Zoom indica em Celular e Smartphone

Compare e escolha: iPhone 4 ou Nokia N8

Um smartphone tira boas fotos, o outro tem incrível usabilidade.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quando compramos um celular, é sempre bom se perguntar: "Qual é a especialidade desse aparelho?". Existem smartphones muito ágeis e com especial capacidade para processamento gráfico. Outros são bons em jogos de última geração. Alguns são especialmente conectados.

Tanto o Nokia N8 como o iPhone 4 são especiais em alguns quesitos. Enquanto o smartphone da Apple tem indiscutível superioridade em número e qualidade de aplicativos, o Nokia N8 tem uma poderosíssima câmera capaz de deixar suas fotos lindíssimas. Mais do que isso, eles possuem outras importantes diferenças. Descubra quais.

 

 

Nokia N8

Apple iPhone 4

Design e Tela

Conectividade

Armazenamento

Sistema Operacional e aplicativos

Uso multimídia

Mobilidade

 

Design e tela

A linha Nseries, que faz parte de alguns smartphones Nokia, é bem sofisticada e os modelos mais recentes contam com telas sensíveis ao toque. E esee é o caso do Nokia N8, que vem com uma tela AMOLED de 3,5 polegadas e 640 x 360 pixels de resolução. O conjunto tem forma poligonal de aparência bem futurista. Mas o smartphone da Nokia peca por seu acabamento, de qualidade inferior. A começar por seus elementos plásticos, que permeiam o aparelho por inteiro. Em segundo lugar, suas cores.

A Nokia disponibiliza o aparelho em preto, prata, amarelo, azul e laranja. O preto e o prata funcionam bem e dão uma aparência bacana no conjunto de design "octogonal" do Nokia N8. Já os tons de amarelo, azul e laranja que a Nokia selecionou têm tonalidade mais amena e dão um visual desbotado para um celular moderno e futurista.

Já o iPhone 4 é um primor em design. O conjunto é formado por linhas suaves, com detalhes em aço inoxidável nas laterais. O iPhone 4 tem acabamento dianteiro e traseiro envidraçado, o que dá uma aparência extremamente estilosa para o aparelho. Para completar, sua tela touch tem melhor resolução (900 x 640 pixels) e o display é de melhor qualidade do que o do Nokia N8. Ele possui a tecnologia Retina, que tem melhor contraste e brilho do que os displays de AMOLED. A Retina é uma das melhores tecnologias de display para smartphones do mundo. Por outro lado, o iPhone 4 só vem em duas cores: branco e preto.

Conectividade

Ambos smartphones são bem conectados. Com eles, você tem acesso à Internet sem fio através de rede Wi-Fi ou 3G. Quanto ao Bluetooth, que permite a troca de arquivos entre celulares e uso de acessórios sem fio, o Nokia N8 leva uma certa vantagem. Ele possui o padrão mais rápido de Bluetooth (3.0). E a conectividade Bluetooth, no caso específico do iPhone, não é muito amigável com muitos tipos de celulares e acessórios externos.

Os dois modelos são celulares com GPS e você pode usar a tela dos smartphones como guia de navegação em ruas e avenidas. A conexão HDMI é boa para espelhar a tela do celular em uma TV de alta definição. Mas, no iPhone 4, isso só é possível com a ajuda de um caríssimo acessório vendido pela Apple. Portanto, o Nokia N8 é um aparelho mais aberto a múltiplas conexões.

Armazenamento

O Nokia N8 vem com 16 GB de memória interna e é compatível com cartões de memória Micro SD. Já existem cartões de até 32 GB, o que teoricamente eleva a capacidade de armazenamento do smartphone da Nokia a até 48 GB. Já entre os modelos de iPhone, o iPhone 4 vem em apenas dois modelos: de 16 e 32 GB de capacidade de armazenamento. Sua memória interna é fixa e não dá para expandi-la.

Sistema operacional e aplicativos

Cada vez mais, os smartphones estão se aproximando dos computadores em termos de processamento. Tanto é que agora precisam de um sistema operacional para execução de programas. O sistema operacional é uma das partes mais importantes do smartphone. Ele precisa ser estável, eficiente e fácil de usar. E precisa contar com uma boa variedade de aplicativos, pequenos programas para aumentar as funcionalidades do aparelho.

O Nokia N8 é um celular Symbian. Esse sistema operacional é reconhecido pela sua instabilidade e por fraco reconhecimento dos toques dos dedos. É um tanto desconfortável usar o Symbian nos telefones da Nokia. O Nokia N8 vem com a terceira versão do Symbian e é preparado para sua atualização, a Symbian Anna, que implanta uma série de melhorias de interface. A loja de aplicativos da Nokia, Ovi Store, possui mais de 40.000 aplicativos para download. Há varias categorias, como fotografia, produtividade, jogos, música, redes sociais, etc. E dá para baixar também campainhas, temas e papéis de parede, por exemplo.

Já o iPhone 4 conta com um sistema operacional muito mais sofisticado: é um celular iOS. A Apple detém importantes patentes de reconhecimentos de gestos dos dedos e isso influi diretamente na suave e fluida navegação no iOS. Os ícones são de fácil reconhecimento e é facílimo de encontrar tudo o que precisa. Em geral, o sistema operacional da Apple é elegante, intuitivo e estável. A loja de aplicativos App Store é, literalmente, repleta de todo tipo de programa especialmente desenvolvido para iPhone. São mais de 300.000 aplicativos para você escolher, um mais incrível que o outro.

Uso multimídia

Um smartphone reúne interessantes funções de máquina fotográfica digital e filmadora, por exemplo. Estes dois aparelhos contam com o que há de melhor em entretenimento para celular.

A câmera do Nokia N8 é uma das mais sofisticadas do mercado. São inacreditáveis 12 megapixels de resolução, mais do que o dobro do iPhone 4, que é de 5MP. As fotos saem com mais definição do que as de muitas câmeras digitais.

Ambos também são excelentes filmadoras, inclusive gravam vídeos em alta definição. Permitem conversas em vídeo pela Internet, só que com um detalhe: apenas o iPhone 4 permite que você use tanto a rede 3G quanto a rede Wi-Fi para videoconferências, ao passo que a câmera do N8 só funciona em rede Wi-Fi. Em contrapartida, o Nokia N8 é capaz de reproduzir mais formatos audiovisuais de Internet do que o iPhone 4.

Mobilidade

Fica claro que os dois smartphones são parecidos em dimensões, exceto na espessura. O iPhone 4 é bem mais fino do que o Nokia N8; assim como sua bateria tem duração de até 7 horas, mesmo quando você faz e recebe ligações e usa a internet ou acessa as redes sociais.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone