Zoom indica em Celular e Smartphone

Comparamos dois smartphones: Blackberry Torch 9800 e Nokia N97 Mini

Entre Blackberry e Nokia, descubra quem oferece o melhor celular multitarefa.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quando pensamos em celulares modernos, os smartphones estão sempre ganhando mais popularidade, e isso se deve ao número de utilidades que os dispositivos abrigam. Atualmente, celulares possuem uma vasta quantidade de aplicativos, reprodutores MP3, câmera para vídeo e fotografia, e muito mais. Descubra os pontos de destaque sobre dois smartphones de grandes marcas: os modelos Blackberry Torch 9800 e Nokia N97 Mini.

 

 

Blackberry Torch 9800

Nokia N97 Mini

Design

Conectividade

Sistema Operacional

Uso para trabalho

Uso para jogos

Capacidade audiovisual

 

Design

Não bastasse ser o primeiro modelo da família Blackberry que mistura a experiência touch com o teclado QWERTY completo (35 teclas), o Torch 9800 é dono de um design refinado e atraente. Não é um aparelho delicado, mas carrega uma aparência bem moderna em seu formato retangular e com as pontas curvas. Certamente, é um modelo com um design excepcional e sofisticado em sua resolução de 360x480 pixels.

O N97 Mini não é muito diferente de seu antecessor, o N97. O design do lançamento é uma adaptação e quase não é capaz de diferenciá-lo do modelo anterior. Em sua resolução 640x360 pixels, nota-se que o aparelho não é tão "mini" quanto se imagina. No entanto, não deixa de ser um smartphone bonito e com variedade de cores em seus dispositivos.

Conectividade

Entre os celulares Blackberry, a conectividade do Torch 9800 é Bluetooth, sendo possível usá-lo com acessórios para transferência de arquivos e programas para outros celulares. Para isso, é necessário ter instalado o Blackberry Desktop Software, que já vem com disco de instalação na compra do smartphone. O aparelho também tem 3G, para internet em alta velocidade, e Wi-Fi, que não consome créditos do celular em lugares públicos ou hotspots.

O N97 Mini conta com rede 3G, mas o software da Nokia alterna as conexões de acordo com os sinais mais intensos – visando otimização do uso. Isso pode complicar a navegação, uma vez que o 3G troca para 2G constantemente, mesmo quando o sinal do primeiro é mais forte. O smartphone também conta com um Wi-Fi de boa qualidade.

Sistema operacional

A RIM, fabricante do Blackberry, não pecou no mais recente sistema operacional: o Blackberry 6. A interface é muito intuitiva e a navegação é amigável, sem te deixar confuso. A novidade do Torch 9800 são os recursos como integração com redes sociais, multimídia e navegador multitouch.

O sistema operacional do Nokia N97 Mini é o S60 5ª edição, contendo recursos que já estavam disponíveis no antecessor, o N97. A única atualização é o kinetic scrolling (rolagem inercial) da tela, que dá mais fluidez na navegação. De início, existe bastante dificuldade em manusear o celular; a interface não é intuitiva e, na primeira impressão, a tela parece estar lotada de informações.

Uso para o trabalho

O Blackberry Torch 9800 tem as características de um smartphone corporativo: simples, intuitivo, ágil e multitarefa. Assim como os outros modelos da Blackberry, é possível deixar o alerta de novos e-mails, com a luz piscando na parte superior do aparelho. É eficiente para a correria do dia a dia de um profissional.

Entre os celulares Nokia, no modelo N97 Mini, a Nokia não investiu em uma navegação prática e isso pode complicar o uso rápido do smartphone. Algo relevante para destacar é a tela, que não tem tanta sensibilidade ao toque assim: é preciso pressionar os "botões" em vez de tocá-los (SurePress). Existem algumas barreiras para lidar com o N97 Mini para trabalho.

Uso para jogos

O Torch 9800 não é, claramente, celular para jogos – talvez até nem tenha os gamers como público-alvo. Existem alguns jogos, mas é possível notar que os grandes atrativos deste smartphone são outros. A quantidade de jogos é escassa e eles não funcionam tão bem quanto em outros modelos.

Existem alguns jogos interessantes para o Nokia N97 Mini. É possível se entreter, ao pesquisar os melhores jogos para smartphone. Existe uma variedade bem maior do que a do Blackberry Torch 9800, mas são poucos os jogos que possuem uma boa apresentação gráfica.

Capacidade audiovisual

A câmera do Torch 9800 é de 5 megapixels, sendo um dispositivo de boa qualidade para captura de fotos e vídeos. Todos os arquivos são armazenados na memória interna de 4GB – um tamanho pequeno para quem gostar de gravar vídeos. O destaque fica para o sistema do aparelho, que organiza muito bem os arquivos no aprimorado player de músicas e na galeria de imagens.

Os recursos multimídia do N97 Mini são pontos positivos do smartphone. As gravações e fotos são capturadas pela câmera de 5 megapixels e que também registra vídeo de 30 FPS com 640 x 480 pixel, uma boa resolução para um celular. Aliás, a qualidade de imagem da Nokia é muito boa: foco excelente, cores nítidas e boa sensibilidade à luz. E mais: o N97 Mini vem com um código que permite o download ilimitado de músicas durante um ano na Nokia Music Store – tudo isso, guardado na memória interna de 8GB.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone