudam a agilizar a interação com aplicativos e ferramentas em celulares, tablets e computadores. Com o passar do tempo, é comum que apareçam algumas marcas de dedos e, no momento da higienização, é preciso ter alguns cuidados para não danificar o aparelho. Uma dúvida muito comum entre os usuários de smartphones é sobre como limpar a tela do celular corretamente. E, com isso, foram surgindo muitos mitos de produtos milagrosos que deixariam as telas limpas e livre das marcas de dedos. Mas, para não danificar a sua tela de forma permanente, você não deve usar qualquer produto e muito menos utilizá-lo direto na tela.

E não é só com o produto que deve se preocupar na hora de limpar a tela do seu celular. É preciso ter muita atenção com o tipo de pano que se usa para passar o produto. Panos ásperos, como as toalhas de papel, podem causar pequenos arranhões na tela. Em época de pandemia, também é importante saber como higienizar o aparelho contra o coronavírus. Para aprender isto e muito mais, Dê um Zoom e saiba como limpar a tela do celular. Já que o assunto é tela, saiba qual é o melhor tipo de tela para smartphone.

O que usar para limpar a tela do celular?

Conheça os produtos indicados para a tela do seu celular.

Sabemos que a falta de limpeza da tela pode incomodar, mas isso não é justificativa para usar qualquer pano para tentar tirar as marcas. O ideal é utilizar uma toalha específica, feita de microfibra. Na pressa, você pode até usar uma camisa 100% algodão, mas evite tecidos que soltam fiapos, pois eles podem ficar presos no aparelho.

A microfibra é perfeita para a delicada superfície da tela do celular. Ela foi feita especificamente para esses aparelhos, ao contrário das toalhas de papel, esponjas e panos espessos. O pano não pode estar com nenhuma partícula saliente, como farelos ou poeira, pois esses fragmentos podem se fixar na tela durante a limpeza ou fazer pequenos arranhões.

Outro fator a ser evitado ao máximo são os produtos químicos. Outros produtos, como água, sabão e álcool em gel, também não devem ser usados. O correto é utilizar sempre o Álcool Isopropílico com concentração 70% ou algum produto próprio para limpeza da tela, que são produtos feitos à base deste álcool. Mas fique atento, pois este álcool é vendido em concentração 98%, portanto, é preciso diluir.

Como limpar a tela do celular de forma eficiente

Confira este passo a passo e aprenda a higienizar o seu celular.

Confira tutorial de como limpar a tela do celular
Confira tutorial de como limpar a tela do celular

Agora que você já sabe a importância de higienizar a tela do celular corretamente, vamos fazer um pequeno passo a passo de como limpar a tela do celular com película ou sem película. Assim você evita alguns errinhos, como usar a água da torneira na limpeza, o que pode danificar permanentemente seu aparelho.

Desligue o celular

A bateria do aparelho não pode estar em uso. Por isso, nada de limpar a tela do celular ligado ou conectado na tomada. Assim, você evita o risco de curto-circuito. Se for possível, é preferível retirar a bateria, mas essa opção varia conforme o modelo do telefone.

Use o produto correto

Álcool Isopropílico é o mais recomendado para limpar tela do celular (Divulgação Maiwel)
Álcool Isopropílico é o mais recomendado para limpar tela do celular (Divulgação Maiwel)

Água, vinagre, sabão, álcool em gel e os demais produtos de limpeza nunca devem ser usados para limpar a tela do celular. O produto mais indicado é o Álcool Isopropílico com concentração 70% ou algum produto próprio para limpeza da tela, que são produtos feitos à base deste álcool

Borrife o líquido no pano

É preciso ter bastante atenção nesta etapa. Para que o líquido não entre nas possíveis frestas da tela do celular, o correto é borrifar a solução no pano. Lembre-se de usar tecidos feitos de microfibra, assim, a limpeza do celular fica ainda melhor.

PANO MICROFIBRAS

Legenda: Panos de microfibra são os mais recomendados. Divulgação Indasa.

Passe o pano na tela

É preciso fazer um movimento uniforme para evitar a formação de manchas. Para isso, passe o pano de cima para baixo; se alguma sujeira persistir, faça um movimento na horizontal — de um lado para o outro — sobre o ponto em questão.

Seque a tela

Caso tenha ficado algum ponto umedecido, use um lado seco do pano para tirar o excesso de água. Dessa forma, você evita que surjam manchas na tela, deixando a limpeza perfeita.

Siga esse passo a passo de como limpar a tela do celular engordurada para garantir a higienização sem danificar o aparelho. Vale lembrar que existem soluções específicas que garantem a máxima limpeza, e é importante não exagerar na força durante o processo. Assim, você não prejudica a tela no momento de higienização.

E, para garantir que a tela do celular tenha proteção redobrada e sem arranhões ou danos, é importante usar película para celular.

Como higienizar a tela do celular contra o coronavirus?

Saiba como se proteger nesta época de pandemia

Higienizar o celular é importante para evitar a Covid-19
Higienizar o celular é importante para evitar a Covid-19

Recentemente, algumas fabricantes de smartphones divulgaram recomendações de o que usar para higienizar a tela do celular e deixá-lo livre do coronavirus. Para isso, eles recomendam as mesmas instruções que já citamos antes: limpeza com o celular desligado, sem uso direto de líquidos no celular, utilização de álcool isopropílico em concentração 70% (em 98%, ele pode causar danos as partes plásticas do celular) ou álcool etílico em mesma concentração, isto sempre em pano de microfibra limpo. É importante lembrar de higienizar a capinha.

Com o Zoom, você sabe tudo sobre telas de smartphone, entenda as diferenças entre telas de IPS LCD e de AMOLED, entenda o que é taxa de atualização de 120 Hz e conheça os melhores celulares com tela LED e AMOLED.