Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Como mudar o nome de usuário no Instagram?

Aprenda a mudar o nome de usuário no Instagram em nosso guia sobre a rede social.

Instagram
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Há quanto tempo criou seu Instagram? Muita gente que entrou por lá há alguns anos está pouco satisfeita com o nome que escolheu quando era mais jovem, por exemplo. Você sabia que dá para mudar o nome de usuário no Instagram e não perder um dado sequer da sua conta atual?

Com apenas alguns cliques, mudar essas e outras informações é tarefa de alguns minutos e o seu Insta vai ficar do jeitinho que sempre quis. Veja o passo a passo que preparamos para lhe ajudar!

Como mudar o nome de usuário no Instagram?

Utilizando o aplicativo ou site do Instagram, mudar o seu nome de usuário é bastante simples. Dá só uma olhada nos tutoriais para iOS, Android e Desktop.

No iOS e no Android

  • Clique no ícone do app.
  • Abra a aba com o seu perfil. Clique no botão "Editar perfil".
  • Abaixo do seu nome você verá a caixa de texto "Nome de usuário". Clique nela para editar.
  • Escreva o nome que deseja e o Instagram verificará automaticamente se ele está disponível.
  • Pronto? Então basta clicar em "Concluir", no topo da tela.

 

Os prints aqui são do iOS, mas o aplicativo funciona da mesma maneira no Android. Ao abri-lo você verá as mesmas telas e encontrará os mesmos botões para fazer a edição. Não é super simples? Agora vamos ver como editar o nome de usuário na web.

Pelo site do Instagram

  • Abra uma aba em seu navegador e digite o endereço do Instagram.
  • Clique em conecte-se para entrar em uma conta que já existe.
  • Na barra superior, clique no ícone que parece uma pessoa. Isso abrirá seu perfil.
  • Clique em "Editar perfil", da mesma maneira como faria no celular.
  • Edite o box "Nome de usuário" com o novo nome que deseja colocar em seu perfil e clique em "Enviar" para salvar as informações.

O que fazer com meu nome de usuário anterior?

Se você ainda tem uma conexão emocional com o nome de usuário anterior, quer ter uma conta paralela para seguir outros tipos de perfis ou está trocando o nome do seu por motivos profissionais e quer manter a URL antiga para uso futuro não tem problema. Há uma maneira bastante simples de conseguir isso e você não vai ter trabalho quase nenhum.

Confira nos pontos abaixo o que fazer:

  • Para manter o seu nome de usuário antigo você terá que criar outra conta. Pelo app, basta clicar sobre seu nome de usuário e, em seguida, no menu "Adicionar conta" e na palavra "Cadastre-se", que aparecerá no canto inferior da tela.
  • Adicione seu telefone ou e-mail e confirme com o código que vai receber.
  • Escolha o mesmo nome de usuário que tinha até alguns instantes atrás e termine o registro da sua conta.
  • Na web, abra novamente o site do Instagram e, em vez de clicar em "Entrar", complete os dados optando pelo nome de usuário que tinha antes de fazer a troca e clique em "Cadastre-se".

 

É uma boa ideia fazer isso para caso precise voltar para o nome de usuário anterior. Para fazer isso basta deletar a conta que criou com o intuito de reservar o user e seguir esse tutorial para mudar de volta o nome da conta que utiliza.

Por que mudar o nome de usuário no Instagram?

Mesmo antes de ser adquirido pelo Facebook, o Instagram já era a rede social de fotos mais popular na internet. Também, não é de se espantar. Quando ele apareceu nos celulares da Apple, era a melhor maneira de editar e compartilhar fotos com os amigos e continuou assim.

Até pouco tempo atrás, as fotos das câmeras dos celulares não tinham a qualidade que conhecemos hoje. Para que ficassem bonitas e fossem guardadas como memórias, o Instagram se tornou a ferramenta favorita dos donos de smartphone, que viram nele uma solução para deixar as suas capturas mais interessantes.
Alguns anos depois a rede criou a tão esperada versão para Android e então chegou no patamar em que está hoje.

Em 2018 o Instagram já contava com um bilhão de usuários ativos, um crescimento incrível em apenas um ano (já que em 2017 contava apenas com 800 milhões). Um dos motivos para isso, é claro, foi a introdução do Instagram Stories e da IGTV, o sistema de transmissões ao vivo do aplicativo.

Simultaneamente o Instagram incorporou o que mantinha as pessoas no Snapchat e no Periscope e transformou-se na maneira mais fácil de compartilhar não só fotos, mas também capturas breves e vídeos ao vivo. Por isso, muita gente que antes tinha Instagram apenas para postar algumas fotos casualmente passou a usá-lo como instrumento de trabalho.

Não são só os influencers que apostam no Instagram como maneira de divulgar suas profissões. Milhares de designers, publicitários e donos de empreendimentos de todos os portes utilizam essa rede hoje para promover aquilo que fazem, engajar-se com os consumidores e fechar negócio.

Por esse motivo, as URLs que utilizavam no passado nem sempre são as mais adequadas para fazer um bom trabalho e se promover na web. Mesmo aquelas pessoas que não querem fazer nada disso podem ter motivos para mudar de usuário no Instagram.

Talvez o seu endereço anterior fosse muito complicado de passar para as pessoas, cheio de underscores (_) e números. Ou, quem sabe, o nome com que sempre quis registrar o seu perfil tornou-se recentemente disponível, pois alguém deletou uma conta anterior na rede social.
Tudo isso pode lhe fazer querer ter um novo user, mas sem perder o conteúdo que já colocou no Instagram, seus likes, os perfis que segue e seguidores que conquistou. Por isso esse tutorial é útil para uma parcela considerável desses bilhões de usuários.

Há um tanto de motivos para mudar o seu nome de usuário no Instagram. Utilize este tutorial para fazer isso com praticidade e em poucos minutos.

Ainda não tem um Instagram? Baixe a rede social clicando nos links para Android e iOS.


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone