Como limpar o celular para prevenir contágio por coronavírus

Veja dicas para manter seu smartphone livre de patógenos sem danificá-lo.

Como limpar o celular para prevenir contágio por coronavírus
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Limpar o celular é um procedimento altamente recomendado durante a pandemia de coronavírus. De acordo com uma pesquisa feita pela universidade DeVry Metrocamp, de Campinas, e divulgada pelo G1, um smartphone pode abrigar mais de 20 mil bactérias, fungos e vírus. Desse modo, o aparelho pode sim ser uma das formas de se contrair o Covid-19.

No entanto, é preciso ter atenção antes de utilizar produtos para desinfetar o telefone, já que algumas substâncias podem acabar prejudicando o aparelho. Para te ajudar a lidar com essa situação de forma segura, o Zoom reuniu as principais dicas para limpar o seu celular sem danificá-lo.

Leia também: Celular importado: dicas e cuidados antes de comprar e usar no Brasil

Álcool isopropílico ajuda a manter o celular livre de patógenos. (Imagem: Maridav/Shutterstock)
Álcool isopropílico ajuda a manter o celular livre de patógenos. (Imagem: Maridav/Shutterstock)

Medidas seguras para limpar o celular

As telas de aparelhos sensíveis ao toque possuem uma camada protetora que garantem o funcionamento do recurso, além de proteger o painel do óleo que naturalmente nossa mão deixa no celular. Por esse motivo, é preciso tomar cuidado com os produtos usados para fazer a limpeza, já que eles podem ser corrosivos e, assim, acabar com essa proteção.

O produto mais recomendado neste tipo de ação é o álcool isopropílico com concentração de 70%. Ele é diferente do álcool disponibilizado em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e shoppings, para a higienização das mãos.

O álcool isopropílico de concentração 70% é recomendado pela maioria das fabricantes de celulares para a limpeza de componentes eletrônicos, pois não causa nenhum tipo de dano e tem uma evaporação muito rápida, já que tem menos de 1% de água em sua composição. Além disso, a Samsung libera também o uso de álcool etílico em concetração 70%.

Para realizar o procedimento, siga o passo a passo abaixo:

1. Desligue o celular, remova sua capa e qualquer cabo conectado. Tire sua capinha, caso ele tenha uma.

2. Com o auxílio de um pano de microfibra macio e sem fiapos, limpe o aparelho com movimentos leves, sem fazer pressão.

3. Faça a limpeza da capinha do aparelho, que também acumula muitos organismos. Caso ela seja feita de plástico ou silicone, você pode usar uma mistura de água e sabão para a limpeza. Materiais específicos, como o couro, precisam de produtos próprios. Deixe-a secar completamente, tome cuidado para não voltá-la para o aparelho ainda molhada.

Todas as medidas citadas aqui são para superfícies de metal, vidro ou cerâmica e podem ser feitas diariamente, mas as empresas recomendam que a frequência não seja exagerada.

O que NÃO fazer ao limpar o celular

É necessário ficar atento em algumas medidas que você não deve tomar ao limpar o celular, pois essas podem causar danos aos aparelhos.

  • Jamais limpe o aparelho enquanto ele estiver ligado a energia. Além de comprometer sua segurança, você pode estragar o celular. É recomendável que também não faça os procedimentos com ele ligado.
  • Não aplique soluções líquidas diretamente no celular, sempre use um pano como o descrito acima para fazer a limpeza.
  • Evite passar esses produtos em aberturas como entrada para o fone de ouvido ou portas USB.
  • Evite panos que soltem fiapos, lenços abrasivos, papel-toalha ou panos que tenham uma textura mais grossa.
  • Não usar outros tipos de álcoois ou produtos de limpeza doméstica (por exemplo, alvejantes) para fazer a limpeza, pois eles podem danificar o aparelho.

Não se esqueça de seguir os procedimentos recomendados pela Secretária de Saúde e também manter sua higiene em dia, diminuindo as chances de transmissão do coronavírus. Evite lugares aglomerados, contato com as pessoas e, sempre que der, lave suas mãos com água e sabão.

Carregar álcool em gel na mochila é uma medida bem eficaz, já que você pode estar o usando para limpar as mãos com frequência. Caso precise tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz com a parte interna do cotovelo.

Leia também: Como saber se um celular é original