Você já excluiu uma mensagem na hora da raiva e, um tempo depois, se arrependeu? Queria ler a mensagem novamente, mas não tinha como? Agora é possível. Por padrão, o WhatsApp faz backup das mensagens do aplicativo.

Ou seja, é através de algum backup feito que suas conversas podem ser restauradas. Vale lembrar que para realizar os procedimentos abaixo, o backup precisa estar ativo no WhatsApp.


Leia também: Como recuperar fotos apagadas do celular

Como recuperar mensagens que foram excluídas há menos de 24 horas

Caso a conversa ou mensagem que você deseja recuperar tenha sido trocada há menos de 24 horas, basta desinstalar e instalar o WhatsApp novamente.

Quando o aplicativo for instalado novamente no seu aparelho, ele irá perguntar se você permite restaurar o histórico de mensagens. Ao aceitar esse procedimento, todas as suas conversas e mensagens enviadas em menos de 24 horas voltarão ao WhatsApp.

Como recuperar as mensagens do WhatsApp

Como recuperar mensagens do WhatsApp no Android

Usuários de Android podem recuperar mensagens do WhatsApp de duas maneiras: restaurar um backup no Google Drive ou local.

Pelo Google Drive

Para restaurar pelo Google Drive, vá nas configurações do seu smartphone, clique na opção "Aplicativos" e procure por "WhatsApp". Depois, vá em "Armazenamento" e toque em "Limpar Dados". Na tela seguinte, confirme em "Ok".

Como recuperar as mensagens do WhatsApp segundo passo

Espere alguns minutos e entre novamente no WhatsApp. Lembre-se de que, ao fazer isso, é preciso estar com o mesmo número em que o backup já foi feito. Em seguida, o aplicativo irá começar a buscar por backups que foram feitos anteriormente. E, quando encontra-lo, a recuperação será feita. Basta esperar um tempo e o conteúdo será restaurado.

Pelo backup local

Provavelmente o seu aparelho já fez diversos backup do WhatsApp sem você saber. Esses arquivos ficam gravados em algum gerenciador de arquivos. Por isso, procure o gerenciador de arquivos do seu smartphone e, em seguida, vá ate "/WhatsApp/Databases" e procure o backup mais recente.

Clique no backup mais recente e confirma a restauração. Depois, desinstale e instale o WhatsApp novamente. Em poucos minutos, você irá recuperar suas mensagens apagadas.

Como recuperar mensagens do WhatsApp no iPhone

Os usuários do iPhone só podem recuperar conversas através do iCloud, pois o sistema iOS não permite que o WhatsApp faça backup local.

Antes de realizar esse procedimento, é importante lembrar que você precisa ter feito algum backup. Para conferir, abra o seu WhatsApp, vá em "Ajustes do WhatsApp", clique em "Conversas" e, depois, em "Backup de Conversas".

Como recuperar as mensagens do WhatsApp passo a passo

Na tela em que se abrir, você poderá ver se já fez algum backup ou se ele tem sido feito semanalmente ou mensalmente.

Após essa confirmação e se já houver algum backup, desinstale e instale o WhatsApp novamente. Quando abrir o aplicativo, ele pedirá para confirmar o número do celular. Feito isso, ele irá detectar que existe um backup salvo no iCloud.

Em seguida, irá aparecer alguns passos para serem seguidos e, em poucos minutos, você conseguirá recuperar conversas e mensagens antigas.

É bom lembrar que para realizar os procedimentos acima você precisa ter feito algum backup das suas conversas do WhatsApp. Além disso, certifique-se de fazer login em sua devida conta (Google Drive e iCloud) para que a restauração seja realizada com sucesso.


Leia também: Os Melhores Celulares Custo/Benefício