Como usar o Zoom, app de videoconferências, no celular

Veja como usar o aplicativo Zoom Cloud Meetings para realizar videoconferências pelo smartphone.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

O Zoom Cloud Meetings é um aplicativo para videoconferências que ficou em alta em tempos de quarentena e, apesar do nome semelhante, não é relacionado ao nosso comparador de preços Zoom. O app da startup americana Zoom Video Communications virou febre especialmente por permitir um grande número de pessoas acesse simultaneamente uma mesma chamada de vídeo.

Em meio à pandemia do coronavírus, as conferências por vídeo são a melhor opção para manter a comunicação entre os funcionários de uma empresa sem colocar sua saúde em risco.

Se você quer saber como utilizar o aplicativo Zoom Cloud Meetings no celular para conversar com seus amigos, familiares ou colegas de trabalho, veja o tutorial a seguir. Cabe ressaltar, porém, que o app levantou bastante polêmica por questões relacionadas à segurança nas últimas semanas, apesar da empresa responsável já ter lançado algumas correções para esses problemas.

Nota de esclarecimento:

Como dissemos acima, o Zoom Cloud Meetings não tem nenhuma relação com o Zoom.com.br, serviço comparador de preços e de apoio à compra no Brasil.

Leia também: Como usar o celular como webcam

Como usar o Zoom Cloud Meetings para videoconferências no celular

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo “ZOOM Cloud Meetings” em seu celular. Ele está disponível para Android e iphone (iOS), e é gratuito.

Passo 2. Toque no aplicativo para abri-lo. Logo de início, você já pode entrar em uma reunião, sem precisar de nenhum registro.

Tela inicial do Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Tela inicial do Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 3. Para entrar em uma reunião, é necessário que você coloque o ID (fornecido pelo anfitrião dela), o seu nome e escolha se quer entrar com áudio e vídeo ligado ou desligado. Algumas reuniões podem precisar de senha, essas que também são definidas pelo anfitrião.

Entrando em uma reunião pelo Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Entrando em uma reunião pelo Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Agora, você já está conectado a reunião e pode executar várias ações. A tela inicial mostrará a imagem de todos que estão na reunião e, caso estejam com o vídeo desligado, mostrará as fotos de suas contas. Veja, abaixo, uma foto de como é a interface inicial, além da descrição de cada função.

Zoom Cloud Meetings

Logo abaixo você tem algumas opções disponíveis, sendo elas:

1. Colocar a reunião no mudo;

2. Alternar entre as câmeras do celular (esse ícone só aparece se sua câmera estiver ativada);

3. Sair da reunião;

4. Ativar ou desativar seu microfone;

5. Ativar ou desativar sua câmera;

6. Compartilhar diversos tipos de arquivos com os participantes da reunião, incluindo fotos, documentos, arquivos do Dropbox, do Google Drive, do One Drive entre outros;

7. Ver quem são os participantes e até iniciar um bate-papo particular com qualquer um deles;

8. Ativar preferências como, por exemplo, desconectar o seu áudio, ocultar participantes com o vídeo desligado, mostrar nome de quem entra na reunião, “levantar a mão”, simbolizando que você deseja falar, e até mesmo enviar alguns emojis.

Criando suas próprias reuniões pelo celular

Você também consegue criar suas próprias reuniões em videoconferência a partir do celular, mas para isso é preciso criar sua conta na plataforma.Você pode se registrar da seguinte forma:

Passo 1. Entre com sua conta Google ou Facebook, clicando no botão “Efetuar Login” e fornecendo as permissões necessárias para o aplicativo.

Passo 2. Caso você não queira usar essas contas, pode estar criando uma nova a partir da própria aplicação, fornecendo seu e-mail, nome e sobrenome. Um link de confirmação será enviado para o e-mail cadastrado e, ao confirmar sua conta, você será redirecionado para uma página do aplicativo para escolher sua senha.

Criando uma conta do Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Criando uma conta do Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 3. Agora que você já está cadastrado, entre com as suas credenciais no aplicativo. Para criar uma reunião, basta clicar no botão laranja “Nova Reunião”, definir se quer o seu vídeo ligado ou não e qual ID usar como referência para a sala.

Criando uma reunião no Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Criando uma reunião no Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

A tela que você terá disponível é a mesma mostrada anteriormente, mas a diferença é que agora como anfitrião, você pode executar algumas ações nos participantes como interromper seus vídeos, colocar todos no “mudo”, tornar alguém anfitrião, permitir gravação entre outras.

Você também terá disponível outras funções no aplicativos, como mostra a imagem abaixo.

Funções do Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Funções do Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Veja para que cada uma das funções marcada:

1. Fazer anotações: você pode anotar qualquer informação ou ideias – recurso muito útil para quando você pensa em algo e precisa anotar rápido para não esquecer futuramente;

2. Iniciar uma reunião: é aqui que você começa a sua própria reunião;

3. Ingressar: botão pra você entrar em uma reunião a partir do ID da mesma;

4. Agendar: aqui você cria uma reunião agendada, definindo nome, horário de início, de finalização, dia que ela acontecerá, senha da sala entre outras configurações;

5. Compartilhar tela: você compartilhará a tela do seu celular em alguma reunião específica;

6. Adicionar contatos: você pode adicionar contatos e trocar mensagens privadas com eles pelo próprio aplicativo. Além de mensagens em texto, também é possível enviar áudios, fotos, documentos e outras coisas;

7. Reuniões: aqui você vê o seu ID pessoal de reunião, podendo compartilhá-lo diretamente via email ou aplicativos mensageiros para que outras pessoas entrem na sua reunião;

8. Contatos: local para você ver todos os seus contatos adicionados e canais dos quais participa;

9. Configuração: faz configurações gerais no aplicativo, que são divididas pelos tópicos: “Contatos”, “Reunião”, “Conversa” e “Sobre”.

É válido lembrar que o aplicativo é de graça, mas possui algumas limitações para o plano básico, como, por exemplo, o tempo máximo de 40 minutos para reuniões com mais de dois participantes e o número máximo de 100 pessoas em uma videoconferência. No site da aplicação você encontra outros planos, que oferecem diferentes tipos de benefícios, como maior limite de participantes e reuniões coletivas sem limite de tempo.

Viu como o Zoom é prático e cheio de funções? Agora ficou fácil criar videoconferências ou participar reuniões de qualquer lugar que você esteja.

Leia também: