Como rastrear um celular roubado

Passo a passo ensina como encontrar a localização de um smartphone com Android ou iOS

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

É possível rastrear um celular roubado ou perdido com a ajuda dos serviços do Google e da Apple. O procedimento é simples e, ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso descobrir o IMEI do telefone para realizar a busca. Para localizar o aparelho, basta saber o login e a senha da sua conta Google (usada no Android) ou a Apple ID (a mesma conectada ao iPhone).

No entanto, vale lembrar que o recurso só funciona se o telefone estiver com acesso à internet e com o recurso de localização ligado. Pronto para começar? Então, siga as dicas a seguir e aprenda o passo a passo de como rastrear celular roubado, seja Android ou iPhone.

Procurando celular novo? Veja as melhores opções para comprar em 2021 em várias as faixas de preços

Antes de começar o processo para rastrear celular roubado, é importante ressaltar que, mesmo que você descubra a localização do smartphone, não deve tentar ir ao local. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é entrar em contato com a polícia. Por fim, se você não conseguir recuperar o celular, também pode usar as ferramentas abaixo para apagar seus dados do aparelho.

Como rastrear celular roubado - Android

1. Acesse o "Encontre o meu dispositivo"

Para rastrear um celular Android roubado, basta acessar o site "Encontre meu dispositivo" do Google pelo seu navegador web. Primeiro, certifique-se de que você está logado na mesma conta Google associada ao smartphone. Para isso, basta tocar sobre o avatar no canto superior direito da tela. Em seguida, ative a permissão para acessar a localização do seu smartphone.

"Encontre meu dispositivo" possibilita rastrear celular roubado (Foto: Arte / Zoom)
"Encontre meu dispositivo" possibilita rastrear celular roubado (Foto: Arte / Zoom)

2. Observe a localização no mapa

Caso o GPS do seu celular esteja ligado, você poderá localizar o aparelho no mapa que será aberto na tela. A localização atual aparece destacada em verde.

3. Localize pelo som

Na barra à esquerda do mapa, clique em "Reproduzir som" para que o celular toque por cinco minutos, mesmo que esteja no modo silencioso. Essa dica é indicada para quem perdeu o telefone dentro de casa, por exemplo, e não consegue encontrá-lo com o serviço de mapa.

4. Proteja o aparelho

Ainda na barra do lado esquerdo da tela, vá em "Proteger dispositivo" para bloquear a tela do celular com PIN, padrão ou senha já utilizado. Se você não tiver um bloqueio, pode cadastrar na hora. Além disso, há a opção de sair da sua conta Google. Assim, você garante que a pessoa que está com seu aparelho não terá acesso às suas informações. Outra possibilidade é exibir uma mensagem ou número de telefone na tela de bloqueio para ajudar a pessoa a te devolver o celular.

5. Restaure o celular para os padrões de fábrica

Por fim, uma medida mais radical é o recurso "Limpar dispositivo", que permite apagar todos os dados da memória interna do celular e restaurar os padrões de fábrica. A ação é mais indicada para casos de roubo, quando que a vítima não tem mais chances de recuperar o smartphone. Inclusive, ao executá-la, você deixa de ter acesso à localização do aparelho.

Como rastrear celular roubado - iPhone (iOS)

1. Acesse o site "Buscar meu iPhone"

Para encontrar um iPhone roubado ou perdido, o usuário deverá abrir o navegador web e acessar o site "Buscar meu iPhone". Ao abrir a página, será necessário fazer o login com as credenciais da Apple ID associada ao aparelho.

Como rastrear celular roubado se for Iphone (Foto: Arte / Zoom)
Como rastrear celular roubado se for Iphone (Foto: Arte / Zoom)

2. Localize o dispositivo no mapa

A ferramenta vai exibir um mapa com a localização do seu iPhone. Nesse caso, o site mostra todos os dispositivos associados à sua conta da Apple, como iPad, MacBook e AirPods.

3. Localize pelo som

Na aba "Dispositivos", escolha o aparelho perdido e clique em "Reproduzir Som". Dessa forma, o iPhone vai fazer um barulho para que você possa encontrá-lo, caso esteja por perto. Vale ressaltar que o recurso só funciona se o dispositivo estiver conectado à Internet.

4. Modo Perdido

A opção "Marcar como perdido" permite bloquear o iPhone com um código de acesso. Dessa forma, suas informações ficam seguras e não poderão ser acessadas pela pessoa que está com o smartphone. Para usar o recurso, basta acessar a aba "Dispositivos", rolar a tela para baixo e ativar "Marcar como perdido".

Além disso, seu telefone desaparecido passará a enviar as informações sobre o histórico de localização do aparelho para sua conta da Apple. Também é possível exibir uma mensagem na tela de bloqueio com informações para ajudar a devolução do celular.

5. Apagar iPhone

Essa opção é a última saída para quem perdeu o celular. Ainda na aba de Dispositivos, selecione o iPhone perdido e clique em "Apagar iPhone" caso você não tenha mais esperança de encontrá-lo. A ação apaga remotamente todos os dados armazenados no celular. Dessa forma, é possível evitar que o conteúdo pessoal caia na mão de desconhecidos.

A gente espera que você tenha conseguido rastrear seu celular e encontrá-lo depois dessas dicas. Mas se isso não aconteceu, não desanime, viu? Aqui no Zoom você encontra aparelhos tão bons quanto o que foi perdido ou roubado. Se você estiver procurando iPhone barato, vale dar uma olhada nessa seleção. Também sugerimos que você veja as nossas listas com os melhores celulares de 2020 e 2021 antes de escolher. Encontre as melhores ofertas para celulares aqui no Zoom:

Leia também:

Assista aos vídeos do Zoom no YouTube e receba dicas para aproveitar melhor seu celular: